Vamos pular corda?

Brunno Elias
@brunnoelias

Publicado em 07 de abril de 2011

Quem disse que deopis que chegamos à idade adulta não podemos resgatar algumas brincadeiras de infância? Na vanguarda do treinamento físico, várias academias estão implementando a popular brincadeira de pular corda como componente dos programas de condicionamento aeróbio. Apesar de ser uma atividade muito divertida, os treinadores cuidam das intensidades dos saltos e da fase de descanso do praticante, que pode gastar de 450 a 900 calorias em apenas uma hora de treino.

Por ser uma atividade com grande necessidade de energia, ela colabora com a melhora do sistema cardiorrespiratório e aumenta a resistência ao cansaço. Além disso, como é baseada em saltos, pode ajudar a melhorar o tônus muscular e a força dos músculos das pernas, coxas, bumbum, abdome e paravertebrais (músculos que sustentam a coluna vertebral). Também contribui muito para a facilitação do retorno venoso, quando o sangue sobe para o coração, diminuindo a ocorrência de varizes e retenção hídrica.

Mas antes de você pegar a corda de sua sobrinha emprestada, é importante saber que há vários detalhes que devem ser seguidos se sua intenção é fazer exercício e não brincar: A corda deve ter um tamanho específico (pode ser medida pisando-se no centro dela com os dois pés, e os pegadores têm de alcançar as axilas ou no meio do músculo peitoral). Ao girá-la, deve-se fazer a rotação dos punhos, a não ser que o exercício em questão requeira o contrário. Também é importante escolher um par de tênis com bom amortecimento contra impactos. Por fim, ao saltar é importante “usar” todo o pé: ponta, meio e calcanhar. Todas essas orientações contribuirão para um exercício mais intenso e seguro.

Como cada minuto pulando corda queima 15 calorias, é possível incrementar o treino com intervalos de caminhada ou mesmo exercícios de musculação. Será difícil pular corda por muito minutos seguidos, mas é possível colocar intervalos ativos, no qual o praticante faça outro exercício, funcionando como recuperação, mas mantendo o gasto calórico alto. Converse com seu treinador sobre essa mistura divertida e eficiente.

—–

Fontes:
Dê corda para o seu treino.
Queimar calorias pulando corda.

—–

@brunnoelias confessa, gostava de pular corda na escola.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

7 respostas para “Vamos pular corda?”

  1. @Gustavopereira disse:

    Pular corda nunca foi meu preferido. Acho que homem nenhum gosta por motivos óbvios de gravidade que impede todos nós. HAHAHAHAHA

  2. Ramon disse:

    O problema é q esse tipo d exercício n é recomendado pra gordos. :(

    • @Gustavopereira disse:

      Mas se for assim só caminhada nos salva. É o menos doloridos de todos. Gordos vão sofrer sempre com exercícios até chegar num peso ideal para a prática do exercício. FATO

      • @brunnoelias disse:

        Gordos, também conhecidos como pessoas acima do peso recomendado, podem fazer todas as atividades físicas disponíveis, a execução e programação é que será diferenciada, da mesma forma quando um idoso, adolescente ou criança passa por treinamento físico direcionado. É bem normal e seguro.

        • @Gustavopereira disse:

          Sim, claro, mas qualquer exercício para nós gordinhos é mais complicado. A caminhada é o único que as dores são menores no dia seguinte. HAHAHAHA

          • Ramon disse:

            Concordo que todo mundo consegue fazer exercicio dentro dos seus limites.

            Inclusive recomendo para os mais gordos fazer natação, hidroginastica. Tem otimos resultados.

            Outra opcao é bicicleta ergometrica horizontal que é mais confortavel.

            Particularmente nao gosto de academias, por isso treino em casa.

            O importante é fazer exercício, e nunca desanimar, só depende da sua força de vontade. ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *