Publicado em 29 de novembro de 2010
Uma nova ciência surgiu no mundo da Nutrição com o objetivo de barrar as doenças crônicas não-transmissíveis, como diabetes, câncer, doenças cardiovasculares, entre outras. Ela abrange dois universos que têm muito em comum, a Genética e a Nutrição, formando a nova proposta chamada de Nutrigenômica. O nome pode parecer um pouco estranho, mas é bom começarmos a nos familiarizar com ele, pois a Nutrigenômica foi considerada a área-chave da Nutrição nesta década, tanto que a agência sanitária americana, Food and Drug Administration (FDA) criou uma nova divisão só para pesquisá-la.
Os estudos nutricionais dos últimos anos apontaram uma grande correlação entre nutriente e gene, formando uma resposta totalmente específica em uma célula, em um tecido ou no organismo. O significado disto é que as dietas passarão a ser cada vez mais personalizadas, pois serão estabelecida com base no genótipo do individuo. Ainda assim há um grande problema para a aplicação prática da Nutrigenômica: o alto custo dos estudos sobre o código genético.
Contudo, o assunto chama atenção dos cientistas internacionais e nacionais. Como cada indivíduo tem registrado no seu código genético uma predisposição a adquirir uma determinada doença, é preciso investigar qual o composto ou nutriente que precisa interagir com esses genes e suas variações genéticas. Isso fará com que os profissionais da Nutrição precisem muito mais que contar as calorias e os nutrientes de uma dieta.
Por ser uma ciência recente, ainda há muito chão para os cientistas, inclusive em relação às questões éticas.
—–
Fonte:
Nutrigenômica: Dieta a partir da análise da DNA
Acredito que daqui há alguns anos isso se tornará uma realidade. Quem sabe os gordinhos de hoje serão os futuros magros de amanhã com esta dieta mega ultra tecnologica ne?
adorei, vou me especializar nisso!!!!