Publicado em 03 de setembro de 2009
É isso mesmo, Zezinho. Você não leu nada errado: chega de frango, mesmo!
Depois de duas semanas seguidas passando receitas com nossos queridos amigos de penas e em respeito ao tema do podcast desta semana (que eu quero, de todo coração, acreditar que você se deu ao trabalho de ouvir para depois, com toda propriedade, juntar-se à turba enfurecida que caminha a passos largos rumo a Salvador e que, pela quantia certa, poderá obter o endereço do Dudu e tirar satisfações com ele in loco), não usaremos carne na receita de hoje.
É isso mesmo, nada de carne. Um prato vegetariano simples e eficiente: um macarrão com tomates frescos e ervas. Simples, rápido e sem carne. Se quiser, você pode usar uma massa sem ovos, um pouco mais cara, mas garantia certa de um prato sem nutrientes animais. Engole esse choro, moleque! Semana que vem eu passo algum prato com carne…
Essa receita não é muito calórica por si só (guardadas as devidas proporções de “pouco calórica” em se tratanto de massa), mas se mantivermos em mente aquele truque aprendido lá na nossa primeira receita, você conseguirá economizar mais algumas calorias.
Sendo assim e sem muita enrolação porque o tempo é curto, clique aqui, Nino, meu pequeno italianinho, e vá se afogar numa bella pasta!
Espaguete Básico (2 porções)
Ingredientes: 1/2 pacote de espaguete (como opcionais você pode usar a massa sem ovos ou, se quiser impressionar aquela garota/garoto, partir em busca de uma bela massa artesanal ou fresca – lembre-se apenas de que, quanto mais amarela a massa, mais ovos ela contém), 8 a 10 tomates italianos maduros (é melhor comprar em alguma feira livre pois, além do preço mais em conta, o produto geralmente é mais fresco), 1/2 copo americano de temperos frescos picados (e aqui vai do seu gosto pessoal e da sua vontade de arriscar: manjericão, salsinha, cebolinha, manjerona, salsão; todos são opções válidas, busque a combinação que mais te agradar e não tenha medo de experimentar), uma colher de café de pimenta do reino verde amassada com um garfo (se você quiser um sabor mais marcante e forte, aumente um pouco a quantidade de pimenta), 4 colheres de sopa de azeite e sal a gosto.
Preparo: Numa panela grande coloque água em quantidade suficiente para cozinhar a massa e acrescente sal e um fio de azeite. Ao levantar fervura, adicione a massa e respeite seu tempo de cozimento, deixando-a al dente. Enquanto isso, frite os temperos verdes no azeite e adicione a pimenta. Deixe refogar por 5 minutios aproximadamente e adicione os tomates picados (opcional: use os tomates sem pele e sem sementes). Deixe a panela semi tampada em fogo médio até que os tomates estejam cozidos (algo próximo de 10 minutos, dependendo da chama do seu fogão). Acerte o sal.
Se você optou por usar os tomates com pele e semente, passe o molho em uma peneira e depois cubra o macarrão e sirva bem quente com um pouco de parmesão ralado grosso (ou não, caso o queijo esteja entre as suas restrições).
Agora, se você trabalhou com os tomates sem pele e sem sementes, não use a peneira. Deixe seu molho com um aspecto rústico e faça sucesso com a galerinha em casa.
Tomates sem pele – modo prático de preparar
1) ponha água para ferver em um panela.
2) em uma vasilha grande, coloque água fria e cubos de gelo (a água tem que estar muito fria mesmo)
3) faça um corte em cruz na pele da base do tomate
4) jogue-o na água fervendo e vá cobrindo-o com a água por aproximadamente 10 segundos
5) tire-o da água e coloque na água gelada ( o choque térmico fará a pele se soltar às partir do corte em cruz e você poderá despelar o tomate com as mãos sem maiores dificuldades)
6) para tirar as sementes, apenas abra o tomate e raspe-as em um prato, depois passe-as pela peneira e aproveite todo o suco em seu molho.
Nos vemos na próxima semana.
Chega de frango!
Chega de óleo de cozinha!
Chega de salada também!
Só quero CHOCOLATE! he he he he
Brincadeiras à parte, essa receita é SUPIMPA!