Publicado em 28 de setembro de 2017
Sempre achei que sou viciada em açúcar… confesso…
Mas será que açúcar vicia?
Existe “açúcar bom” e “açúcar ruim”?
A verdade é que muitas pessoas colocam o açúcar como o grande vilão de algumas doenças desenvolvidas ao longo da vida. Por isso, chegam a banir esse alimento da dieta. Mas não dá ser assim, né?
Com a ajuda de especialistas, o Business Insider fez uma listinha com mitos e verdades que nos ajudarão a saber se devemos ou não banir o açúcar das nossas vidas! Confira:
Existe diferença entre os vários tipos de açúcar vendidos no mercado? Uns são melhores que outros?
Em entrevista ao Business Insider, a cardiologista Jennifer Haythe afirmou que todas as variações resultam, na realidade, na mesma coisa: glicose. Sendo assim, açúcar mascavo, açúcar branco, mel… são carboidratos que, dentro do corpo, podem ser usados como glicose.
Sugar rush!!!! Açúcar deixa crianças hiperativas?
De acordo com a médica, esse é um dos mitos mais engraçados que envolvem o alimento, pois uma série de estudos já demonstrou que o açúcar não tem relação alguma com a hiperatividade.
Açúcar vicia tanto quanto drogas?
Os cientistas ainda não chegaram a uma conclusão definitiva.
Há quem defenda esse ingrediente estimula uma parte do cérebro ligada a recompensas e pode ser tão viciante quanto cocaína. Por outro lado, existem outros estudos que desmentem o fato.
Por isso, em sua entrevista, Jennifer Haythe afirmou que não há provas conclusivas de que seja viciante. Afinal, alguém aí já conseguiu ficar chapado com o açúcar?
Comer muito açúcar causa diabetes?
A Dra. Haythe comentou que a diabetes é um problema complicado envolvendo o pâncreas e o metabolismo e, por isso, comer açúcar não causaria a doença. “Quando você tem diabetes, você não produz insulina suficiente. A insulina ajuda a absorver a glicose na corrente sanguínea e no fígado como energia utilizável”, explicou.
Por outro lado, a cardiologista alertou com pessoas que estão acima do peso ou obesas têm mais chances de desenvolver a doença. Isso porque a gordura pode levar a uma resistência à insulina.
Adoçantes são mais saudáveis que o açúcar?
Stevia, Truvia, Aspartame… os adoçantes artificiais são nossos velhos conhecidos. Porém, uma pesquisa mostra que quem bebe refrigerante dietético têm duas vezes mais chances de ser obeso.
Outro estudo descobriu que a sacarina – um adoçante artificial – é mais viciante do que a cocaína.
E para piorar, outra pesquisa descobriu que quem tem costume de beber refrigerantes dietéticos está 67% mais propensos a desenvolver diabetes. Isso se comparado com quem bebem refrigerantes não dietéticos.
Cáries e buracos no dente são culpa do açúcar?
Também em entrevista ao Business Insider, Mark Burhenne, da comunidade online Ask a Dentist, explicou que ao contrário do que muita gente pensa, o açúcar não é a causa da cárie dentária. O verdadeiro vilão seria um ácido!
Quando comemos açúcar, as bactérias que residem naturalmente na boca também consomem esse alimento e produzem um resíduo ácido. É isso o que descalcifica ou desmineraliza o esmalte dental, tirando sua estrutura e criando a cárie.
O açúcar é a base de todos os problemas de saúde e, portanto, devemos eliminar da dieta?
Isso seria quase impossível, já que frutas, batatas e outras comidas saudáveis contém açúcar. Outro fato importante é que a glicose é essencial para o funcionamento do corpo.
Mas claro que precisa haver limites!
Esse ingrediente interfere no desenvolvimento de problemas do coração e na obesidade, mas a culpa raramente é apenas dele. Alimentos açucarados têm muitas calorias e geralmente são muito processado. Aí, torna-se uma questão de simples matemática: se você ingerir mais calorias do que gasta, ganhará peso e ficará pouco saudável.
Entenderam o recado? ;-)
Deixe uma resposta