Publicado em 06 de maio de 2011
Três universidades americanas, American University of Washington, Cornell University e University of Chicago, publicaram na revista Child Development um estudo feito a partir da análise de 979 crianças de 10 cidades que afirma que filhos de mães que trabalham fora têm maior probabilidade de serem obesos. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que o número de anos que a mãe trabalhou teve efeito direto no IMC (índice de massa corporal) de seus filhos: em média, a cada 5,3 meses trabalhados pela mãe, o filho teria associado um valor de IMC 10% superior ao normal. Nos Estados Unidos, uma em cada três crianças tem excesso de peso ou é obesa. A porcentagem de obesidade infantil triplicou nos país nos últimos 30 anos.
Não houve explicações detalhadas sobre o fenômeno, mas acredita-se que possa estar vinculado à falta de tempo dessas mães para comprar e preparar alimentos mais balanceados, o que faria com que elas acabassem recorrendo a comida industrializada, mais gordurosa, calórica e menos nutritiva. Não foi considerado o papel que o pai – que trabalha ou não – possa exercer sobre a qualidade da alimentação de seus filhos.
É importantíssimo o cuidado com a alimentação dos pequenos, claro, mas não é certa toda essa “culpa” jogada em cima das mães quanto aos problemas alimentares das crianças. Comemos errado e as crianças veem e também querem comer errado: cabe à mãe consertar isso com seus filhos? Certamente cabe, mas também cabe ao pai e à escola. Cabe a todos os que direta ou indiretamente influenciam as escolhas da criança na hora de se alimentar. Estudos como esse, “culpando” as mães que trabalham sem maiores explicações, podem ser considerados até mesmo “machistas”. O que você acha?
—–
Fontes:
Filhos de mães que trabalham têm mais chance de ser obesos
Aiê, a partir de hoje o meu filho só vai comer alface, kkk!
Que maldade! :)
Os americanos tem estudos para tudo. Eles querem respostas aos seus abusos alimentícios!
na verdade acho que tem relação sim, não culpa, eu por exemplo, minha mãe sempre regulou tudo e tanto, que o efeito foi contrario, quanto comecei a ficar meio independente comprava besteiras na escola, comia tudo escondida, devorava um pacote de bolacinha recheada ( coisa que raramente como hoje em dia) em segundos e escondia o pacote, pra ela não ver…
Comigo aconteceu igual, minha mãe sempre mediu muito as comidas e quando eu comecei a decidir o que comer, decidi por tudo que é gostoso e engordante!
acho q eu não vou ter filhos!
HAHAHAHAHAHA culpo a mim mesmo que sempre preferi comida BOA (leia: Engordativa)