Publicado em 08 de abril de 2013
Você já achava um absurdo o fato de algumas companhias aéreas cobrarem mais caro para os gordos voarem ou expulsarem gordinhos de aviões? Então é melhor não planejar nenhuma viagem para Samoa, já que, por lá, os passageiros pagam a passagem de acordo com seu peso.
A piada do gordo pagando “excesso de bagagem” mesmo sem estar com malas se tornou realidade.
A Samoa Air é a primeira companhia aérea do mundo a implementar o sistema de “passagem por quilo”. Na hora de fazer a reserva online, o passageiro deve informar sua massa corporal e o peso estimado da bagagem. Na hora do voo, além das malas, o próprio passageiro deve subir na balança para que seja conferido se o registro foi feito corretamente.
Os preços variam entre 1 e 4,16 dólares por quilo (de acordo com a duração da viagem). Apesar de parecer bizarro, até tem alguma lógica se considerarmos que grande parte dos aviões da Samoa Air são pequenos (apenas 12 lugares). Como o peso total da aeronave influencia a quantidade de combustível a ser utilizado (e, consequentemente, os custos), se toda a equipe do Papo de Gordo, por exemplo, entrasse em um avião desses, o custo do voo subiria proporcionalmente muito mais do que se a viagem fosse em um avião normal da ponte aérea Rio-São Paulo.
Outro aspecto que influenciou a decisão é que Samoa é um dos países com maiores índices de obesidade do mundo. Essa medida, portanto, pode estimular as pessoas a perderem peso (ou diminuírem a quantidade de malas, talvez).
—–
Fonte:
Samoa Air cobrará passageiro de acordo com o peso
Eu só quero saber se vai ter asentos especiais para o gordo.