Refrigerante com benzeno: sua saúde está em perigo!

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 09 de novembro de 2011

Você tomou Fanta Laranja, Fanta Laranja Light, Sukita, Sukita Zero, Sprite Zero, Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet recentemente? Pois saiba que sua saúde pode estar em risco! Ao analisar 24 amostras de diferentes marcas, a ProTeste detectou a presença do benzeno em concentração acima dos limites considerados aceitáveis para a saúde humana nesses refrigerantes.

As bebidas testadas traziam ácido benzoico, por isso foi considerado que era possível que algumas também tivessem benzeno. Essa substância é cancerígena e resulta da combinação dos ácidos benzoico e ascórbico, mais conhecido como vitamina C. Juntas, sob certas condições de exposição à luz e ao calor, elas podem reagir e formar o benzeno.

E como, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os produtos colocados à venda no mercado não podem trazer riscos à saúde ou à segurança dos consumidores, um acordo entre o Ministério Público Federal em Minas Gerais e fabricantes de refrigerantes determinou que as bebidas de baixas calorias ou dietéticos cítricos terão redução de benzeno no prazo de cinco anos. O TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado com a Ambev, Coca-Cola e Schincariol prevê que a quantidade máxima deverá ficar em 5 microgramas por litro.

Agora a boa notícia: se você andou bebendo guaraná tradicional, light Dolly, Fanta Laranja tradicional, Sukita tradicional e Sprite Zero pode ficar mais tranquilo, pois foram encontrados limites aceitáveis de benzeno.

O outro lado

Em sua defesa, os fabricantes informam que a formação do benzeno decorre de um processo químico geralmente desencadeado nos refrigerantes light e diet. Isso porque a presença do açúcar inibe a formação da substância. Eu sabia que havia uma razão para preferir as versões “normais”!

De acordo com as empresas, “a eventual identificação de traços mínimos de benzeno em determinado produto pode se dar por razões diversas e alheias aos esforços da empresa, como, por exemplo, em decorrência da quantidade de benzeno pré-existente na água”.

Então tá, né? E ai? Vai continuar achando que consumir as versões light e diet dos refrigerantes é uma boa ideia?

—–

Fonte:
Fabricantes terão que reduzir substância cancerígena em refrigerantes

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

11 respostas para “Refrigerante com benzeno: sua saúde está em perigo!”

  1. joao paulo disse:

    eu adoro coca zero mas e melhor nao exagerar

  2. Bruno Curuja disse:

    Nossa que susto eu tomei logo no ínicio do post, eu tinha consumido vários dos refris sitados. Bom saber que eles estão dentro dos padrões. Isso é realmente um assunto complicado, já que nem sempre temos acesso a essas informações. E agora mesmo tendo que evitar refri a pedido do médico se for beber só normal e PRONTO!

    • Maira disse:

      Não é bem assim. A ProTeste detectou a presença do benzeno em concentração ACIMA DOS LIMITES CONSIDERADOS ACEITÁVEIS para a saúde humana nesses refrigerantes. E os fabricantes assumem que a quantidade de benzeno que já existe na água pode impactar nas concentrações encontradas no refrigerante diet. Por causa disso é que eu fiz a minha escolha: o “normal” acaba fazendo menos mal que o diet/light.

  3. Nilda disse:

    O problema é quem não tem opção de poder escolher entre o diet ou o normal, como eu que sou diabética.
    Estes produtos, originalmente, estão no mercado pra atender pessoas como eu, que já tem problemas de saúde suficiente e não precisa de mais problemas por conta do desrespeito dos fabricantes.

    É por isso que não sempre prefiro água. Normalmente não água não tem problemas deste tipo…

  4. Respondendo ao questionamento “Então tá, né? E ai? Vai continuar achando que consumir as versões light e diet dos refrigerantes é uma boa ideia?” — Na verdade vou continuar achando que beber qualquer tipo de refrigerante é suicídio homeopatico! :)

    • Maira disse:

      putz! suicídio homeopático! um conceito q faz agente pensar… quase tudo q a gente come faz mal, seja devido a agrotóxico, produtos químicos da composição ou mesmo a gordura do próprio alimento… #comofaz?

  5. João disse:

    Sugestão : suco de uva, melancia ou laranja! Ou água mesmo!Eu diminui muito o refrigerantes, só tomo no máximo uma vez na semana… além de caro, sei lá, essa água açucarada com certeza faz mal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *