Publicado em 27 de maio de 2011
Os nerds e geeks estão na moda. Se, há alguns anos, isso seria inimaginável no Brasil, imagine nos Estados Unidos, onde os termos surgiram com uma carga altamente negativa. Afinal, é de lá que vem o clássico embate que trazia de um lado nerds e geeks e, do outro, os “jocks” (nome dado ao estereótipo do “atleta” das escolas norte-americanas). É algo tão enraizado na cultura local que foi retratado em incontáveis filmes, dos quais podemos destacar, claro, A Vingança dos Nerds.
Contudo, não dá pra negar que a figura do nerd está bem popular nos Estados Unidos. Ou melhor… a figura do geek, já que, ao contrário dos brasileiros, os nossos colegas ianques fazem uma distinção muito forte entre os dois termos. Por aqui, geek é essencialmente um “nerd viciado em informática”, mas as duas expressões acabam se misturando bastante (brasileiro adora uma bagunça mesmo, oras). Já nos EUA, apesar deles classificarem o termo mais ou menos da mesma forma, a expressão “nerd” costuma ser deixada de lado em favor de “geek” (por exemplo, o Dia do Orgulho Nerd é chamado por lá de Geek Pride Day).
Outra característica dos estadunidenses é que eles adoram pesquisas. Portanto, como forma de celebrar o Dia da Toalha, a empresa de recrutamento Modis entrevistou mil adultos para saber o que eles pensam sobre o tema. A primeira surpresa foi que 57% dos entrevistados consideram que ser chamado de geek é um elogio. E, se você acha que quem disse isso foi um bando de nerds, vale ressaltar que apenas 17% das pessoas afirmaram ser geeks. Ou seja, mesmo quem se considera fora do estereótipo acha que ele é positivo.
Outros dados interessantes da pesquisa: 82% das pessoas acreditam que é muito mais aceitável ser um geek nos dias de hoje do que há 15 anos. Além disso, 41% dos entrevistados preferem ser chamados de geeks do que de “jocks” (opção de apenas 22%). Já o mais curioso é que 87% dos que se consideram geeks não gostariam de também ser chamados de nerds (o que reforça o conceito negativo do termo dentro da própria “comunidade”).
Também vale o registro de que 65% dos entrevistados acreditam que uma das profissões ideais para os geeks é a de designer de videogame, seguida por engenheiro (50%) e blogueiro profissional (37%). Por fim, embora a maioria das pessoas considere que os os geeks são muito inteligentes, o estereótipo de “socialmente desajeitado” ainda é real para 50% dos entrevistados.
—–
Fontes:
Modis Geek Pride Day Survey Reveals Majority of Americans Believe Being Called a “Geek” is a Compliment
Our Survey Says, “Geeks FTW!”
Geeks vs. Jocks: How Geeks are Winning the War of Public Opinion
é, na verdade isso é mesmo eufemismo para dizer a mesma coisa. uma palavra com menos peso anexado. é igual o lance do "negro/preto/moreno/marrom-bombom". Pra mim isso é preconceito consigo mesmo… sou NERD e ponto :D
Ué, sou nerd mesmo e se me chamam de geek eu já entendo como nerd de tecnologia. LOL Tudo igual.
Mesmo com a modinha tem muita gente que ainda leva aquele estereótipo negativo do nerd como sendo o próprio conceito de nerd. Isso chegando ao ponto em que vi gente defender que "não existe nerd casado"(sic) e a explicação foi que "nerd é o cara babão que não pega mulher, se ele pegou então não é mais nerd". É mole ou quer mais?
Eu gosto da ideia que nerd é conceito geral que tem sua categorias e que define aquela pessoa aplicada, autodidata, curiosa, que corre atrás da informação do que precisa, etc, etc.
Correndo o risco de que me interpretem como "puxador de saco" mas os americanos estão certos! A diferenciação dos termos esta correta, visto que o que temos hoje é uma evolução do nerd clássico em geek. O nerd clássico se não tivesse evoluído continuaria marginalizado socialmente. Isso é o que acho.
Acho essas definições muito engraçadas. Na verdade, sejam geeks ou nerds, a verdade é que todos curtem os mesmos assuntos. Games, SciFi, tecnologia e afins. O esteriótipo passou a ser bem visto com a nossa geração que cresceu convivendo com o boom tecnológico dos últimos anos e é super natural que mais variações do estilo venham a surgir daqui pra frente.
[…] a frente, faz favor – Versões literais de aberturas de novela Papo de Gordo – Pesquisa afirma que é legal ser geek (já nerd, nem tanto…) Tramado por Mulheres – E assim surge um palestrante motivacional Tá de brinks […]
Eu falei sobre os NERDS lá em 2011. Nem americano aprende isso direito. http://www.apendcity.com/2011/09/salazar/guia-definitivo-do-salazar-para%E2%80%A6-os-nerds/