Publicado em 29 de fevereiro de 2012
“Quando se trata de aparência e beleza, toda mulher se sente insegura e crítica sobre si mesma: o maior problema de todos é estar satisfeita consigo, não as outras pessoas. A nossa própria maneira de nos ver é mais cruel que a das outras pessoas e certos dias você se sente inadequada. Mas algumas vezes você só precisa de algo pequeno para colocar as coisas em perspectiva”.
O parágrafo acima é uma tradução livre de como começa um texto da Vogue italiana, que publicou uma lista de dez mandamentos para a mulher feliz com o próprio corpo.
Resolvi trazer esse texto para cá porque, mesmo sabendo que eles valem para qualquer tipo de mulher, acho que fazem todo o sentido para nós Gordinhas Yeah Yeah. Ainda que inconscientemente os colocamos na prática diariamente!
Também acredito que eles podem ser um despertar para quem (independente do sexo) ainda costuma implicar com os pequenos defeitinhos ou que se esconde com medo da opinião alheia.
Abaixo, coloco uma tradução/interpretação dos mandamentos. (Se quiser, você pode ler o texto original ao lado.)
Dez mandamentos para a mulher feliz com seu corpo
1. Amar o seu corpo é um processo diário: faça pequenas coisas todos os dias e arrume tempo para se dedicar exclusivamente a você.
2. Amar seu corpo não é um conceito abstrato: vem junto com perspectivas, atitudes e ações concretas no dia a dia.
3. Amar seu corpo, realizando os seus sonhos e seguindo suas paixões não é uma questão de peso: não espere emagrecer antes de ser a pessoa que quer ser. É melhor começar a correr atrás dos seus sonhos já!
4. Todos devem ser respeitados e mimados, independente do seu tamanho, peso ou corpo.
5. Campanhas publicitárias e anúncios em revistas são absurdamente retocadas no Photoshop. É por isso que as mulheres parecem tão perfeitas: mas você não pode ser como modelos que não existem na vida real.
6. Não é porque todos estão de dieta que essa é a coisa certa a fazer: dietas para emagrecer não funcionam e não são boas para você.
7. Ter uma perspectiva positiva sobre seu próprio corpo não significa apenas amar suas pernas, barriga ou bumbum. Significa cuidar de si mesmo, respeitando o seu corpo e mantendo-o saudável – e checando e cuidando quando está doente.
8. É importante desenvolver um senso de gratidão por todas as coisas incríveis, grandes ou pequenas, que nosso corpo nos ajuda a fazer. É uma máquina perfeita, mas precisa de cuidados para permanecer saudável.
9. Aprenda a entender e interpretar o que prejudica a percepção positiva do seu próprio corpo. Tente analisar e evitar essas coisas.
10. Amar seu corpo também significa usar a roupa que você quer – não apenas preto (porque emagrece) ou camisetas largas.
E então? Pronta(o) para fazer desses mandamentos um exercício diário?
Ganhei
Regra 11: Pegue um gordinho yeah yeah
Gostei do texto…
Eu ainda acho que é algo mais espiritual do que físico o gostar do próprio corpo ou se amar de fato… Perceber o quanto eu me importo com meus sentimentos despertou esse estado de amor próprio e todo o resto que vem com ele…
Amei esse post!
Os mandamentos são todos muito bons, no meu caso gostei mais do 3° … eu tenho essa mania de protelar (principalmente meus relacionamentos) esperando a hora em que serei a ‘pessoa que quero ser’.
‘Ser’ é um processo né, não é concreto.. e o ruim é que você deixa de viver esperando chegar a ‘perfeição’.
Realmente é uma verdade, temos que buscar os sonhos e paixões NOW! hehehehe
Bjs =*
Adoro as reportagens sobre gordinhas yeah yeah, e com esse não é diferente.
Toda mulher deveria amar seu corpo independente da forma dele, porém nem sempre todas conseguem esse amor; no meu caso sofro constantes agressões verbais sobre a forma do meu corpo apesar de ter um namorado sempre me elogiando.
Dona Maira sempre chega com um texto que levanta meu astral!
Adorei e vou repassar para todas as outras gordinhas Yeah Yeah que conheço!
XD
Amar o próprio corpo, dedicar-se a ele, sorrir para a vida… O resto é consequência. Parabéns pelo texto Maira.
Belo texto. Obrigada!