Publicado em 08 de novembro de 2011
Você já aprendeu aqui no Papo de Gordo que o azeite está entre os condimentos que podem ajudar bastante na sua saúde. Inclusive, já sabe que ele auxilia na perda de peso, pois (assim como outros alimentos) pode turbinar o seu treino e a queima de gordura. O óleo extraído há séculos das azeitonas também está presente até nos cosméticos!
Enfim… são vários os motivos para você ter sempre por perto essa delícia, que dá um toque especial aos pratos e à nossa vida. Porém, na hora de comprar azeite sempre fica a dúvida: virgem ou extra virgem? Qual a diferença?
A diferença entre o azeite virgem e o azeite extravirgem está no teor de acidez, o que implica no sabor. O extravirgem é o de menor acidez (1g de componentes ácidos a cada 100g da especiaria) e o virgem, o mais ácido (sua acidez varia entre 1,5g/100g e 3g/100g).
Isso se deve ao processo de produção de cada um dos azeites. Também, deve-se levar em consideração fatores como o país e a azeitona de procedência.
Sabor x preço
O azeite extravirgem é o mais recomendado para consumo cru, em saladas. Assim, você vai conseguir apreciar melhor o sabor.
Já o azeite virgem, que tem os mesmos benefícios para a saúde apesar do sabor menos apurado, é mais indicado para os processos de cozimento dos alimentos.
Outro ponto importante a ser observado entre os dois é o preço: o virgem é mais barato do que o extravirgem.
Saúde
O azeite é uma das gorduras que melhor tolera o calor sem sofrer oxidação, ou seja, sem perder suas propriedades nutricionais. Sendo assim, está entre as gorduras monoinsaturadas, boas para o coração.
Por isso, você pode cozinhar seus alimentos no azeite sem medo. Claro que isso não quer dizer que você possa deixar a panela no fogo por horas e horas.
E então? Já sabe qual azeite vai comprar da próxima vez que for ao supermercado?
——–
Fonte: Azeite virgem e azeite extravirgem: você sabe a diferença?
Muito legal Maira, bom saber
bjos
Este é o famoso tipo de post “pesquisando em causa própria”. Eu tinha essa dúvida e achei que seria útil para os nossos leitores.
Maira , nossa diferenças monstro , tanto na alimentação como preço.
parabens
Sempre fiquei intrigada com a diferença de preço e fui pesquisar o motivo. Encontrei essas respostas e achei interessante compartilhar com os nossos leitores. Que bom que você gostou! :-)
O azeite perde as suas propriedades quando aquecida acima de 180 graus. Portanto só pode ser usado para se cozinhar no fogo mais baixo do seu fogão Dona Maira Moraes.
É por isso que eu A-DO-RO as conversas que se iniciam aqui nos comentários dos posts. As pessoas sempre têm alguma coisa importante para a acrescentar! Isso que o Jojonerd falou é super bacana. Então, galera, não se esqueçam: cozinhar em fogo baixo! :-)
Eu amo azeite e descobri aqui na editora estes dias receitas de doces que levam azeite! Muito legal!!! =)
Eu não sabia dessa diferença, mas ficava pensando, como eles escolhem quais as azeitonas mais “virgens” que as outras! rsrsrs
Brincadeiras a parte, mas foi bom saber disso, uma vez vi na tv, não lembro a onde, como se fazer calda doce com azeite, eu achei incrível azeite para esse uso!
Bené
[…] faz se você prefere azeite virgem ou extravirgem: o azeite Carbonell é a melhor opção para cozinhar de forma saudável (mesmo no caso da banana […]
legal, tirei uma dúvida que eu tinha há muito tempo. valeu
Obrigada pela informação, tirou minha dúvida comprarei os dois. Obs. Não sou gorda cuido da saúde.