Publicado em 10 de abril de 2011
Em outubro do ano passado, recebi uma ligação do Ignacio Iglesias, produtor do programa A Liga, da Band. Durante o telefonema, ele me disse que iriam abordar o assunto obesidade na temporada 2011 e pediu ajuda para encontrar alguns gordos que topassem aparecer na TV.
Na semana passada, o episódio sobre obesidade foi ao ar e, apesar de ter feito um post convocando nossos leitores a entrar em contato com o Ignacio, não saberia dizer se os gordinhos que participaram do programa chegaram lá através do PdG.
Gosto muito da maneira que o programa A Liga aborda os assuntos. Eles exploram a fundo cada tema, colocando seus apresentadores em contato direto com pessoas e situações que resumem bem cada aspecto da discussão. No episódio sobre obesidade, isso não foi diferente.
Rafinha Bastos e Sophia Reis usaram roupas especiais para sentir na pele como é ser gordo. Durante o programa, eles passaram apertos em ônibus, táxis e no metrô, sofreram preconceito por conta do seu peso e ainda tiveram de ouvir as clássicas piadinhas que a gente conhece tão bem.
Em um dado momento, Sophia Reis – que apesar de ser filha do Nando Reis, é muito bonita – mostrou que realmente existe preconceito contra os gordos na hora de procurar por um emprego. Ela foi em empresas com a sua “roupa de gordo” e depois com sua aparência normal. Alguém consegue adivinhar em qual das situações trataram a Sophia melhor? Pois é…
O programa não julga se ser gordo é bom ou ruim. Apenas mostra que a nossa sociedade não está pronta para pessoas acima do peso e como isso torna a nossa vida bem mais difícil.
Tire uns minutos do seu dia e assista abaixo ao episódio sobre obesidade de A Liga. Você não precisa nem mesmo ser gordo para se indentificar ou se emocionar com as diversas histórias contadas no programa.
Parte 01:
Parte 02:
Parte 03:
Parte 04:
Parte 05:
Parte 06:
Esse programa é muito bom e justamente pelo que o Dudu falou, eles não julgam o certo e o errado, mas sim mostrar situação sobre o tema.
Não é atoa que já foi eleito o melhor programa jornalístico ano passado.
Muito bom este programa.
Parece que finalmente a mídia está acordando e mostrando as dificuldades que nós gordos enfrentamos.
Muito bom esse programa, eu acredito que com iniciativas como essas teremos uma sociedade mais preparada para as diversidades.