Publicado em 19 de outubro de 2011
Ah! Quem resiste a uma costelhinha com mandioca?
Só de pensar naquela carne bem cozidinha, soltando o osso… huuuuuuum! Dá água na boca!
Tá de regime??? Ooooooh! Coitado!!! Isto não te pertence. Nem olhe para a foto ao lado, porque é capaz de engordar alguns quilinhos.
Resolveu chutar o balde? Então junte-se a nós!
Um aviso importante antes de começar a passar a receita: você vai precisar vencer o medo (caso ele exista) de usar a panela de pressão. Isso, claro, se não quiser gastar tempo de gás para cozinhar a costela em panela comum.
1 tomate médio cortado em cubinhos
1 cebola média cortada em cubinhos
4 dentes grandes de alho cortado em pedacinhos bem pequenos (2 para temperar a costela e outros 2 para preparar a receita)
1/2 pimentão cortado em cubinhos (não usei mas pode colocar)
2 folhas de louro (usei 1 colher de louro em pó)
500g de mandioca, aipim ou macaxeira (eu compro descascado porque é mais prático)
Salsa e cebolinha para dar um gostinho especial
1,5 kg de costela de porco ou de boi
Modo de preparo
Comece temperando a costela com sal e alho (2 dentes cortadinhos). Se quiser dar um toque especial, coloque um pouco de vinho tinto.
Panela no fogo? Então refogue a cebola e o restante do alho. Acrescente o tomate e as folhas de louro (aqui eu usei louro em pó). Adicione a costela e deixe fritar um pouco.
OBS: Eu gosto de acrescentar um pouquinho de pimenta calabresa para dar “um pouco de emoção”.
Coloque água até cobrir o conteúdo da panela, tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos (contando a partir do momento que pegar pressão). Abra, prove o sal e corrija caso ache que precisa mais.
Se for preciso, tampe novamente e volte a panela para o fogo. Deixe passar mais alguns minutos e volte a conferir. O ponto certo é quando a carne solta facilmente do osso. Quando isso ocorrer, retire a costela e coloque em uma assadeira ou refratário. Leve a carne ao forno médio.
Você vai usar o caldo que ficou na panela para cozinhar a mandioca. Quando estiver quase pronta, adicione a salsa e a cebolinha.
Retire a costela do forno quando ela estiver dourada.
Aí é só correr para a mesa e se fartar!
Delíiiiicia! “Eu comia”!
Você COMIA??? Pois eu te digo: EU COMI! E COMI MAIS DE UMA VEZ! :-)
Me babei!!!
Dona Maira sempre ferrando com minhas (tentativas de) dietas! :-P
Estamos aí para atrapalh… quer dizer… ajudar no que for preciso! :-)
Eita… eu como hein Dudu.
E eu COMI! E comi muuuuuuuuuito! :-)
Ri MUITO com a pimenta calabresa “dando um pouquinho de emoção”! AMEI! É para isso que servem esses condimentos fantásticos (sou apaixonada por todos eles)!
Eu também adoro temperinhos, gostinhos, carinhos no paladar… às vezes suaves, às vezes fortes e picantes… trazem sentimento para a comida.
Porra, Maira… agora sacaneou com minha dieta…
Maldita hora que vim vasculhar o papodegordo.
Pode contar comigo toda vez que precisar de um motivo para sair da dieta! :-)
Fiz essa receita, dei uma mudada na receita(na verdade minha mãe) e ficou ótimo, acho q foi o prato mais complexo que eu já fiz. Agora só falta o tio Lúcio fazendo vídeos de receitas.
Adoro costela de porco, ainda mais assim.
Oi tenho algumas dúvidas a respeito .a panela para cozinhar o porco é panela de pressão típica de fazer feijão? E o vinho tem que ser seco ou suave ?