Publicado em 24 de outubro de 2012
Inacreditável como tem gente que se incomoda com gordos e gordas que estão de bem com seu corpo. A mais recente demonstração disso ocorreu na página do Facebook Humans of New York, um projeto do fotógrafo Brandon Staunton que visa registrar momentos variados das pessoas que vivem na cidade de Nova Iorque.
A polêmica começou quando ele postou uma foto da estudante universitária Stella Boonshoft usando biquíni. Nada demais, né? Só que tem um detalhe: Stella é gorda e, esse simples fato, gerou uma infinidade de comentários a criticando por ter “ousado” tirar uma foto mostrando seu corpo e demonstrando estar feliz com isso.
Até esse momento, são mais de 500 mil “curtidas”, mais de 25 mil compartilhamentos e mais de 70 mil comentários (a título de comparação, a maioria das fotos desta página tem apenas em torno de 6 mil a 7 mil comentários). Depois de centenas de críticas, xingamentos e censuras à foto, muita gente resolveu partir para a defesa da moça.
O problema é que os ataques continuam, muitos disfarçados de apoio. Por exemplo, no momento em que escrevo este artigo, acabou de aparecer uma mensagem dizendo o seguinte (traduzido do inglês): “Acredito que é incrível ela ter confiança suficiente para postar isso, mas ao mesmo tempo por que não ser uma inspiração não apenas para si mesma mas para o mundo ao perder peso?”. Pior: Essa bobagem foi escrita por uma mulher que, pela foto de sua página pessoal, parece ser também uma gordinha.
Felizmente, a maioria dos comentários mais recentes é de apoio, com muita gente entendendo que o grande ponto deste debate não é se Stella é gorda, magra ou abstrata, mas o fato de que ela é uma pessoa normal que se sente bem consigo mesma e que tem tanto direito quanto uma magrinha de postar na internet fotos de biquíni ou seja lá o que lhe der na telha.
Embora a primeira reação de Stella aos ataques tenha sido começar a chorar, ela resolveu ignorar os comentários maldosos e aproveitar a chance para divulgar sua campanha contra o que ela chama de “sizeism” (algo como “tamanhismo”, ou seja, preconceito contra gordos), algo que ela combate há algum tempo em seu blog The Body Love, onde posta fotos suas de bem com a vida e algumas histórias pessoais.
Então, leitores do Papo de Gordo, vamos entrar agora mesmo no Facebook e deixar claro nosso apoio à garota! Quem está comigo? :)
—–
Fonte:
Blogueira ‘gordinha’ inicia debate na web ao publicar foto de biquíni
RT @papodegordo: Foto de gordinha de biquíni no Facebook gera polêmica – http://t.co/7tni5Byv
Isso não acontece só lá não. Tenho fotografado várias gordinhas aqui na cidade para um projeto plus size e os comentários são parecidos. Parece que são proibidas de demonstrar sensualidade, porém eu deleto todos os comentários das fotos. Acho que se não for uma crítica construtiva não merece ser ouvida.
O ser humano é complicado e cheio de preconceitos, então a partir do momento que uma pessoa toma uma decisão destas automaticatimente ela tem que ter a mente aberta para aceitar as consequencias. Eu tenho 1,87 e 125kg de muita disposição e felicidade. Não tenho preconceitos e para mim o que importa é ser o que eu sou e alcançar meus objetivos.É importante filtrar os comentários construtivos.
É CADA ABSURDO QUE TEMOS QUE SER OBRIGADOS A VER E OUVIR QUE PARECE BRINCADEIRA. AINDA NÃO TINHA VISTO ESTA PAGINA NO FACE FIZ QUESTÃO DE VERIFICAR A PAGINA E COMENTÁRIOS, O MAIS ABSURDO DE TODOS É ALGUNS TIPOS DE DEFEZA QUE OUTRAS PESSOAS FAZEM A COMENTARIOS DE CERTA FORMA INUTEIS QUE IGNORANTES POSTAM (COMO DO CARA QUE SITOU VARIAS DOENÇAS, QUE PESSOAS MAGRAS TAMBEM PODE TER).
EU POSSO SER GORDA MAIS SER SAUDAVEL. O SEDENTARISMO É QUE FAZ MAL A SAÚDE, INDEPENDENTE DE SER MAGRO OU GORDO, INFELIZMENTE O POVO AINDA É MUITO IGNORANTE PRA ENTENDER.
ela é gorda?
não importa, mesmo acima do peso ela é muito linda!
quem me dera se essa princesa me desse uma chance!
Pois é, ela é muito é linda mesmo. A se ela me desse bola hehe
Há muito tempo que não visito um dos meus blogs favoritos. Esse texto é de outubro? Caramba, o tempo voa…
Um dos maiores erros, a meu ver, é tratar obesidade como doença. Se a sociedade trata a mesma como tal, então é lógico que as pessoas terão como base a crítica negativa, pois doença é algo ruim e que deve ser curada.
Ser gordo não é doença de maneira nenhuma! Tenho 1.85m, 114 kg, ando 40 minutos 4 vezes por semana, faço musculação e meus exames mostram que sou absolutamente saudável. Onde está a doença?
Apoio a menina linda que tirou a foto de biquíni. Aliás, que fique o meu registro: apoio qualquer mulher que queira postar uma, duas ou duzentas fotos de biquíni! :))
Eh realmente comovente ver o q garotas gordinhas sofrem no dia a dia, tendo q lidar com todos esses preconceitos e discriminações…
Eu gostaria de acrescentar exemplos de preconceitos q as gordinhas tem q agüentar, e assim tentar colaborar com o fim do preconceito
http://migre.me/cmc7O
http://migre.me/cmc94
Então, como nós feios e magrelos devemos agir quando estamos perto das gordinhas?
Precisamos sair de perto das gordinhas ou basta não conversarmos com elas?
Devemos pedir desculpas às gordinhas quando nos sentimos atraídos por elas e não somos homens dentro dos padrões de beleza?
O simples enxergar da gordinha a um homem muito feio já causa uma sensação horrível ou podemos sair de perto rápido a tempo de não fazer mal?
Devemos cuidar apenas para não cantar as gordinhas ou não podemos ter nenhum tipo de contato verbal com elas?
Temos subserviência técnica para as gordinhas ou precisamos aprender a lidar com a nossa inutilidade ?
Nos ajudem, keremos colaborar com o fim do sofrimento das gordinhas
[…] da foto, com argumentos coerentes e bizarros para tudo quanto é lado. Muito parecido com o caso da gordinha que postou uma foto de biquíni no Facebook ano passado e também foi alvo de milhares de mensagens […]
[…] a sua camiseta do Papo de Gordo Conheça a graphic novel “Apagão – Cidade sem Lei/Luz” Foto de gordinha de biquíni no Facebook gera polêmica Manequim plus size gera debate na internet Obesidade mórbida e… sensual? […]
seja feliz assim mesmo e se ame acima de tudo e va se lasca os encromodado
Como pode existir tanta gente estúpida no mundo, não importa se ela é feia ou linda, gorda ou magra, a minha opinião também não importa muito, mas apenas o sorriso que ele carrega na face, isso sim importa.
[…] a sua camiseta do Papo de Gordo Conheça a graphic novel “Apagão – Cidade sem Lei/Luz” Foto de gordinha de biquíni no Facebook gera polêmica Manequim plus size gera debate na internet Obesidade mórbida e… sensual? […]
Mas ainda assim acho que a pessoa magra e muito mais bonita gordura parece relacho falta de auto controle de a pessoa não controla a noca vai controlar o que além de que gosto e relaxado