Publicado em 09 de junho de 2011
Se você já fica com o bolso doendo toda vez que vai ao supermercado, temos uma péssima notícia: Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), há uma forte tendência de que o preço dos alimentos continue crescendo pelo menos até 2012.
Pra variar, a situação vai ser pior nos países pobres, onde o custo dos alimentos já contribui para o agravamento da fome. O cenário só é um pouquinho melhor na Rússia, na Ucrânia, na América do Norte e em alguns países da Europa, onde pode ocorrer aumento na produção de alguns cereais.
Além de problemas na produção agrícola, pode ocorrer também um aumento no preço de carnes e laticínios, especialmente por causa de surtos de doenças e o envelhecimento dos animais. Isso tudo aumenta os preços do mercado internacional de alimentos, cujas projeções indicam uma movimentação de US$ 1,29 trilhão em 2011, 21% a mais em relação a 2010.
No Brasil, os produtos alimentícios registraram uma inflação de 0,63% em maio. As principais altas foram do tomate (9,41%), alho (6,89%), batata-inglesa (6,02%) e leite pasteurizado (3,15%).
—–
Fonte:
A comida não vai parar de subir
Vamos dar uma emagrecidinha até 2012? Ou paramos de comprar roupa?