Publicado em 27 de março de 2015
Hoje fomos inundados por mensagens criticando um anúncio veiculado em alguns ônibus do Rio de Janeiro que supostamente promovia o preconceito contra os gordinhos. A origem da denúncia era um post na fanpage Não Me Kahlo que trazia o seguinte desabafo da internauta Renata Ribeiro de Barros:
“Rio de Janeiro, 25 de março de 2015. Entro no BRT hiper lotado, antes das 17h… Aí me deparo com este comunicado que ficou estático por todo trajeto. Que falta de respeito… O transporte publico é sempre hiper lotado e a culpa é dos obesos? Eu hein! Prefeitura do Rio de janeiro, é mais barato investir em publicidade negativa no BRT e desviar o foco dessa grande roubalheira! Só sabem aumentar as passagens e cade o investimento? #brasil #riodejaneiro #prefeitura #eduardopaes #obesos #brt #babaquice #transporte #publico”
Entramos em contato com a agência responsável pelo anúncio de mal gosto, o Canal MOVTV, pedindo esclarecimentos sobre o que havia ocorrido de fato. A equipe de social media da empresa nos respondeu rapidamente avisando que fariam uma declaração oficial em sua fanpage explicando a situação. Leia abaixo a resposta da empresa:
“Gostaríamos de comunicar que a tela que nos foi enviada da página Não Me Kahlo fazia parte de um contexto comercial sobre um produto para emagrecer. Por falha técnica no sistema de transmissão ela se manteve travada. Infelizmente esse problema pode ocorrer com qualquer tipo de tecnologia. Interrompemos a veiculação em nosso canal e já informamos ao anunciante quanto a insatisfação relacionada ao conteúdo. Segue abaixo o comercial na íntegra para que todos possam conhece-lo e desfazer qualquer mal entendido.”
ESCLARECIMENTO Gostaríamos de comunicar que a tela que nos foi enviada da página Não Me Kahlo fazia parte de um contexto comercial sobre um produto para emagrecer. Por falha técnica no sistema de transmissão ela se manteve travada. Infelizmente esse problema pode ocorrer com qualquer tipo de tecnologia. Interrompemos a veiculação em nosso canal e já informamos ao anunciante quanto a insatisfação relacionada ao conteúdo. Segue abaixo o comercial na íntegra para que todos possam conhece-lo e desfazer qualquer mal entendido.Agradeço a compreensão. Equipe MOVTV
Posted by Canal MOVTV on Sexta, 27 de março de 2015
Como puderam notar, a imagem na verdade era apenas uma das telas do comercial de um desses produtos milagrosos que prometem te fazer perder peso sem muito esforço. Não era uma campanha preconceituosa e com o objetivo de difamar os gordinhos como muitos estavam falando nas redes sociais.
Obviamente eu sou contra todo e qualquer tipo de preconceito e acho que situações assim sempre devem ser denunciadas. Mas também acredito que é recomendado checar algumas informações antes de sair fazendo textão no Facebook e acusando as pessoas de alguma coisas nas redes sociais. Como diria minha falecida avó, um pouco de bom senso e chá de erva cidreira não fazem mal a ninguém.
Na verdade tudo foi mantido. O Preconceito e o apontar de dedos ainda estão lá. O Contexto de “tá sem espaço aqui (no onibus) por causa desse gordo aí” foi mantido. A unica coisa que mudou foi o autor. A Batata quente foi pra outra mão.