Publicado em 26 de março de 2012
Pesquisadores das Universidades de Newcastle e Bristol descobriram que fetos podem sofrer alterações em seus genes, podendo se tornar predispostos a diversos problemas de saúde, incluindo a obesidade.
Foram analisadas 179 crianças em dois momentos: No nascimento (através do cordão umbilical) e aos nove anos. O principal objetivo foi observar os 24 genes conhecidos por estarem relacionados ao peso corporal. Segundo os pesquisadores, as crianças que estavam obesas ou com sobrepeso haviam apresentado, quando nasceram, alterações em nove desses genes em relação às demais.
Importante ressaltar que os pesquisadores não se referem a mutações genéticas, mas a alterações nos genes que não afetam o código genético (chamadas de “alterações epigenéticas”). São mudanças comuns, que ocorrem durante toda a vida da gente pelos mais diversos fatores, como o meio ambiente ou até mesmo a prática de exercícios. No caso dos fetos, essas alterações podem ocorrer por atitudes prejudiciais das mães, como uma dieta ruim ou o tabagismo.
—–
Fonte:
Fatores ambientais podem predispor uma criança à obesidade antes mesmo de ela nascer
Deixe uma resposta