Publicado em 20 de novembro de 2014
Sei que essa é uma péssima notícia, mas não tenho como suavizar o que vou dizer a seguir. Se as coisas continuarem como estão, não teremos chocolate no futuro e a culpa é de todos nós! O consumo mundial do doce não para de crescer e os produtores de cacau não conseguem aumentar a oferta no mesmo ritmo para manter a produção sustentável.
Duas gigantes do ramo dos chocolates, Mars, Inc. e Barry Callebaut, alertaram que a coisa está ficando tão fora de controle que podemos atingir um panorama potencialmente desastroso se o déficit de chocolate não for controlado nos próximos anos. Atualmente os agricultores produzem menos cacau do que o mundo consome e essa está se tornando a regra.
Pra piorar, a expectativa da indústria é que estes déficits aumentem ainda mais. Em 2013 o mundo consumiu cerca de 70 mil toneladas de cacau além do volume produzido. Até 2020 esse déficit pode chegar a 2 milhões de toneladas!
Essa escassez de cacau tem duas causas básicas, uma ligada à produção do fruto e outra à maneira como consumimos o doce. Além do clima seco na África Ocidental (onde são produzidos mais de 70% do cacau de todo o mundo) uma praga decorrente de um fungo chamado Moniliophthora roreri reduziu muito a produção na região. E há também o insaciável apetite mundial pelo chocolate, especialmente dos chineses quem compram cada vez mais.
Para coroar isso tudo, ainda tem a questão da popularidade do chocolate amargo que contém muito mais cacau por volume do que as barras de chocolate tradicionais. Uma barra de chocolate média contém cerca de 10% de cacau, mas as barras de chocolate amargo podem conter mais de 70%!
Um grupo de pesquisadores está desenvolvendo árvores capazes de produzir até sete vezes mais cacau do que as plantas tradicionais, mas ainda não sabemos se o aumento na eficiência pode prejudicar o sabor. Se o chocolate acabar ficando tão sem graça quanto os tomates comprados nos mercados hoje em dia você ainda continuaria consumindo?
Enquanto uma solução não aparecer, vou começar a estocar chocolate por aqui…
—
Fonte:
O chocolate vai acabar, alerta o maior fabricante do mundo
Deixe uma resposta