Yes! Nós temos cacau! E não vai faltar chocolate no Brasil

Arethusa Dias
@SaucyArethusa

Publicado em 25 de novembro de 2010

De acordo com uma matéria publicada pelo jornal inglês The Independent no início do mês de novembro, em até 20 anos, o chocolate pode se tornar uma iguaria rara comparável ao caviar. A triste constatação foi feita em um estudo realizado pela Associação de Pesquisa do Cacau da Inglaterra, que afirma que o consumo dessa delícia vem crescendo mais rápido do que a produção de cacau. Com isso, o prazer em degustar uma nega maluca ou uma travessa de brigadeiro de colher deve se tornar privilégio de uma minoria no futuro.

O fato é que o cultivo de cacau só é possível em zonas próximas à linha do Equador, constituídas principalmente de países em desenvolvimento, que (teoricamente) não têm recursos para investir na replantação das árvores e na melhoria das técnicas agrícolas. Os grandes produtores de chocolate já se uniram na busca por plantas mais fortes e adaptáveis a outros ambientes. No entanto, a concorrência com lavouras mais rentáveis – a exemplo do milho, cana-de-açúcar e soja, que permitem a produção de alimentos e biocombustíveis – deve enfraquecer o interesse dos agricultores pelo cacau e torná-lo cada vez mais raro.

Mas antes que você pense em começar a estocar chocolate (num freezer gigante de preferência, pra não estragar), vamos à boa notícia. Os britânicos não contavam com a astúcia da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão ligado ao Ministério da Agricultura que, em parceria com grandes empresas alimentícias desenvolveu um tipo de cacau de alta produtividade e com maior resistência a pragas. Tudo isso sem recorrer a alternativas transgênicas!

“Não vai faltar chocolate no Brasil”, afirmou Mário Tavares, coordenador do Ceplac em entrevista à Veja.

A meta do Ceplac é que o Brasil volte a ser o segundo maior produtor de cacau do mundo, como há 21 anos. A comissão aposta nas plantas de alta produtividade para triplicar a produção até 2020 e, assim, tornar o país autossuficiente em cacau e ainda exportador das quantidades excedentes.

As novas mudas podem ser obtidas em uma biofábrica na Bahia por 40 centavos. O Ceplac admite que o aumento nos preços dos insumos agrícolas e a falta de crédito ao agricultor são obstáculos a serem ultrapassados. Tudo isso, para que o brasileiro comum não fique sem o seu chocolate de cada dia.

————————

Fontes:
Chocolate deverá ser iguaria rara em 20 anos
‘Não vai faltar chocolate no Brasil’

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

5 respostas para “Yes! Nós temos cacau! E não vai faltar chocolate no Brasil”

  1. @luismarianoa disse:

    O Brasil é fodão ou ñ é?

  2. Mi disse:

    Ufa,ainda bem!

    Eu não me imagino sem chocolate!!!!!

    Viva! Viva! Viva!

  3. Breno disse:

    vai faltar sim. Com a falta de chocolate no mundo, os produtores vão preferir vender pro Brasil ou exportar? :P

  4. Falcão Azul disse:

    Um amigo meu é professor de economia. Eu mandei o link da matéria da Veja sobre a falta de cacau no futuro. Ele respondeu dizendo que vai usar a matéria nas aulas para ilustrar uma das maiores falácias da economia, e disse que pode apostar que o chocolate vai estar mais barato que hoje daqui há 20 anos.

  5. Roger disse:

    “Não vai faltar chocolate no Brasil”.

    Amém!

    Aliás, quando de fato faltar, é que já tá na hora do mundo acabar mesmo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *