Publicado em 26 de abril de 2011
Imagine o dia em que o seu médico receitará uma bola de sorvete (120g) por dia para diminuir seu colesterol em até 20%. Seria um sonho? Pois saiba que não. Esse “milagre” foi possível graças a uma pesquisa desenvolvida pelo Programa Argentino de Prevenção ao Infarto em parceria com a Universidad Nacional de La Plata. Sim, caros amigos… acredite se quiser: trata-se de uma invenção argentina!
Quem prova a sobremesa servida em Buenos Aires jura que nem nota os ingredientes acrescentados ao sorvete que o tornam capaz de interferir positivamente na saúde do consumidor. São fitoesteróis e ácidos graxos, eficazes no combate ao colesterol.
Sorvete terapêutico
Do outro lado do mundo, na Nova Zelândia, uma equipe da Universidade de Auckland realiza em oito centros oncológicos testes com o ReCharge: um sorvete que promete reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia, como a anemia.
Há também experimentos desenvolvidos por outros pesquisadores, como os da Universidade de Missouri (EUA), que testam formulações acrescentando probióticos (bactérias que ajudam o funcionamento do intestino) e fibras. O produto deve ficar pronto dentro de poucos meses.
Sabor
Os pesquisadores argentinos tomaram cuidado para não alterar o sabor dessa delícia gelada, muito consumida em todo o mundo. Primeiro, foi preciso reduzir a gordura da receita original – que fica em torno de 8% a 12%. A nova formulação contém apenas 1,5%.
Por outro lado, na Nova Zelândia, nada de retirar gordura, pois o ingrediente ajuda os pacientes com câncer a manter o peso durante a quimioterapia. Na verdade, foram acrescentados outras substâncias benéficas para a saúde.
————-
Fonte: Sorvete terapêutico
Manda um lote pra cá! kkk
Bom dia!
Existe alguma lei que regulamente os alimentos funcionais?
ouvi a pouco tempo que sorvete não é considerado alimento na lei Brasileira, e por isto não pode comunicar que é funcional, ou seja, não podemos dizer que ele é funcional para o consumidor por não se tratar de um alimento…
alguém sabe algo sobre isto?