Al dente

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 30 de abril de 2009

Pra cozinha!
Pasta ao PommodoriÉ fato que 90% das pessoas adoram comida italiana e que, por “comida italiana”, essas mesmas pessoas entendem uma única coisa: macarrão. É fato, também, que o macarrão é uma bomba calórica. Porém, existem pequenos truques que tornam a macarronada do domingo menos abusiva com a sua cintura.

Que truques?

Primeiro: Quanto mais “al dente” a massa estiver, menos calórica ela será para o seu organismo (sabia disso, Zezinho?). Massa “al dente”, para quem não sabe, é a massa que, embora cozida, se mostra resistente à mordida. Ou seja: pare de cozinhar o macarrão até deixá-lo em ponto de sopa porque isso vai te engordar muito mais do que uma massa no ponto certo de cozimento. Italianos consomem massa alucinadamente e são um povo bem mais leve que o norte-americano, por exemplo. Entre outras coisas, isso ocorre por conta do ponto em que a massa é servida (falaremos sobre vinhos depois).

Cozinhe o macarrão no ponto certo e você conseguirá economizar preciosas calorias.

Segundo: Diga não aos molhos prontos. Essas pragas possuem tantos conservantes e quetais em sua composição que o resultado final é sempre terrível. Se o seu tempo é curto e você não sabe como tirar a pele e as sementes de um tomate pra fazer o molho na hora, opte pelas polpas de tomate (menos calóricas que os molhos prontos) ou use aquilo que a maior parte dos restaurantes usa: tomates em lata.

Com uma lata de tomates sem pele e sem semente, dois dentes de alho (ótimo para ajudar a manter a pressão baixa), azeite de boa qualidade e folhas frescas de manjericão é possível fazer um molho em menos de 5 minutos infinitamente menos calórico do que um Salsarolla da vida.

Terceiro: diminua, gradativamente, a quantidade de sal nos seus alimentos. O sal faz o seu organismo reter líquidos e isso se reflete na balança e no seu aspecto final. Há quatro anos, por problemas de pressão arterial, tive que reduzir a quantidade de sal na minha alimentação. O começo foi terrível, admito, principalmente porque não consegui me adaptar a nenhum tipo de sal próprio para aqueles que tem problemas de hipertensão arterial disponíveis no mercado. Sejamos francos: o gosto daquilo é deprimente e não lembra em nada o bom e velho sal. Por conta própria, fui reduzindo as quantidades de sal e acostumando meu paladar a viver com menos sal.. O resultado? Um paladar mais apurado.

Além de sentir de verdade o sabor de todos os ingredientes no prato, consigo sentir o tempero no ponto em pratos que, para a maior parte das pessoas, parecem insossos. O exemplo prático eu vejo em minha casa com minha família. Às vezes acho que exagero no sal e, para mim, o prato está salgado. Porém, para os demais à mesa, o prato está no ponto certo de sal.

Acostume-se com pouco sal. Depois de um mês e meio, mais ou menos, você vai começar a notar a diferença no seu paladar e na sua aparência.

Para molhos, acrescente pitadas de curry e ervas. Além de dar sabor isso não te fará reter líquidos.

Clique aqui para conferir a receita completa

    Pasta ao Pommodori
    (rende 2 porções)

    Ingredientes:

    Meio pacote de macarrão (espaguete, ninho, penne)
    Uma colher de sopa de azeite
    Uma lata de tomates sem pele picados e sem o suco
    Dois dentes de alho
    Sal e pimenta à gosto
    Folhas frescas de manjericão.

    Preparo:

    Coloque a água para ferver com um pouco de sal em uma panela grande o bastante para a massa. Enquanto a água ferve, separe os tomates do suco que vem na lata e pique-os. Guarde o suco para usar em outra receita ou, se vc prefere um molho mais “úmido”, reserve.

    Pique também os dentes de alho. Aqui vale uma observação: eu gosto muito de alho e por isso uso dois dentes no preparo desse prato. Se você está fazendo isso como uma forma de impressionar a garota ou se não gosta tanto assim de alho, use apenas um dente.
    Quando a água ferver, acrescente a massa e respeite o tempo de cozimento impresso na embalagem.

    Aqueça o azeite em uma frigideira grande o bastante para refogar a massa; acrescente o alho e refogue. Assim que você sentir o cheiro do alho refogado (antes do ponto em que ele queima), acrescente os tomates picados e refogue por uns 5 minutos.

    Acrescente folhas de manjericão fresco e refogue por mais um minuto.
    Acerte o sal e a pimenta.

    Se quiser, acrescente um pouco de curry no lugar de pôr mais sal.
    Com uma pinça, retire o macarrão cozido da água (não é pra escorrer), e coloque na frigideira com o moho. A água do macarrão se mesclará ao molho refogado deixando-o mais úmido. Se preferir, escorra o macarrão e acrescente um pouco do suco do tomate.
    Sirva acompanhado de queijo parmesão em lascas e decorado com folhas de manjericão.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Al dente”

  1. Thalita disse:

    Oie!
    Adorei o post, e confesso q não sabia q as massas al dente eram menos calóricas… excelentes dicas e receita maravilhosa!!! amei!

    • Flavio F. Soarez disse:

      Pois é Thalita: massas al dente têm uma absorção diferente no nosso organismo e por este motivo são menos calóricas.
      Claro que qualquer prato de massa continua sendo calórico mas, se o seu estiver al dente, fará menos “peso” na balança que o daquele sujeito nojento que gosta do macarrão me ponto de sopa.
      Outra dica: nunca, jamais, em hipótese alguma use macarrão instantâneo.
      Beijão e continue conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *