Estudo relaciona vegetarianismo a distúrbios alimentares

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 04 de junho de 2009

Prato de salada vegetarianaQue gordo nunca teve de ouvir discursos dos comedores de vegetais, que colocam a culpa de nossos quilos a mais na gordurinha do espeto de picanha, nos filés a parmegiana, polpetas e demais pratos que nós, glutões carnívoros, devoramos com orgulho?

Pois o que os adoradores da alface e da soja não sabem é que um estudo feito com 2.516 jovens e adolescentes nos Estados Unidos, publicado no Journal of American Dietetic Association, descobriu que apesar de promover benefícios à saúde, pessoas que seguem uma dieta vegetariana podem estar mascarando transtornos alimentares. O tal estudo mostrou que, se comparados com aqueles que não haviam adotado uma dieta sem carne, em média, o dobro dos entrevistados que se declararam vegetarianos também confessou ter usado métodos não-saudáveis para tentar emagrecer.

Vegetarianos e os distúrbios alimentares

Para os jovens e adolescentes que vivem brigando com a balança, adotar uma dieta à base de vegetais acaba sendo visto como uma maneira de emagrecer, não como uma forma saudável de se alimentar. Por isso, os dados coletados entre os entrevistados que estavam nessa faixa etária revelaram que um total de 21% daqueles que tentaram o vegetarianismo afirmaram já terem usado de remédios, laxantes, diuréticos ou ainda tentado provocar o vômito para emagrecer. Somente 10% dos não-vegetarianos admitiram ter recorrido a esses métodos.

Segundo os médicos que realizaram o estudo, ainda que uma dieta livre de carnes possa ser recomendada para os adolescentes, quando eles optam sozinhos por serem vegetarianos é importante descobrir o real motivo, pois isso pode sinalizar a existência de distúrbios alimentares em vez de uma escolha saudável.

Porém, existem coisas que não se pode negar: os vegetarianos costumam ter menos sobrepeso do que os onívoros, pressão sanguínea mais regulada e taxa de colesterol baixa.

É importante ressaltar que, apesar de ser altamente carnívora, a equipe do Papo de Gordo respeita os vegetarianos e acredita que esta é mais uma daquelas pesquisas inúteis que só os gringos são capazes de fazer.

————–
Fonte: O lado negativo do vegetarianismo

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

31 respostas para “Estudo relaciona vegetarianismo a distúrbios alimentares”

  1. Tanko disse:

    Bom, como semi-vegetariana que sou, posso dizer que é fato, vegetarianismo e saúde não têm uma relação direta. Se a pessoa continua que nem eu, atacando o chocolate, a pizza e o macarrão, não adianta xongas ela parar de comer carne para ser mais “saudável”.

    Nunca tive distúrbios alimentares, a não ser que ter “cabeça de gordo” seja um distúrbio, isso é, comida é IMPORTANTE para mim.

    Eu parei de comer carnes vermelhas e aves por gostar bichinhos mesmo. (e discriminação contra os peixes, eu sei) Se fosse por saúde eu estava lascada. No primeiro ano eu ganhei peso e um índice ferrado de triglicerídeos como já comentei aqui.

    É claro que não vou “salvar o mundo das cáries” com isso, não tenho ilusões. Mas eu me sinto bem em ajudar um pouquinho que seja o planeta. Assim como reciclo meu lixo e uso algo de energia solar em casa. A minha consciência fica mais levinha, meu corpo não tanto.

  2. Dango disse:

    Antes virar vegetariano pq de um desturbio do que virar anorexico ou algo do tipo… dos males o menor.

  3. Mariza Sales disse:

    Com a minha idade,tenho consciência que preciso comer mais vegetais,no entanto adoro uma carne….ou melhor uma picanha,uma carne de sol de dois pelos ….. só de falar a minha boca encheu de água.No momento por motivo de saúde,tenho evitado um pouco os excessos….

  4. Ricardo disse:

    Papo furado. As pessoas têm que tomar muito cuidado com a maneira que se interpretam resultados de pesquisas científicas. Os números podem dizer várias coisas, dependendo de como você anuncia. É o caso dessa matéria, que tenta usar o vegetarianismo como bode expiatório de problemas alimentares de origem psicológica. Esses jovens foram na onda de que o vegetarianismo era uma solução mágica para suas insatisfações com a sua imagem corporal e se deram mal.

    Contra-exemplo: eu sou vegetariano há 2,5 anos e continuo sendo um gordo de 130 kg! De verdade! =D

  5. zoh disse:

    Na india varias pessoas não comem carne e não tem esses disturbios.

  6. Jorge disse:

    Relacionar distúrbios de peso com uma "solução" vegetariana e publicar isso como se todos os vegetarianos fossem pessoas com problemas é um típico "não-serviço" de (in)utilidade pública. Poucos vegetarianos que conheço o são para serem mais saudáveis. A questão ideológica a meu ver conta muito mais. Eu não concordo com a forma com que os animais são tratados, e para não participar neste "genocídio" mundial eu me abstenho de carne. Além de que os gases produzidos pelos imensos rebanhos contribuem também (e muito mais do que vcs imaginam) para o efeito estufa (diminuir o números de rebanhos como uma forma de combater o aquecimento global? É uma das vias.) Ser vegetariano nada tem a ver com pessoas com problema de peso, anorexia, bulimia, etc, mas sim com uma condição de vida mais saudável, mais consciente do papel do ser humano dentro da natureza e do planeta. Ah, e sim! Todo o sul da Índia é maioritariamente vegetariano, por tradição e religiosidade, e tem uma cozinha riquíssima de dar inveja a qquer outro país!

  7. alpha disse:

    sou vegetariano. feliz futuro infarte!

  8. Nic disse:

    Falou tudo Jorge. Uma coisa não tem nada com a outra, e me desculpe quem postou a matéria, parar de comer carne pra ficar perder peso é coisa de quem está no armário e logo vai sair… se é que me entendem. Ser vegetariano é muito mais que isso, é saber seu papel e seus deveres com o nosso planeta. É um tremendo egoísmo o que estamos fazendo com nossos recursos naturais sem pensar no amanhã.

  9. Nélia disse:

    Acho que já é tempo de parar com esse esteriótipo do vegetariano magro, fraco, doente e fanático.
    Sou vegetariana há 3 anos por RAZÕES ÉTICAS e tenho, hoje, mais 6kg do que na época em que parei de comer carne, porque na altura tinha 20 anos e sei que é perfeitamente natural que o peso sofra alterações em função da passagem para a idade adulta.
    Nunca tentei "converter" ninguém à minha filosofia de vida, embora o inverso nem sempre aconteça: as pessoas que praticam a alimentação tradicional é que parecem ter algum problema com os vegetarianos, como, aliás, se pode ver por este artigo. Para mim não faz sentido comer um animal, porém consigo compreender que muita gente encare isso como algo normal, até porque eu também cresci numa família não-vegetariana e foi essa que me transmitiram. No entanto, exijo que a minha opção de vida seja respeitada da mesma forma.

  10. Lucio Luiz disse:

    Sugiro a todo mundo que leia o texto completo antes de achar que estamos falando mal dos vegetarianos. Ficar só no primeiro parágrafo (ou só ler o título) faz com que se corra o risco de fazer um comentário descontextualizado. Ler faz bem, pessoal :)

  11. Maira disse:

    Pessoal,
    Ninguém aqui tem alguma coisa contra os vegetarianos. Muito pelo contrário.
    Os resultados apresentados no texto são provenientes de uma pesquisa, publicado no Journal of American Dietetic Association,que está ligada à comunidade médica internacional.
    O post fala que existem pessoas MAL INFORMADAS que procuram no vegetarianismo uma maneira de emagrecer. Tais indivíduos conjugam essa forma de alimentação a métodos não-saudáveis.
    Remédios, bulimia e anorexia fazem parte do dia-a-dia dessas pessoas que, na pesquisa, se declararam vegetarianas. Talvez, porque devido aos seus distúrbios alimentares só comam um folha de alface e uma rodela de tomate diariamente.
    Quem está se sentindo ofendido com o estudo ou a notícia, deveria enviar um e-mail externando seu ponto de vista para a instituição que fez o estudo.
    De qualquer maneira, a discussão em torno do assunto é sempre bem-vinda.

  12. Rodney disse:

    Mais um "estudo" comprado pela indústria da carne… tsc tsc

  13. Taty disse:

    E o fato de não querermos ser túmulos ambulantes não conta?O amor pelos animais?O vegetarianismo oferece muitas vantagens, entre elas o corpo e a mente limpos. >.<'' Concordo com Rodney.

  14. Não sabia que vegetaranismo causava também cegueira.

    "PORÉM, EXISTEM COISAS QUE NÃO SE PODE NEGAR: OS VEGETARIANOS COSTUMAM TER MENOS SOBREPESO DO QUE OS ONÍVOROS, PRESSÃO SANGUÍNEA MAIS REGULADA E TAXA DE COLESTEROL BAIXA.

    É IMPORTANTE RESSALTAR QUE, APESAR DE SER ALTAMENTE CARNÍVORA, A EQUIPE DO PAPO DE GORDO RESPEITA OS VEGETARIANOS E ACREDITA QUE ESTA É MAIS UMA DAQUELAS PESQUISAS INÚTEIS QUE SÓ OS GRINGOS SÃO CAPAZES DE FAZER."

  15. Será que ninguém leu o último parágrafo, onde diz "a equipe do Papo de Gordo respeita os vegetarianos e acredita que esta é mais uma daquelas pesquisas inúteis que só os gringos são capazes de fazer."?

    Como disse o Lucio, ler faz bem, pessoal.

  16. André Zuil disse:

    .
    .
    Como um ótimo NÃOvegetariano que sou, adoro uma salada de vez em quando, minha preferida é a "Salada Sabor de Domingo" segue a receita: Ovo cozido, muita azeitona, muito mais bacon, catupiry a vontade, sal, pimentinha e um pouquinho de salsinha para não falar que não tem verdura na minha salada…
    Sinceramente não sei porque leva o nome de salada, mas adorei essa alternativa.. rsrsrs
    .
    .

  17. lady- quenemchiclete disse:

    Essa salada do zuil eh super!!!
    delicia neh!!!

    q comer matinho, q nada!!!
    farei feijoada hj a noite em homenagem aqueles q naum comem carnes…

    (brincadeirinha, gnt!) respeito a opçao alheia!

  18. Achei o título do post um pouco sensacionalista. Mas, whatever!

    Sou ovolactovegetariano a dois anos e fiquei um bom tempo acima do peso nesse periodo. Não foi o fato de deixar de comer carne que me faz perder ou ganhar peso.

    Essa galerinha que defende com unhas e dentes ser ou não vegetariano deveria olhar pra própria barriga antes. KCT, você não come carne? Que coisa não! Nego ta cagando pra sua decisão de tentar fazer a diferença no mundo amigo. Faça isso pra você e pare de ser fanático tentando provar que você é melhor que os outros. ;o)

    Sorry pelo "desabafo". É que eu discordo muito desse tipo de povinho. =)

  19. Xiita é foda…

    Eu fico impressionado como existe um segmento da sociedade composta por pessoas que estão acima do bem e do mal. O duro é que, no caso de alguns vegetarianos (não são todos que se aplicam a isso), eles conseguem elevar o nível de chatice e alienação à níveis excepcionais.

    Todo vegetariano que eu conheço é chato, mala sem alça, adora ser dono da verdade, mas, principalmente, ouve e lê só aquilo que quer. Tenho quase certeza que alguns que comentaram aqui se basearam só no título do post e foram preguiçosos (para não chamar de burros) para não ler o post completo.

    Se os xiitas radicais não querem acreditar em fatos, em estudos feitos, mostra mesmo que o nível de alienação está em 14, numa escala de 0 a 10. Ficar pegando no pé dos editores do blog por publicarem isso? Acho que estes seres se esquecem que, antes de ser um blog de humor, o Papo de Gordo é um blog sobre saúde, e a função deles é informar isso.

    De fato, acredito que todo mundo pode, no final das contas, comer o que quiser, que o final é o mesmo. São outros fatores que podem ser muito mais agravantes do que a comida que levamos à boca. As palavras que saem da mesma boca podem ser muito piores do que uma picanha maturada. Pensem nisso.

    Por fim, seja lá o que você for (carnívoro, vegetariano, mãe de deputado ou piloto da Braun GP), ao menos seja uma pessoa inteligente para discernir e entender que um texto de uma fonte científica não pode ser motivo para vocês se sentirem tão "afetados", achando que o mundo vai ruir. O fato é que tem muita gente que se ilude, seguindo uma filosofia de vida, que nem sempre pode ter os resultados que eles esperam.

    E, vegetarianos… aceitem e respeitem as diferenças. Não vejo carnívoros tentando doutrinar vocês para comer um bife, do mesmo modo mala e chato que vocês querem que a gente coma tofu!

    Abraços!

  20. WC disse:

    Sempre achei que fosse impossível argumentar só com fanáticos religiosos por conta de dogmas, mas ultimamente alguns vegetarianos estão fazendo com que eu mude de idéia. Será que antes de sair criticando,conseguem LER um texto, ENTENDER o mesmo e ACEITAR a opinião dos outros? Toda vez que vejo alguém falando sobre vegetarianos, poucos conseguem entender o que o autor quer passar e discutir com coerência, o restante só sabe falar: coitados dos animais; não quero morrer; salve a terra; o mel é das abelhas, a indústria da carne é malvada e mais um monte de mimimi.
    É tão complicado aceitar que para os "comedores de carne", o fato de serem vegetarianos NÃO MUDA EM NADA o modo como levamos a vida? Por pensamentos radicais assim é que nosso futebol está mais para guerra do que esporte. Se soubessem aceitar que nem todos gostam de um único time, não existiriam brigas.

  21. Tenho 21 anos, peso 62 kilos, como carne loucamente e adivinhem só! não tenho NADA de colesterol xD eu acho que tenho disturbios e nem sou vegetariano!

    ótima matéria! tks

  22. Wil disse:

    falar que nao tem colesterol com 21 anos é um baita orgulho hein! Quero ver assim com 40. Nem tanto … 30.

    O fato é que existem vegetarianos chatos que adoram catequizar quem come carne, assim como existem aos montes carnivoros que se incomodam só de saber que tem um vegetariano almoçando junto, mesmo que o vegetariano seja super na dele. Isso existe aos montes sim. Dizendo gratuitamente que vegetarianos são frescos, gays, querem chamar atenção e batem no peito que nada melhor que uma picanha, como se isso menosprezasse quem não come.

    Comportamento besta não depende do estilo de vida da pessoa … e sim da personalidade. Chatos são chatos, não importa o que comam.

    Mas o que eu quero dizer é que a grande maioria dos vegetarianos o são por etica e nao por estética. Outros mesmos estudos cientificos (inclusive ja saiu naquela enorme matéria da veja sobre o assunto) ja provaram que mudar a dieta carnivora para vegetariana engorda. Comigo foi assim, e com muitas outras pessoas que conheço também. Há muitos vegetarianos junkies … que bebem horrores, só comem porcaria, tem uma saúde pessima, mas não comem carne por uma questão ideologica e etica, seja em beneficio dos animais, meio ambiente, enfim.

    Confundir vegetarianismo com dieta para emagrecer é um grande erro. Infelizmente muito comum. Procurem se informar.

  23. jaqueline disse:

    sempre tentam critica,generalizam tudo
    Ja paro pra pensar q a maioria dos vegetarianos sao por causa dos animais!!

    sou vegetariana ha 20 anos e estou mto bem obrigada! ^^

  24. marcio disse:

    o titulo da matéria é que está errado. deveria ser "adolecentes que tentam até ser vegetarianos para emagrecer". senão, parece uma generalização tola, como VARIAS que estao esapalhadas pelo texto. contrariando a 'pesquisa', eu sou vegetariano há 15 anos, vegano há 5, e sigo tão obeso como na época que comia animais mortos. e conheço vários casos parecidos, aliás, embora as pessoas achem q 'comer alface' tem algo a ver com dieta, e não com razões éticas/filosóficas. o mais engraçado é que minha esposa também é vegana, e é magérrima, pesa menos da metada do q eu peso, o que derruba qualquer palpite dos sabichões de plantão. comemos quantidades semelhantes, aliás. um abraço aos colegas vegs! visitem http://www.anda,jor.br!!!

  25. Waltão disse:

    O pessoal, vamos aprender a ler o texto na íntegra, ok?

    Não sou vegetariano mas tenho amigos que são e não vejo problema nenhum nisso, afinal é a vontade deles. Ninguém, repito, NINGUÉM aqui está falando mal dos vegetarianos, mas sim que tem uma pesquisa que mostra que alguns vegetarianos tem a tendência de terem disturbios alimentares, só isso.

    Você(s) não se encaixa(m) neste resultado? Ótimo! Fico feliz por você(s), de verdade. Mas infelizmente existem pessoas que são vegetarianas e possuem distúrbios (assim como pessoas que comem carne também), é só isso que foi dito neste post e não que todos os vegetarianos são uns doentes e o caralho a quatro…

    E quanto ao papo com aquele discurso de que somos uns "malditos assassinos de animaizinhos pobres e inocentes…" só tenho que dizer que tenho mais pena das alfaces que são presas na terra e não tem como se defender dos agricultores que sem pena nenhuma arrancam elas do solo… :P

  26. marcio disse:

    o curioso é q esse 'argumento' sobre as alfaces só é levantando por quem come CARNE e tambem vegetarias… e que tem ouvidos tão doutrinados pela mamae e pelo papai que quando ouve ÉTICA entenda PENINHA… mas mudanças de posicionamento frente ao mundo nao é fácil, sabemos.

  27. Tânia disse:

    Orbigada pelo respeito aos vegetarianos ^^
    Eu, comedora de vegetais, estou fora do grupo de glutões carnívoros e orgulhoses…
    Bom, sobre a pesquisa, não culpo o vegetarianismo por isso, e claro que vocês também não, o problema está basicamente nas pessoas.
    Tem gente de todo tipo lutando para ficar bem na fita imposta por nossos queridos meios de comunicação. Enfim, se somos comedores de vegetais, somos por três motivos: animais, planeta Terra e saúde real. Que diferença faz um vege ou um onívoro saber sobre isso? Agora eu sei, e não faz diferença. Não me senti ofendida em momento algum, mas achei a colocação de vocês um pouco agressiva. O que tem os vegetarianos a ver com quem utiliza de meios toscos para emagrecer? As entrelinhas do texto não agradam muito aos comedores de folhas sem gosto.. =/

  28. jamile disse:

    SOU VEGETARIANA E GORDA! HUAHUAHUAHUA
    vegetariano não é sinomimo de saude

  29. Lidia disse:

    Pra começar eu falo que eu pelo menos eu virei vegetariana por que eu quis,ou melhor por que eu vi o sofrimento dos animais, para proporcionar a nos a satisfação da gula, por que a vitamina b12, pode ser encontrada no leite, e as outras nas verduras,e frutas, já parou pra pensar no sofrimento dos animais? que as vezes como as galinhas são colocados vivos na agua quente, enchidos de comida de toxinas,pra morrerem e virem parar no nosso prato! pura maldade!

  30. Renata disse:

    A maior parte dos vegetarianos o são por questões éticas e morais…esse é meu caso, não parei de comer carne por motivos de saúde, tanto que adoro uma cervejinha com os amigos!

  31. Ricardo D disse:

    Sou gordo e essencialmente carnívoro. Devoro muita carne, de preferência mal passada. Vício que prefiro manter.

    Sou compulsivo por doces. Vício que queria perder, mas não consigo.

    Já li alguns blogs de veganos (gente muito chata que adora ofender quem come carne) e me decepcionei com eles. Antes, eu os defendia, agora, quero que eles vão para … Bem longe de mim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *