Publicado em 08 de outubro de 2010
Pesquisas sobre os benefícios de certos alimentos são divulgadas a todo o momento. Afinal, quem não se interessa e se preocupa em manter uma alimentação saudável, prevenir doenças e viver mais e melhor? Ultimamente temos acompanhado a ascensão de produtos como café, chocolate e vinho, que antigamente eram considerados “vilões” das dietas por muitos profissionais da saúde.
Um dentre vários estudos sobre o vinho publicado recentemente afirma que beber moderadamente pode melhorar o raciocínio. Os pesquisadores da Universidade de Tromso, na Noruega, realizaram testes cognitivos com mais de cinco mil pessoas durante sete anos e concluíram que aqueles que bebem com moderação obtiveram melhores resultados do que os abstêmios ou que bebiam pouco. Vale registrar, porém, que fatores como dieta, escolaridade e profissão não foram levados em consideração. Outras pesquisas também associam o consumo de álcool em pequenas doses com a redução do risco de desenvolver Alzheimer.
O chocolate amargo também costuma ser alvo de diversas pesquisas recentes. Uma delas sugere que a ingestão da guloseima até duas vezes por semana reduz em até 33% o risco de desenvolver doenças cardíacas. Curiosamente, quem consome todos os dias não se beneficia da mesma redução. O chocolate amargo – que contém de 25% a 75% de cacau – possui altos níveis de flavonóides, substância que reduz a pressão sanguínea. No entanto, é bom lembrar que o chocolate deve ser consumido sem excessos por causa do seu elevado índice de gordura e açúcar, que contribuem para o ganho de peso. Vale registrar que os antioxidantes presentes no chocolate também podem ser encontrados em frutas e verduras.
E se você é fã de um bom café, vai adorar saber que a bebida pode ajudar na prevenção do diabetes tipo 2 e de problemas cardiovasculares. Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry concluiu também que a ingestão de café pode trazer benefícios nos níveis de gordura no fígado e de citocinas inflamatórias associadas ao risco de diabetes.
Antes que você pense em encher a despensa com um suprimento gigantesco de vinho, café e chocolate amargo, é bom lembrar que que os resultados de todos esses estudos podem ter tido influência de fatores não analisados. Eles não são conclusivos, apenas apontam caminhos para outras pesquisas mais detalhados.
Se você realmente está interessado em melhorar a saúde, o que vale mesmo a pena é ingerir mais frutas e verduras. Essas, pelo menos, não precisam de muita pesquisa para termos certeza que beneficiam a nossa saúde.
—–
Fontes:
Consumo moderado de vinho melhora raciocínio
Chocolate amargo reduz risco de ataques cardíacos, diz estudo
Estudo indica benefícios do café na prevenção do diabetes
Bem…a consciência vai doer menos agora neh!!! rsrs
@Iracroft
Já comecei o dia ótimo depois de ler o #papodegordo.
Se bem que… falar para um gordo que ele pode comer, mas que precisa ser "moderadamente" é muita sacanagem, né? haha
mas a saúde agradece a moderação, e isso é o que importa =)
Adorei a matéria, adoro café, vinho e chocolate amargo (não necessariamente nesta ordem), mas que acredito que sim, consumidos com moderação (claro que não vale para os dias de TPM) eles só podem fazer bem, para a saúde e por que não para o espírito? Coisa melhor que vinho, amigos e um bom papo?
Beijos
Bom.. minha nutri liberou até 20gr de chocolate amargo (70% cacau ou mais) para saciar desejo por doces, mas eu nem sinto falta. O que me faz ter falta é o cálice de vinho após o jantar, descansando a minha beleza… As calorias da bebida me atrapalhariam totalmente.. nem pensar.
Agora café.. esse eu não largo nem se correr risco! É com adoçante (sucralose) mas tomo umas 5 ou 6 xícaras caprichadas ao dia kkk
Beijokas, Carla Mariano