Confissões de uma Mil em Uma: por que minha casa tem que estar perfeita?

Camila Dias
@diascamila

Publicado em 27 de abril de 2012

A leitura do texto da Maira dessa semana despertou em mim pensamentos sobre o porquê de eu querer que a minha casa esteja sempre muito organizada, limpa e que os vidros das janelas estejam sempre reluzentes. Se você, assim como eu, é esposa, mãe, profissional, dona de casa, filha, amiga, blogueira e mais mil coisas, sabe que isso não é possível sem a ajuda de um(a) profissional ou de uma lista de tarefas divididas entre os membros da família.

Afinal de contas, para que serve uma casa imaculadamente limpa e organizada? Quem é que se importa com isso hoje em dia? Será que isso não é apenas um paradigma machista da época que a mulher era SÓ dona de casa e tinha o tempo todo “livre” para se dedicar à limpeza e organização, além de esperar o marido com a janta pronta e a cozinha já brilhando para sentar-se e comer? Me dei conta que não são os outros que esperam entrar na minha casa e ver tudo lindo, EU que quero isso!

Pode parecer bobagem, mas a aparência da casa não é o detalhe mais importante do nosso dia a dia. Amar as pessoas que estão ao seu redor, dar atenção a elas, conversar, brincar, correr com os filhos… tudo isso é mais importante do que ficar separando lápis de cor em uma caixa, fitas coloridas em outra, blocos de madeira azuis de um lado e vermelhos do outro.

Por outro lado, quero muito que meu filho e meu enteado cresçam e desenvolvam a iniciativa de fazer pequenas tarefas, tipo guardar os próprios sapatos no lugar certo. Penso isso porque se cada um fizer um pouquinho das coisas rápidas e simples, a  lista imensa de tarefas diminui em uma quantidade razoável. Para tanto, já estamos ensinando os meninos a colocarem seus pratos e copos na pia depois de usar, assim que forem crescendo, já vão lavar e colocar no escorredor de louça e, mais tarde, começar o processo todo até guardar no armário.

Nós sabemos que ficar pedindo ajuda, instruindo como fazer as coisas, cansa. A gente perde a paciência e em vez de pedir e ensinar como fazer, fazemos para que fiquem prontas mais rapidamente e para “acabar logo com a história”. Eu incentivo fortemente a vocês que tentem ensinar marido e filhos o modo como você acredita que as coisas sejam feitas. Sim, dá trabalho, mas é uma vez só e você tem ajuda qualificada para sempre. Aqui em casa já ensinei o marido a pendurar as roupas no varal do jeito que eu gosto, ele faz direitinho, apesar de detestar fazer isso.

Mas o primeiro passo já foi dado: a conscientização.

Agora falta o segundo passo: a aceitação.

E depois a convivência com um pouquinho de louça suja na pia de um dia pro outro.

Por fim, é vital tentar não brigar com marido e filhos porque eles não juntaram o papel de bala do chão, poxa vida, é algo tão pequeno e inofensivo! Note que cuidar do corpo, da casa, da qualidade do nosso trabalho, é importante, mas não deve ser uma obsessão compulsiva. Concordam?

E como você lida com o quesito limpeza e organização em casa?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Confissões de uma Mil em Uma: por que minha casa tem que estar perfeita?”

  1. Rodrigo_X disse:

    Ok Mi, tu parece a minha mãe falando em algumas partes! Ela parece a Mônica do Friends com a casa! Jesus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *