Publicado em 13 de dezembro de 2011
Você acredita que cuidar bem de nosso intestino poderia ser bom para a cabeça? E para ajudar a “gerenciar” os sintomas da TPM?
Por mais maluco que possa parecer, tem médicos e cientistas por aí chamando o intestino de “nosso segundo cérebro”. Eles garantem que, em suas paredes, há uma rede de 100 milhões de neurônios e os mesmos neurotransmissores que são encontrados na cabeça, como a serotonina, reguladora do humor. Ou seja: essa rede nervosa se comunica diretamente com nossa mente!
Estranho? Estudos garantem que é verdade!
Por isso, a grande aposta hoje para tratar questões emocionais são os chamados probióticos, micro-organismos que inibem a proliferação de bactérias intestinais nocivas.
Onde encontrar os probióticos?
Em leites fermentados e iogurtes (com indicação no rótulo). Também são vendidos como suplementos alimentares.
Conheça alguns dos principais estudos que relacionam sintomas da TPM e os probióticos:
Irritabilidade
Você já ouviu falar no nervo vago? Ele conecta o intestino ao cérebro.
De acordo com pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade da Virgínia (EUA), as bactérias causadoras de infecções gastrointestinais fazem com que o nervo vago transmita sinais que ativam as regiões cerebrais que processam sensações como medo e ansiedade. Ao inibir a proliferação dessas bactérias, os probióticos ajudariam a regular o humor!
Depressão
O triptofano é um precursor da serotonina. Ratos tratados com o probiótico Bifidobacterium infantis tiveram os níveis de triptofano elevados em duas áreas cerebrais associadas ao humor e às emoções. As conclusões do estudo conduzido pela Universidade College Cork, da Irlanda, são de que esse tipo de probiótico pode ter propriedades antidepressivas.
Ansiedade
Um estudo feito na Universidade de McMaster, no Canadá, mostrou que cobaias infectadas de propósito com o parasita Trichuris muris desenvolveram, além de inflamação no intestino, sintomas de ansiedade. Depois do tratamento com o probiótico B. longum, os sintomas foram revertidos.
E aí? Vai reforçar o estoque de iogurte em casa?
———————-
Fonte:
Chega de Prozac – coma iogurte
Só agora os cientisas fizeram a ligação entre mau humor e problemas intestinais?
Verdade né, Nilda?! Não é a toa que a gente usa a expressão “enfezado”!!! Hahahaha
Agora fiquei “enfezada”…hahahaha.
Acho que preciso de muito litros, porque quando eu estou de TPM eu fico meio psicopata… Quero matar todo mundo!!!
É uma boa idéia. Há alguns anos descobri que o meu nervosismo da TPM diminui à base de iogurte, mamão, granola e outras fibras..