Publicado em 16 de março de 2018
Comer arroz todo dia enjoa?
Não necessariamente. Principalmente, se você variar o tipo do grão!
Esse alimento barato e presente em quase todas as refeições do dia a dia do brasileiro pode ser sinônimo de um toque de requinte e personalidade ao montar um prato.
Para te ajudar a ter várias ideias deliciosas, que tal conhecer os vários tipos de arroz?
Começando pelos mais comuns em nossas vidas:
– Arroz Branco: é o tipo mais barato e conhecido. Tem pouco potencial nutritivo, pois passa por uma fase de descamação e polimento. Funciona como ingrediente de saladas, do arroz de carreteiro, em versões cremosas com bacalhau e na sobremesa arroz doce.
– Arroz Arbóreo: é ideal para o preparo de risotos, pois em cozimento lento os grãos ficam mais cremosos por liberarem amido. Essa versão italiana tem grãos longos, arredondados e de cor perolada.
– Arroz Integral: com um período maior de cozimento, necessita de mais água para chegar ao ponto certo. Tem muitas fibras, vitaminas e minerais e, por agradar diferentes paladares, pode ser utilizado como substituto total do arroz branco nas receitas que acompanham esse alimento.
– Arroz Parboilizado: possui alto valor benéfico, pois seu processamento é realizado com água quente, o que faz com que os nutrientes da casca passem para o interior do grão. Esse tipo fica sempre soltinho e rende mais por porção, sendo um substituto do arroz branco. Levando apenas um pouco mais de água e menos óleo, tem preparo similar ao do branco.
Passando agora para outros tipos, que podem ser surpreendentes quando levados à mesa:
– Arroz Basmati: é cultivado na Índia e no Paquistão, tem aroma adocicado, pois passa por um processo de envelhecimento. Como retém água, é bastante difícil ficar empapado. Cai bem com receitas de curry ou de biryani – arroz de prato indiano feito com carne e legumes.
– Arroz Negro: esse tipo de arroz é rico em ferro, proteínas e fibras, além de ter altos teores de compostos fenólicos – um importante antioxidante – que causam a sua cor escura. Muito usado em receitas asiáticas, o arroz negro precisa de descanso em água antes do preparo e pode substituir o macarrão em saladas frias.
– Arroz de Jasmim: de origem tailandesa e com características similares às do Basmati, essa variedade de arroz é também conhecida como “thai”. Ele pode ser preparado com leite de coco e é um ótimo acompanhamento para carnes com tempero marcante – como o curry tailandês.
– Arroz Vermelho: de origem chinesa, esse cereal é rico em monocolina, uma substância que reduz o nível de LDL – colesterol ruim – no sangue. Com altas quantidades de ferro e zinco, é mais utilizado no preparo de bolinhos e como acompanhamento de carnes brancas.
Agora que você já conhece todas essas variedades, é criar novas receitas! Ou, como defende a Unilever Foods Solutions, com criatividade e paladar apurado, podemos incrementar o menu e diversificar nossas refeições.
Deixe uma resposta