Dieta tem a ver com estilo de vida e de alimentação

Louise Katherine
@Loukath

Publicado em 06 de janeiro de 2011

Proponho a você, caro leitor, mudar seu conceito de dieta a partir deste post. Não! Ela não é coisa do capeta!

Primeiro, porque a palavra dieta, do grego dìaita, significa “estilo de vida”. Sendo assim, representa equilíbrio e harmonia no regime alimentar.

(fim do momento Tropa de Elite)

Segundo, porque em dietas tudo pode ser permitido, mas com moderação. E fazer isso pode ser mais fácil do que você pensa, se tiver como base as pirâmides alimentares.

Essa a gente conhece!

A Pirâmide Tradicional (ou “clássica”), já bastante conhecida, divide os alimentos por grupos, estabelecendo as quantidades por porções diárias.

Na base encontramos os cereais, tubérculos, pães e raízes. Acima, estão as hortaliças e as frutas. No outro plano, o leite e derivados, leguminosas, carnes e ovos. No pico da figura, os óleos, gorduras e doces.

Construindo uma nova pirâmide

Contudo, desde a sua construção (em 1992), os nutricionistas tinham o conhecimento de que nem toda gordura poderia ser má e nem todo carboidrato poderia ser bom.

Foi comprovado em vários estudos os efeitos benéficos das gorduras insaturadas para a saúde, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares, entre outras.

Por outro lado, os carboidratos refinados encontrados no pão branco e no arroz branco podem descompensar os níveis de glicose e insulina no organismo.

Dessa maneira, os nutricionistas estão propondo uma Nova Pirâmide Alimentar:

Ela  assemelha-se com a do Mediterrâneo, mas com algumas diferenças.

Menos carboidratos brancos e gorduras

Na Nova Pirâmide Alimentar, o consumo diário de pão branco, arroz branco, batatas e massas diminuiu consideravelmente, devido a estes alimentos serem puro carboidrato refinado. Juntamente com eles, a manteiga e a carne vermelha também tiveram sua cota diminuída.

Novidades

Os lactínios na Nova Pirâmide Alimentar estão acompanhados por um suplemento de cálcio (1-2 porções).

Abaixo, está o grupo de frango, ovos e peixes (0-2 porções). Nele encontramos gorduras saturadas cujo consumo não prejudicará a saúde de uma pessoa sadia  – se atender às recomendações. Além disso, há presença de gordura insaturada nos peixes.

Fibras, vitaminas e minerais

Em seguida, encontramos as castanhas, nozes e os legumes (1-3 porções), que são boas fontes de vitaminas e minerais. Chegando mais próximo da base da Nova Pirâmide Alimentar encontramos as verduras (quantidades em abundância) e frutas (2-3 porções), que são fontes ricas em vitaminas, minerais e fibras.

Metabolismo

Finalmente na base Nova Pirâmide Alimentar está o grupo de cereais integrais, que pode ser utilizado na maioria das refeições. O índice glicêmico desses alimentos é baixo, não influenciando na alteração no metabolismo do açúcar.

Gorduras do bem

Também estão bem na parte de baixo da Nova Pirâmide Alimentar os cereais integrais, as gorduras insaturadas (azeite de oliva, óleo de girassol, canola, milho, soja e de amendoim). Isso porque favorecerem o aumento dos níveis de HDL (colesterol bom) e reduzem as taxas de LDL (colesterol ruim). Esses alimentos ganharam mais espaço por ajudarem a combater as doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, etc.

Álcool e exercícios

Na Nova Pirâmide Alimentar existe uma outra base, ainda mais larga, para atividade física e a recomendação de álcool (só para pessoas sadias) e suplementos.

Busca do equilíbrio

Note que a filosofia da Pirâmide Mediterrânea não foge muito da Nova Pirâmide Alimentar, pois as duas buscam equílibrio.

Isso torna mais claro a proposta de equílibrio dietético que vem sendo muito bem aceita por especialistas, pois melhora os níveis de colesterol, glicemia e reduz as taxas de triglicerídeos, mesmo com a adição de  vinho e cerveja, moderadamente.

O vinho contém flavonoides, que auxiliam na prevenção da formação de placas de ateromas nos vasos. No caso da cerveja, há pequenas quantidades de fósforo, magnésio, vitaminas B2, B6 e niacina, além de também ser rica em flavonóides provenientes do malte e do lúpulo.

Antes de sair por aí enchendo a cara de cerveja e vinho, vale lembrar que a única bebida alcóolica com sua ação comprovada é o vinho, que deve ser consumido moderadamente durante as refeições.

—————————————

Fontes:

Pirâmide alimentar mediterrânea propõe consumo de azeite, vinho e cerveja

As novas bases da pirâmide alimentar

Nova Pirâmide Alimentar?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Dieta tem a ver com estilo de vida e de alimentação”

  1. Caio disse:

    Engraçado como uma das únicas matérias que abordam dieta, vida saudável, e modos de emagrecer, de maneira sensata, da maneira que tem que ser feita, sem milagres, sem missões impossíveis, sem privação de alimentos, não recebeu UM comentário – enquanto a discussão Saradões x Gordinhos recebeu mais de 80.

    Adicionaria também a importância de comer devagar. E MUITO, MUITO, MUITO devagar se você precisa emagrecer. E parar NO EXATO MOMENTO em que você se sente "satisfeito", mesmo que tenha metade do prato na sua frente. É incrível como a velocidade de comer altera a quantidade de comida ingerida. Esse método também o ajuda a estabelecer exatamente quanto você precisa comer.

    Outra coisa: esqueça "3 refeições por dia" "6 refeições fracionadas"; coma quando tiver fome, mas coma bem. Frutas são tão baratas quanto junk food, pra fazer aqueles lanchinhos. Dão mais trabalho, por não estarem numa embalagem tão prática? Claro que dão. Mas o tempo de descascar uma fruta e saboreá-la fazem parte da experiência.

    Enfim. Essa matéria devia ser A leitura obrigatória deste blog.

  2. enya disse:

    Gostei muito desse site me ajudou muito, e amei poder buscar as músicas da MTV aqui enquanto estudo.

    PARABÉNS!

  3. yasmin disse:

    oie eu amei esse site me ajudooooou muito valeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *