Hormônio da gravidez é usado para emagrecer

Bruna Antunes
@brunaantunes

Publicado em 18 de abril de 2011

A mulherada sempre está afoita por tratamentos miraculosos para emagrecer. A nova moda, sucesso entre as americanas, é a dieta de 500 calorias diárias associada a injeções de hCG (hormônio da gravidez). O uso do hCG para o emagrecimento é promovido há mais de 50 anos, mas apesar da fama crescente, ainda não tem comprovação de eficácia e isso tem dado o que falar.

O tratamento polêmico combina uma dieta fortemente restritiva com injeções hormonais diárias. Todo esse sacrifício é supostamente compensado pela perda de meio quilo por dia sem sentir fome. Um dos fatores que mais tem levado as mulheres a apostar nesse tratamento é a promessa de que o hCG vai induzir seus corpos a descartar a gordura armazenada nos lugares indesejados: braços, barriga e coxas. Especialistas, contudo, afirmam que o hormônio na verdade “engana” o corpo, passando a queimar gordura como se a mulher estivesse grávida para que o “feto” receba calorias suficientes sem prejudicar o tecido muscular. Alguns médicos ainda dizem que é possível que o hCG produza um corpo mais tonificado, pois ele induz a produção de hormônios masculinos, aumentando a massa muscular.

Apesar disso, ainda são muitos os médicos que duvidam da eficácia do tratamento. A FDA (órgão americano que controla medicamentos) avisa que não existem provas de que o produto realmente intensifique a perda de pesou ou que cause distribuição diferenciada de gordura, tampouco diminua a fome. É importante também lembrar que o hCG causa risco de coágulos, depressão, dor de cabeça e aumento da sensibilidade ou volume das mamas e pode causar problemas cardiovasculares. Segundo um porta-voz da FDA, houve inclusive relato de paciente seguindo a dieta do hCG que teve embolia pulmonar.

Esse formato de venda do hCG necessita de receita médica e deve ser usado, na verdade, para tratamento de infertilidade. As prescrições de forma irregular – não indicada na bula – para perda de peso, não possuem garantias. Diante disso, nunca é demais reforçar: É importante sempre ter acompanhamento médico em qualquer tipo de tratamento para emagrecer – envolvendo medicamentos ou não. Além disso, nunca podemos esquecer aquela “dobradinha” clássica: alimentação saudável + exercícios físicos.


Fontes:
Mulheres se injetam hormônio da gravidez para tentar emagrecer
Hormônio da gravidez usado para emagrecer é vendido na internet

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Hormônio da gravidez é usado para emagrecer”

  1. Brunno Elias disse:

    Se queima mais calorias, como se houvesse um feto, para onde vão essas calorias?! Se produz hormônios que contribuem com a tonificação muscular, não significa que os músculos irão tonificar sozinhos, sem a realização de contrações de alta intensidade como as promovidas pelo exercício físico. Cuidado com esse "milagres" da ciência.

  2. Adriana disse:

    Ensino tudo sobre a dieta no meu blog, passo a passo !!!

    http://www.abcdadietahcg.blogspot.com

    e tambem nos videos no youtube:

    http://www.youtube.com/watch?v=RPRYUDx8pzc

    Essa dieta transformou a minha vida.

    Adriana

    • Gigi disse:

      Fio realmente eficaz pra voce essa dieta Adriana? Procurei um médico endocrino e ele me passou esse tratamento com hcg para fazer, tenho algums receios porque o tratamento é meio caro e tenho medo de ser em vão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *