Publicado em 08 de junho de 2011
A culinária chinesa (diferente da sua prima de primeiro grau, a culinária japonesa) é rica no uso de óleos e frituras. Gostoso? Sem dúvida nenhuma. Light? Só nos seus sonhos.
Um dos pratos mais conhecidos da vasta e criativa cozinha nascida na terra de Mao é o rolinho primavera, uma bomba calórica recheada com saborosos nacos de carne (ou frango) e legumes crocantes, frita em grandes tachos que parecem ter visto água e sabão anos antes do nascimento do último imperador e nunca mais depois disso.
Mas que se danem as condições de higiene! Como diria o sábio Tony Bourdain, “o que importa é o sabor”.
É claro que não precisamos ser radicais como o velho Tony e nem mesmo temos que ingerir todo aquele óleo usado (há séculos) na fritura, pois, graças à revolução industrial, hoje possuimos no conforto de nossos lares o forno!
Isso mesmo! É possível fazer rolinhos primavera assados. O mesmo sabor e nada de gordura.
Ficou curioso? Então vai lá acender o forno que a receita vem logo abaixo.
ROLINHO PRIMAVERA ASSADO
Ingredientes:
– 1 pacote de massa pronta de rolinho primavera
– 1 cenoura ralada no ralo grosso
– 1 cebola pequena cortada em meias rodelas
– 1 pedaço pequeno de repolho cortado em tiras
– 200 gramas de carne de sua preferência (lombo, frango, mignon)
– Molho shoyu
– Ajinomoto, sal e caldo de galinha a gosto
– Azeite para refogar.
Modo de preparar:
– Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente e refogue a cebola até que amoleça. Em seguida, acrescente a carne e deixe dourar.
– Regue com um pouco de shoyu e caldo de galinha, acrescente o repolho e a cenoura e cozinhe até ficar al dente.
– Tempere com mais shoyu, caldo de galinha e ajinomoto. Deixe o líquido secar, acerte o sal e reserve.
– Preaqueça o forno a 180 graus.
– Abra os pedaços de massa, coloque o recheio, enrole como pequenos rocamboles dobrando as pontas e passe o dedo com um pouco de água sobre elas para fechar.
– Disponha-os em uma assadeira e leve ao forno até que fiquem dourados (cerca de 20 minutos).
– Sirva acompanhados de molho agridoce.
Rolinho primavera só encaro o de queijo… Verdura argh!
Me animei todo, crente que ia ver a receita da massa. Já começa com a massa do rolinho pronto!
Vale uma denúncia isso ai!!!! Hehehe
cara, a massa é muito simples, água fria e farinha. se vc catar massa de harumaki no google vc acha. porém, deixar ela fina é um perrengue absurdo. vai por mim: melhor comprar
Rafa, a coluna Pra Cozinha sempre procura apresentar opções práticas e rápidas para os leitores.
Não há, de maneira alguma, demérito em usar a massa pronta. Vários chefs que apresentam programas nos mais variados canais (abertos ou à cabo) defendem, em uma ou outra situação, o uso de alguns produtos prontos que têm, sim, qualidade.
O maior exemplo disso talvez seja Jamie Oliver e seu novo programa no GNT onde ele prepara refeições completas em 30 minutos. Por mais de uma vez ele recorreu a algum ítem industrializado (pronto) que mantém a qualidade do prato e poupa um valioso tempo e trabalho na cozinha.
É interessante colocar a receita da massa? Sim. Porém desnecessário (assim como seria denecessário colocar a receita da massa folhada ou da massa filó) já que o produto industrializado possui qualidades.
Até a próxima.
so que eu nunca vi, pelo menos aqui em santa maria rs, a massa pronta… vou procurar na internê, uma receitinha plausivel… a ideia parece boa…
Flavio, Obrigadão por ter respondido. Concordo com você em gênero, número e grau. Mas como somos todos fãs de rolinho primavera lá em casa e minha esposa fera na cozinha, temos a maior curiosidade de saber como a massa é feita, mesmo sabendo que deve um baita trabalho.
É um desejo pessoal, tipo descobrir "o segredo de tostines" :D.
Abração
Diele, se achar me fala …hehehehe
Achei um máximo a idéia, já esá devidamente anotada no meu caderno de receitas e será testada na próxima noite do yakissoba amigo aqui em casa, onde cada um trás 10 reais e vamos à forra com uma panela muito recheada de Yakissoba, que eu mesma faço. No próximo então, teremos rolinhos primavera!
Diele e Rafa,
normalmente a massa pronta é encontrada em lojas de produtos japoneses.
Aqui em São Paulo é bem fácil dada a grande comunidade japonesa na cidade, mas acredito que devam existir lojas similares nos Mercados Municipais em outros Estados.
Outro dia minha tia me trouxe alguns rolinhos primavera já prontos para experimentar e me disse: é só colocar no forno. Achei estranho, mas fiz a 'maluquice' e deu muito certo.
Com o calor certo (e você vigiando), a massa fica idêntica ao frito, porém muito mais saudável e crocante!
A massa é Farinha de Trigo, água e sal. Uns colocam óleo, outros não. E é passada numa frigideira grande como se faz uma panqueca, só que muito fina.
Nesse forum tem uma receita básica: outras é só procurar por Harumaki no google. http://sushi.informe.com/harumaki-dt523.html
Vejo os link pros videos no Youtube!
Eu vou tentar fazer, não sei se vai dar certo…
Mas eu só tiraria o Glutamato Monosódico!
Soube do site pelo programa sem censura; bem, amo rolinho primavera e achei otima a ideia dele assado, mas vai um humilde dica: shoyo, só light, caldo de galinha: jamais! estes dois produtos possuem indices altissimos de sódio, que retém liquido e não nos ajuda em nada! tempere com temperos caseiros mesmo! Gostei muito do site!!!
adorei tudo, amo rolinho primavera e como tbem gosto muito de cozinhar, gostaria de saber onde posso encontrar a massa pronta, moro em jundiai…mas tenho comoir ate a liberdade (sp).Aguardo uma resposta e desde ja obrigada
Grande parte dos supermercados tem essa massa pronta congelada. No paodeacucar em SP eu encontrei. O nome da massa é arosa, tem também a marca phylio. Loja com produtos japoneses t.
Essa massa pronta vc compra no site asiashop e outras coisas ligadas a culinaria oriental…
Essa receita de rolinho assado e perfeitp uma vez q a massa fica mto oleosa… esse fds vou testar
Adorei a sugestão…em uma ida a São Paulo comprei a massa, mas sempre batia um desanimo em fazer o rolinho frito e fui adiando…navegando na net achei essa otima sugestão…farei hoje para o jantar. Aqui em Minas, acha a massa pronta nos Mercados Municipais e lojas orientais também, super fácil;
Com a massa pronta é rapidíssimo