Não desconte seus sentimentos na geladeira

Brunno Elias
@brunnoelias

Publicado em 12 de novembro de 2010

Gordinhos, magrinhos, altos e baixos já passaram pela experiência de chegar em casa e atacar a geladeira para aliviar algum sentimento experimentado durante o dia. O resultado desse comportamento é só um: o alívio imediato e os quilos ganhos no final da semana.  Para evitar que isso aconteça, a equipe de peso do Papo de Gordo traz algumas sugestões de atividades físicas para descarregar os maus sentimentos, treinar o corpinho e ainda auxiliar na regulação do prato.

Sensação: raiva.

  • Alívio: atividades com alta intensidade.
  • Sugestão: uma boa pedida são aulas de lutas (ex: boxe, muay-thay e karatê). Durante as atividades, os alunos são apresentados aos movimentos básicos e podem usar modelos estáticos (ex: saco de areia) ou um companheiro(a) de treino. Dessa forma, o “raivoso” pode liberar sua fúria em um ambiente preparado e depois  sair para comer uma saladinha com os amigos(as).

Sensação: timidez.

  • Alívio: atividades em grupo.
  • Sugestão: não importa a atividade, mas sim como ela é feita. Pode escolher entre a dança, a corrida, o ciclismo ou mesmo a hidroginástica. O ambiente entre pessoas com a mesma intenção (treinar) já provoca assuntos em comum: Vai alongar? Onde comprou esse tênis? Ficou sabendo daquela competição? Dessa forma o “tímido” se enturma e alivia esse sentimento durante as sessões.

Sensação: frustração.

  • Alívio: atividades que dependam do seu esforço.
  • Sugestão: a musculação é uma boa pedida. Com a rotina de exercícios em mãos e a academia disponível é só… treinar! A atividade evolui conforme a dedicação do praticante, de forma que seus esforços sempre serão recompensados. Na academia, o ambiente também é controlado, permitindo que os imprevistos sejam poucos e sua frustração possa ser trocada pelo sucesso.

Sensação: insegurança.

  • Alívio: atividades de risco.
  • Sugestão: não vá brincar de roleta russa, mas sim atividades mais radicais, como o mountain bike, escalada, trekking e corrida de orientação. Enfrentando o risco (que na verdade não é mortal, mas parece ser) pode contribuir para a pessoa se envolver com o mundo e se apropriar de seus medos. Procure um bom grupo e faça a matrícula!

Sensação: estresse.

  • Alívio: atividades cíclicas de alta intensidade.
  • Sugestão: normalmente as atividades aeróbias (ex: corrida, jumping, spinning, ciclismo e body pump) são continuas e requerem grande esforço do praticante. Feita de forma controlada, a atividade não oferece riscos e terminará com o praticante esgotado e com uma ótima sensação de bem-estar, aliviando a tensão do dia e contribuindo para uma boa noite de sono… Ou mais ânimo para a balada!

Sensação: ansiedade.

  • Alívio: modalidades que exijam muita concentração.
  • Sugestão: pilates e ioga são boas pedidas. Apesar de distintas, as duas requerem concentração na respiração e controle total dos movimentos corporais para execução das posturas adequadas. Desenvolvendo essas aptidões, o sentimento de ansiedade deve diminuir e demonstrar que a pessoa tem tudo sob controle.

Apesar do resumo das atividades ser curto, o importante é entender que a geladeira não é a vilã, mas sim a forma de escape desses sentimentos. Descontando na atividade física é possível cuidar da saúde, evitar os quilinhos a mais e ainda conhecer muita gente legal.

E para você, qual a melhor forma de aliviar a tensão do dia?

________

Brunno Elias normalmente treina pensando no que tem para o jantar.

________

Fonte:
Desconte na malhação.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Não desconte seus sentimentos na geladeira”

  1. "E para você, qual a melhor forma de aliviar a tensão do dia?"

    Comer, é claro!

    Nada disso vai me tirar a vontade de comer. Quando eu descontava a raiva no Muay Thai, eu descontava o cansaço e a dor da aula na comida ;)

    Assim como o autor treina pensando no que vai comer, eu saía para correr delirando com pizzas e frangos assados voando ao meu redor! hehe!

  2. nidya disse:

    adorei essas dicas, qndo tenho um tempinho, vou p a caminhada, mas gosto tbm do meu corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *