Publicado em 14 de outubro de 2010
Depois das escolas, agora é a vez das universidades deixarem de lado as comidas gordurosas em nome de uma oferta maior de alimentação saudável para os alunos. O exemplo vem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que pretende reformular os quiosques de venda de comida existentes em seus campi.
O Instituto de Nutrição da universidade realizou uma pesquisa com as pessoas que se alimentam nos quiosques e constatou que todos consomem principalmente salgados fritos e, em segundo lugar, croissant de queijo com presunto (que possui 43g de lipídio a cada 100g do alimento).
O próximo edital de licitação para a venda de comida na universidade proibirá o comércio de frituras e exigirá que sejam utilizados apenas ingredientes saudáveis na confecção dos alimentos, como farinhas integrais. Além disso, os quiosques também deverão vender frutas. Vale ressaltar que no campus da Ilha do Fundão, onde está a grande maioria dos cursos, não há alternativas próximas de alimentação além das oferecidas pela universidade.
A UFRJ já vinha sinalizando essa nova filosofia desde a reforma do restaurante universitário (que ficou fechado por 16 anos), onde são oferecidas 2,3 mil refeições diárias. O plano diretor da universidade prevê a capacitação dos funcionários da cozinha em relação a boas práticas de higiene e receitas que substituam as frituras. A mesma capacitação será oferecida aos funcionários dos quiosques.
Outra iniciativa são as feiras de produtos orgânicos abertas para toda a comunidade. Agora, é observar as consequências das medidas nos hábitos dos alunos e funcionários e esperar para ver se outras instituições acompanharão essa decisão.
—–
Fonte:
UFRJ quer fim de comida gordurosa no câmpus
No filme Super Size Me eles mostram as escolas com mcdonalds e outras com comidas saudáveis. Eu não sei se comeria não… Já como normal em casa, na facul é lugar de comer besteira. HAHAHAHA
abs
É hora de abrir um quiosque em frente a UFRJ gordinhos andam até lá para comer do melhor! nada de alface u.u"