Publicado em 28 de setembro de 2011
Revolucionário? Insano? Inútil?
O fato é: os seis volumes e 2.468 páginas de Modernist Cuisine, que examina a ciência existente no preparo dos alimentos, está causando polêmica no mundo culinário.
Por trás dessas imagens impressionantes existe a mente (brilhante) de Nathan Myhrvold – que tem mais de 250 patentes em seu nome, é um físico com pós-doutorado, já foi chefe de tecnologia da Microsoft e trabalhou com o famoso cientista Stephen Hawking. A obra também conta com Chris Young e Maxime Bilet como co-autores.
Vendidos por US$ 477.93 na Amazon, os livros prometem derubar vários mitos da culinária ao explicar porque panelas baratas podem funcionar melhor que as caras, porque mergulhar alimentos em água gelada não para o processo de cozimento, e porque comidas fritas ficam mais gostosas e douradas quando óleo é mais velho.
Além disso, os autores apresentam receitas e processos testados ao longo de três anos por uma equipe de mais de 20 pessoas. Eles afirmam ter criado novos sabores e texturas aplicando métodos (super práticos #not) como cozimento a vácuo e centrífugas, além de ingredientes (super comuns #not) como enzimas e hidrocolóides.
Foi com o uso dessas técnicas ninja da cozinha molecular que eles conseguiram fazer um omelete mais leve por fora e cremoso por dentro. Da mesma maneira, desenvolveram a manha de fazer batatas fritas com um interior macio e uma casca crocante, com um “plus a mais”: não amolecem! Para tornar a coisa ainda mais inusitada, os chefs-cientistas preparam pratos inovadores como as esferas de mexilhão cercadas de seu próprio caldo e envolvidas por uma fina película de gel. Conseguiram também criar um creme de pistache feito apenas da noz.
E aí? Alguém tem coragem de comprar o livro e fazer uma receita? Se fizer isso, conte para nós a sua experiência!
———————
Se você (assim como eu) ficou curioso sobre como foram feitas essas fotos, assista este vídeo promocional do livro e abstraia a parte da propaganda tentando te convercer a comprar.
———————
Fonte: Chef examina ciência por trás da culinária em obra de seis volumes
PUXA VIDA! Perfeito! Vi no site deles que os autores estarão em Toronto, no dia 20/11, e eu estarei no Canadá nesta época! Vou alterar meu curso de viagem para encontrá-los! Este post não poderia vir em melhor hora!
Essa da batata o Mac Donalds já faz a anos. Inclusive desconfio que ela nem seja deste mundo, visto que elas não estragam! #MEDO
elas não se estragam. mas estragam gente.
hauahauahaua boa ;D