Publicado em 20 de janeiro de 2012
Esse ano, será a primeira vez que faço uma festinha de aniversário na escola, a primeira vez como mãe e como pessoa. Nunca tive festa de aniversário na escola quando era aluna, exceto na época do meu estágio de magistério (sendo estágio, eu era aluna em uma escola e professora em outra) meus alunos fizeram uma festinha surpresa para mim.
Mas voltando ao assunto… comecei a preparar a lista de coisas para a festinha, escolher o tema, fazer convites, pensar nas lembrancinhas e tudo o mais. Pedi na escola a lista de sugestões para o tão trabalhoso kit festa e foi aí que encontrei um divisor de águas; no pé da lista consta a sugestão: preferimos alimentos saudáveis. Apesar de me preocupar com a alimentação do meu filho, na minha época, dia de festa era dia de liberar geral nas porcarias.
Eu adorei a ideia por dois motivos, o primeiro é que o Max vai crescer sabendo que porcarias não são uma opção 5 estrelas na alimentação e segundo porque eu obtive aí um desafio: ir atrás de alimentos saudáveis que fossem ao mesmo tempo decorativos e apetitosos.
Então, navegando pelos mares da internet, encontrei dois modelos de cortador de pão para sanduíches. Aí tive um estalo! Era isso mesmo que precisava para oferecer alimentos saudáveis na festinha de aniversário do meu filho! Os cortadores que vi estão aí nas fotos para você babar, são importados e custam menos de R$15,00.
Uma outra alternativa, para quem é criativa e não quer comprar online, é procurar forminhas de metal para biscoito e usa-las para cortar o pão no formato que você deseja. É bastante fácil encontrar esses moldes nas lojas de artigos para festas e artesanatos.
Depois de cortar o pão com cuidado para não desmanchar tudo, você incrementa com requeijão, verduras raladas, ovo picado, usa ervilha ou milho para fazer os olhos, tomate cereja cortado para a boca, cenoura raspada para o cabelo… é só soltar a sua imaginação.
Outra opção é levar as forminhas para a festa e fazer com que cada um corte o seu pãozinho e monte o sanduíche, mas só se a turminha tiver entre 5 e 7 anos, do contrário, eles não terão a motricidade fina preparada para essa atividade e ficarão muito frustrados!
E aí, se você fosse em uma festa de aniversário e encontrasse sanduíches em forma de dinossauro, flor, coração, elefante, quebra-cabeças, você comeria?!
Espero que tenha gostado da idéia e que, na próxima festinha, use essas dicas para oferecer lanchinhos saudáveis aos convidados! E se fizer isso, mande as fotos para camila@papodegordo.com.br!
Nossa, eu daria tapão nas crianças (brinks!) para ter sanduichinhos em forma de dinossauro! Como minha relação com comida TEM QUE SER LÚDICA senão eu não como, o prato criativo/ bonito/ enfeitado é a solução para que eu tenha apetite.
Não imaginava que uma pessoa adulta tivesse essa particularidade, mas, sendo filha da Fófis, não é pra menos! Não estou criticando, estou parabenizando por tu manteres a criança interior e fazer das refeições um momento super especial! Adorei!
Gostei demais da idéia! Pena que a festinha desse ano já foi… mas podemos usar também pra fazer um lanche divertido de final de semana! :D
Nossa, o ano mal começou e nossos pequenos já estão aniversariando, kkk!
Fica a dica, como dizem por aí, os lanchinhos diários também podem ser divertidos, por que não?
eu curto até hoje cortar o pão de forma e ficar criando formas!!! rsrs Eu queria um de caveira!!
Eu tô de olho na de quebra cabeça! kkk
Tive uma festinha na escola, quando estava na pré-escola. Lembro de passar a noite toda preparando os lanches com a minha mãe – eram de patê de atum e era cortados em triângulos, embrulhados individualmente. Lembro também de ter um bolo – acho que foi minha avó quem fez, mas não me lembro de mais detalhes. Só sei que foi um dia inesquecível para mim. Lembro de me sentir extremamente ansiosa e até acho que há algumas fotos disso, na casa dos meus pais. Então, diante desta minha lembrança, tenho a certeza de que Max curtirá muito a sua primeira festinha na escola, principalmente com este cardápio tão colorido e saudável.
Não tenho filhos, nem sobrinhos e primos pequenos. Infelizmente, nunca curti esta questão de preparar uma festinha e tal. Mas, como uma boa adulta que ADORA comer e festinhas, acho BEM legal encontrar comidas bonistas, coloridas e com formatos diferentes. Se eu, com os meus 25 anos, já me sinto assim, imagino como se sentirá uma criança. Com certeza, parece ser uma excelente ideia e deixar o lanche mais saudável é importante para mostrar aos pequenos que é possível se divertir e comer bem.
Nossa, que legal, acho muito enriquecedor quando a criança ajuda nos preparativos porque é uma ótima lembrança e uma atividade prazerosa também!
Quando a Camila me mostrou essas forminhas eu fiquei maluco. Muitas possibilidades pra criar apresentações interessantes pros guris.
Mão na massa, ops, no pão!
Ótima ideai Camila! De verdade, muito legal! Não tenho filhos e acho que ainda vão demorar a vir, mas adoraria acordar e comer no café da manhã sanduíches “diferentes”. Acho que se eu tivesse tido esse contato quando mais novo, provavelmente minha alimentação seria um “pouco” mais saudável que atualmente. Um beijo na família linda.
É tão legal ver uma comida divertida no prato, né? Nem precisa ser criança para curtir!
Abraço!
Pede para o Flávio fazer uma tirinha usando essas forminhas como tema.
Gostei da ideia, Keera!
Não sou fã de pão de forma porque não me faz bem, a não ser assado no misto quente mas em todo o caso me amarrei nas forminhas de quebra cabeças! Petiscos para comer jogando ou fazendo qualquer outra coisa seriam bem divertidos, valeu o/
Quem sabe cortar melancia, melão, em forma de quebra cabeça? kkk
Porque não?
Aquele negócio de ‘não pode brincar com a comida’ ficou nos anos 90, agora é se divertir com dinossauros… e comê-los!
Huahauhauaha
Lembra minha época de passatempo e desenhos divertidos!
comprei esses cortadores no site: http://www.zipcasa.com.br eles entregam em todo brasil. adorei!!!