Publicado em 26 de fevereiro de 2013
Se você acredita que tem que ficar magro para ser saudável, melhor rever seus conceitos. Um estudo apresentado no periódico The Journal of the American Medical Association, indica que pessoas com sobrepeso (IMC entre 25 e 30) vivem mais do que as que têm peso normal.
Os pesquisadores do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (órgão de saúde dos Estados Unidos) revisaram 97 estudos sobre a relação entre o IMC e a mortalidade, tendo uma amostragem de cerca de 2,8 milhões de pessoas do mundo inteiro. Segundo a análise, as pessoas com sobrepeso têm 6% menos risco de morte quando comparadas com pessoas de peso normal ou obesidade grau 1. Quando a comparação é com a obesidade grau 2 ou 3, a diferença salta para 29%.
Por sinal, um detalhe desses dados é interessante: quem tem obesidade grau 1 (IMC entre 30 e 35) possui o mesmo risco de de morte do que as pessoas de peso normal. A coisa só fica feia mesmo para quem está com IMC acima de 35.
Vale registrar que esses dados foram analisados com base única e exclusivamente no IMC dos pacientes. Outros fatores, como hipertensão e diabetes, não foram levados em conta nessa comparação. Ainda assim, é mais um forte indicativo de que estar um pouco acima do peso, por si só, não é necessariamente um problema.
—–
Fontes:
Quilos a mais, mas não obesidade, aumentam a longevidade
Levantamento relaciona sobrepeso com menor risco de morte
Pelo menos uma vez ser gordo tem beneficio