Publicado em 08 de fevereiro de 2018
O Carnaval está aí e a gente só pensa numa coisa: VAMOS BEIJAR MUUUUUUUUUUITO!
Mas é sempre bom lembrar que nem tudo é festa. Conversamos com o cirurgião-dentista Edmilson Pelarigo, diretor clínico da rede OrthoDontic, sobre os benefícios e também algumas precauções que precisamos tomar antes de sair por aí distribuindo beijinhos, beijocas e beijões.
Benefícios do beijo
Beijar pode trazer diversos benefícios para o corpo:
– Eleva os batimentos cardíacos;
– Auxilia a oxigenação do sangue;
– Proporciona sensação de prazer;
– Queima calorias!
Riscos do beijo
Apesar desses benefícios maravilhosos, é importante lembrar que a boca é também responsável pela retenção de uma grande quantidade de micro-organismos. Para você ter uma ideia, uma única gota de saliva pode conter cerca de dois bilhões de bactérias.
Mas a pergunta que todo mundo se faz: a gente pode pegar AIDS com um beijo? O Dr. Edmilson Pelarigo afirma que a única hipótese de transmissão do vírus do HIV através do beijo se dá caso haja lesões e feridas abertas, o que não livra os foliões da influência dos vírus da gripe, HPV, Hepatite B e herpes, por exemplo.
E já que o assunto é boca, Pelarigo alerta sobre os efeitos do excesso de álcool:
“A ingestão de bebida alcoólica em grandes quantidades ocasiona desidratação e ressecamento das mucosas bucais, o que pode provocar lesões”.
O cirurgião-dentista também destaca que a alteração na salivação pode comprometer ainda mais a higiene. “A saliva colabora com a limpeza dos dentes e ajuda a mantê-los saudáveis”.
Dicas para beijar muuuuuuito!
A dica é manter a higiene bucal em dia mesmo com a alteração na rotina.
“O ideal é utilizar fio dental e fazer as escovações corretamente, mas alimentos como a maçã também podem auxiliar na limpeza, uma vez que possuem componentes higienizadores”, sugere Pelarigo.
Manter o corpo hidratado e ter algumas frutas a tiracolo pode também ajudar a manter a embriaguez sob controle, evitando brincadeiras que possam causar qualquer tipo de trauma, incluindo os que possam atingir a região da boca.
Deixe uma resposta