Publicado em 16 de agosto de 2011
Comer uma carninha sangrando é uma delícia. Se estiver coberta com bacon, então, não há gordinho que resista. Porém, por mais triste que isso possa parecer, é melhor não se empanturrar de carne vermelha ou processada todo dia. Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard publicado no American Journal of Clinical Nutrition afirma que comer essas delícias em quantidade exagerada pode aumentar bastante o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Os pesquisadores analisaram mais de 300 mil pessoas desde a década de 1970 e chegaram à conclusão de que consumir 100 gramas de carne vermelha todo dia aumenta em 19% o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Mas isso fica ainda pior: No caso de carnes processadas (como salame, salsicha e até bacon!), um consumo diário de apenas 50 gramas aumenta o risco em 51%.
Uma das possíveis explicações para esse problema pode ser o chamado ferro-heme, uma substância presente na carne vermelha que causa danos às células que produzem insulina.
Para diminiuir o risco, a solução é trocar a carne vermelha pela branca e consumir mais laticínios pobres em gordura. Isso permite uma redução de até 17% no risco de desenvolver diabetes tipo 2. Se você preferir trocar tudo isso por cereais integrais, o risco fica ainda menor: 23%.
—–
Fonte:
Carne bovina todo dia pode causar doença
poxa, podiam ter me avisado antes :P
só vou ter q não exagerar agora
E aí Lucio? Vai parar de comer carne vermelha?
Vou continuar. Sou corajoso :)
Eu, como bom gaúcho (olha o trocadilho), também não resisto à carne vermelha.
Vou compartilhar isso contigo e permanecer no grupo dos corajosos.. eheh