Publicado em 30 de dezembro de 2010
O G1 publicou uma reportagem da 15ª edição da revista Unesp Ciência que fala a respeito do nosso gordinho natalino, o Papai Noel. O texto apresenta revelações de uma série de estudos feitos ao longo das últimas décadas sobre o Bom Velhinho. E entre as várias constatações sociológicas, mitológicas, psicológicas, mercadológicas e (em grande parte) sem muita lógica, uma chama a atenção: o suposto efeito que a obesidade do personagem teria na saúde da população.
“Há uma correlação entre os países que mais veneram o Papai Noel e altos índices de obesidade infantil”. O alerta é dado pelo epidemiologista Nathan Grills, da Universidade Monash, em Melbourne (Austrália), em um artigo publicado no British Medical Journal.
Claro que ninguém precisa calculador o IMC (Índice de Massa Corpórea) para constatar que o Bom Velhinho está com uns quilinhos extras, mas alguém teria coragem de colocá-lo na lista de “forte candidato a uma redução de estômago”? Aliás… alguém aí conhece uma criança que sonha em ser gordinha “igual ao Papai Noel”?
Ok. Vamos supor que a mensagem seja beeeeeeeem subliminar e que a figura rechonchuda do persoanagem bonachão, de risada gostosa (ho, ho, ho!) e cheio de presentes para serem distribuídos, fique gravada no inconsciente das crianças, levando-as a serem gordinhas e a se tornarem adultos obesos. Sinceramente… digam-me o que acham melhor que tenha marcado a infância de vocês…
… isto…
… ou isto…
Os chatos politicamente corretos vão dizer também que o Papai Noel induz a comportamentos de risco, como viajar em seu trenó em alta velocidade e praticar esportes radicais como surfe no teto e mergulho em chaminés? Pois saibam que eu me recuso a associar minha imagem do Natal a uma criatura sarada usando cinto de segurança e capacete!
Toda essa história me lembrou dos posts que publicamos a respeito da controvérsia sobre o Rei Momo ter que ser gordo ou magro. As pessoas estão implicando com cada coisa…
—–
Fonte: Obesidade do Papai Noel é mau exemplo para sociedade, diz estudo
—–
UPDATE: A tal pesquisa sobre Papai Noel era, na verdade, uma brincadeira do British Medical Journal. Em nossa defesa, vale ressaltar que grande parte da imprensa mundial caiu na pegadinha e publicou os resultados como se fossem de uma pesquisa real (afinal, os periódicos costumam fazer essas brincadeiras em 1º de abril, não no Natal) ;)
Isso chama-se "falta do que fazer".
Adorei o post!
***
Eu acho que o papai Noel fofinho é mais convidativo pra sentar no colo e pedir presente. Não acho que o peso do Papai Noel seja um convite às crianças à obesidade…acredito até que seja um bol exemplo para ensinar que as pessoas não são iguais, que há pessoas magras ou gordas, baixas ou altas e assim por diante.
Não gosto de musculosos e acho que esse tipo físico também traz maleficios, uma vez que muitos "portadores de músculos aparentes" fazem uso de anabolizantes e tal e mais dia menos dia, o uso dessas substâncias vão causar alguma consequencia física.
Não dá nem pra acreditar numa coisas dessas, parece tão irreal quanto o próprio Noel
O Papai Noel vive em condições adversas no lugar mais frio do planeta, ele precisa ser gordo, como os esquimós.
É isso aí!
Se o cara vive no Pólo Norte, ou na Lapônia, precisa de reservas energéticas.. rsrs
E eu nunca deixaria um sobrinho meu sentar no colo de um papai noel musculoso como estes aí…fotos…
Esse Papai Noel ai tá mais pra ator de filme pornô, e ainda pede pros garotinhos sentarem no colo ? Sei não ! haha. NOT-
Deixem o papai noel gordinho! já emagreceram o rei momo do carnaval do RJ –"
Na moral, nem acredito que vc perdeu tempo escrevendo isso. Papai Noel é simplesmente um símbolo lendário baseado num bispo turco chamado Nicolau. E sua forma física não são influenciáveis, e sim, as atitudes atribuídas a esse bom velhinho. Frio ou quente, magro ou gordo, tudo isso são apenas detalhes, mas o mais importante são as boas ações que fazem a diferença.
Maira, vc matou a charada logo no primeiro parágrafo quando disse: (…)e (em grande parte) sem muita lógica(…). Antes mesmo de ver que era tudo falso eu já havia marcado essa parte do texto para basear meu comentário e concordar contigo que essa pesquisa não poderia ser baseada na lógica de nosso bom e velho Sr. Spock. :)
Só a título de curiosidade, essa forma física do papai noel, gordinho, roupa vermelha, gorro e barba branca foram criações da coca-cola em meados do século XX.
Concordo com a Mi que é mais convidativo sentar no colo de Papai Noel gordinho, deve ser mais gostoso e relaxante e dar sensação de proteção. Puro tesão