Publicado em 21 de março de 2011
Ok. Todo mundo concorda que os nossos vizinhos porteños são seres estranhos. O que pouca gente sabe é que essas características mutantes estão sendo passadas para a famosa parrilla argentina.
Os cientistas de lá acreditam que as mudanças na dieta do gado está afetando o sabor da carne bovina, que está ficando com gosto de porco! Há quem jure que a mudança no sabor já está sendo detectada pelos consumidores, colocando em cheque a fama do argentina de servir cortes bovinos com alta qualidade e sabor único.
A culpa é da alimentação
Segundo os especialistas do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (INTA), os animais estão sendo engordados mais em currais e menos comendo nos pastos naturais. Isso significa que bovinos têm dieta à base de alimentos industrializados, como os derivados de sementes oleaginosas.
A alta composição de ácidos graxos contrasta com a dos pastos naturais, que por anos foi fonte de alimentação do gado na Argentina. Por isso, os cientistas do INTA acreditam que as carnes bovina e suína ficaram parecidas.
“Na medida em que a proporção de óleos de cereais ou oleaginosas aumenta na dieta dos bovinos, a composição de ácidos graxos da carne bovina se assemelhará cada vez mais à do porco e, em consequência, seu sabor também será mais parecido”, explicou Enrique Pavan, pesquisador do INTA, em matéria publicada pela Folha.com.
———————-
Fonte: Carne de boi argentino está com gosto de porco, diz cientista
Éca!
Por essas e por outras que prefiro a parilla uruguaia!
A parrilla Uruguaya vai pelo mesmo caminho, o boi é o mesmo e as mudanças na alimentação estão sendo implementadas por lá também…
É uma questão de custos e ganhos por área. O campo fica apenas para produzir grãos enquanto que os bois ficam fechados em uma área de "confinamento", se alimentando do que o homem decide que eles podem comer.
Vamos chegar ao ponto em que o "Boi Verde" do Brasil vai ser exportado para os Argentinos prepararem a verdadeira parrilla ! Seria o fim do mundo para os nossos Hermanos, tão orgulhosos dos seus produtos típicos.
Abraços,
Victor
Porto Alegre
Pô sacanagem matar minha maior fonte de alimentação.
Ainda não senti nenhuma diferença no sabor da picanha argentina e espero nunca sentir, está ótima como está.
Solução: criar porcos no pasto, para ficaram com gosto de carne de boi…