Publicado em 18 de fevereiro de 2013
Todo gordinho já se sentiu o centro das atenções. E não é por causa da sua personalidade forte ou bom humor, mas sim pela aparência… e, infelizmente, não de uma boa maneira.
Não, caros amigos. Não se trata de autoestima baixa fazendo com que a gente fique com mania de perseguição. As pessoas realmente olham de maneira diferente para os gordinhos. Quem comprovou isso foi a fotógrafa (e gordinha) Haley Morris-Cafiero que resolveu registrar a reação do olhar das pessoas em relação a ela em situações cotidianas.
Primeiro, Haley teve a ideia de fazer um projeto chamado Something to Weight. Nele, a artista que sempre teve dificuldade em controlar seu peso tenta mostrar como a sua aparência determinou “seu lugar na sociedade” e sua solidão em meio à multidão.
“Muitas vezes tenho me sentido deixada de fora e desajeitada”, afirma. Por isso, na série, ela se fotografou em espaços “socialmente engajadores” para tentar mostrar como seu corpo se encaixa na sociedade. “Eu escolho composições em sites: restaurantes, lojas, piscinas e outros locais de lazer. Tento justapor o meu lugar na cena com temas que contribuem para o aumento de peso”, explica.
Até aí, Haley já teria colocado muita gente para refletir… Porém, ela foi mais longe! Quando viu as imagens de Something to Weight, percebeu que atrás dela apareciam algumas pessoas tirando sarro. Surgiu aí outro projeto, a série Wait Watchers.
Fotos e mais fotos depois veio a confirmação:
“Eu sempre tive consciência de que as pessoas fazem caras, comentam e riem de mim e do meu tamanho. Agora inverto o olhar e registro suas reações a mim enquanto eu executo tarefas cotidianas em espaços públicos. Procuro espaços que são visualmente interessantes e geograficamente diversificados. Tento me colocar em composições que contêm ícones femininos ou anúncios”, comenta.
Sendo assim, que tal atender às provocações de Haley e deixar a hipocrisia de lado? Vamos refletir um pouco a respeito das fotos abaixo? Quantas vezes você sentiria incomodado ao se deparar com Haley em uma destas situações? Quantas vezes você se sentiu observado (de maneira pejorativa)?
O guarda com a mão na barriga esta com cara de que gostou dela!
Percebi isso ontem quando fui a padaria… Eu sempre olhava para as minhas roupas para ver se tinha algo sujo ou rasgado, sempre me olhava no espelho quando eu chegava em casa para ver se tinha alguma coisa no meu rosto sujo ou cabeço bagunçado, pois sempre notei que me olhavam, mas era algo “natural” pensar que havia algo errado em mim, que pudesse ser consertado. Engano meu. Na verdade, ficam me olhando por eu ser gorda mesmo. (E sempre tem gente que ainda fala que o preconceito é coisa que a gente inventa, ou tá se fazendo de coitadinho…)
Preconceito existe sim… MAS…
Sempre vai ter alguem tem olhando, por ser bonita, feia, gorda, magra, sarada, desleixada, gostosa… sempre estão olhando. O contato visual faz parte da vida, seja qual for o propósito. Desencana…
As pessoas olhem muito para mim e tambem riem para mim por ser gordo sou discriminado por ser gordo eu vou ha rua vejo pessoas a rir para mim por causa do meu aspecto cada vez saio para ha rua vejo pessoas a chamar gordo e queria ajuda e urgente?????
As pessoas olhem muito para mim sou rejeitado pela sociedade as pessoas riem para mim por ser gordo e simples sou discriminado por ser gordo e tambem chamao nomes a mim e gordo ????