Publicado em 21 de novembro de 2012
Se você tem um animal de estimação, precisa tomar muito cuidado com a alimentação dele. Não é porque você se empanturra feliz da vida com quilos de hambúrguer e batata frita que pode considerar essa uma boa opção também pro bichinho. Afinal, a obesidade para os animais é tão ou mais grave que para os humanos.
Segundo estimativas, cerca de 50% dos cães e gatos que vivem em apartamentos nas grandes cidades estão acima do peso, correndo o risco de, em algum tempo, se tornar uma verdadeira epidemia. Isso é decorrência não só de uma alimentação equivocada e cheia de calorias como também da falta de atividades físicas.
Além da circunferência avantajada na barriga, muitos animais têm dificuldade para andar, colesterol elevado e problemas nas articulações. Só que há um problema muito grave: na maioria das vezes, os donos não percebem a real gravidade do problema e se recusam a praticar exercícios com os bichos e não querem nem pensar em colocá-los em dieta. Atualmente, muitas clínicas veterinárias oferecem tratamento especial para animais obesos (não estou falando de você, mas do seu bicho de estimação, presta atenção).
Não é o caso de fazer seu cachorrinho virar vegetariano. Basta alimentá-lo de forma correta, sem excessos, seguido as orientações do veterinário. Muitas vezes, só colocar o bicho em outro ambiente quando você está almoçando ou jantando, já ajuda (afinal, um dos hábitos mais errados dos donos de animais é dar a eles a mesma comida dos humanos).
Se você tem um bicho estimação, fique atento a seu peso e tente conscientizar as outras pessoas da importância de se cuidar da saúde deles. Faça isso antes que seja muito tarde.
—–
Fonte:
Ele é obeso ou só fofinho?
Deixe uma resposta