Publicado em 06 de dezembro de 2011
Que refrigerante não combina com bons hábitos alimentares, todo mundo já sabe. Porém, para a Promotoria de Justiça de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos da Infância e Juventude da capital paulista, a Dolly do Brasil Refrigerantes se esqueceu dessa máxima. E por acreditar nisso, ajuizou a ação civil pública em março do ano passado alegando que as campanhas publicitárias da marca associavam o consumo dos seus produtos a uma vida saudável. Ainda de acordo com a Promotoria, as ações de marketing divulgadas em datas comemorativas como Páscoa, Dia das Crianças e Natal, tinham como público-alvo as crianças.
Em sua sentença, a juíza Renata Bittencourt Couto da Costa, da Vara da Infância e da Juventude da Lapa, concordou com a alegação e proibiu, em primeira instância, a empresa de veicular propagandas dirigidas a crianças e adolescentes fazendo essas associações. A decisão foi divulgada dia 1/12 pelo Ministério Publico, mas cabe recurso.
A decisão judicial, que vale em todo o território nacional, também obriga a Dolly a informar aos consumidores, de forma clara e ostensiva, que o consumo excessivo de açúcar pode prejudicar a saúde.
Detalhe: a multa estabelecida por descumprimento da sentença é de R$ 1 milhão.
Mas será que essa decisão não deveria ser estendida para todas as marcas?
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Fonte: Justiça proíbe marca de associar refrigerante a vida saudável
Deviam proibir o Dollynho saltitante e não refri..
Pra mim isso é lobby da Coca-Cola.
A juíza só proibiu o dolly? ta me cheirando ou a lobby ou a discriminação pois existem milhares de refris, a coca faz alusão a vida feliz, cervejas a felicidade e saude e etc.