Publicado em 25 de novembro de 2009
Sabe aquele leite com chocolate que a gente adora e que está na lista das coisas que retiramos do cardápio sempre que uma nova dieta se inicia? Pois um novo estudo, feito por cientistas da Universidade de Barcelona e publicado na edição de novembro do The American Journal of Clinical Nutrition, sugere que o consumo regular de leite desnatado com cacau pode reduzir casos de inflamação. E a coisa melhora, pois eles acreditam que, potencialmente, a bebida seria capaz também de desacelerar ou prevenir o desenvolvimento da arteriosclerose.
Isso porque o cacau é rico em flavonóides. Hein? Mas o que são flavonóides?
Oba! Historinha do tio Lucio!
Segundo a Wikipédia, flavonóide é o nome dado a um grande grupo de fitoquímicos ou fitonutrientes encontrados em diversas frutas e vegetais em geral, assim como em alimentos processados como chá e vinho. Entre os benefícios de seu consumo estão as ações anti-inflamatória, anti-alérgica e anti-câncer, além de seu potencial papel na prevenção de doenças cardiovasculares. Tudo isso devido às suas propriedades antioxidantes.
Voltando à pesquisa dos espanhois… para chegar às conclusões apresentadas, os estudiosos recrutaram 47 voluntários, com 55 anos de idade ou mais, que apresentavam risco de doenças cardíacas. A metade deles, que chamaremos de “sortudos”, recebeu sachês de 20g de pó de cacau solúvel para beber com leite desnatado duas vezes por dia. O restante, coitados, tomou leite desnatado puro (ECA!). Um mês depois, (provavelmente temendo uma revolta do segundo grupo) as bebidas foram invertidas.
Os exames de sangue da galera trouxeram como resultado:
E aí? Aceita um copo de leite com chocolate?
—————————–
Fontes:
Leite achocolatado pode reduzir inflamação
Maira, a respeito de um texto como esse eu só tenho uma coisa a dizer: Cadê o meu Toddynho??
Ainda bem que essa parte do meu paladar não amadureceu, e eu continuo tomando meu leite com Nescau! Pode não ser todo dia, mas bem frequentemente.
E viva o Chocolate!
Eis aqui minha conclusão:
Café da manhã: Leite com Nescau
Almoço: vinho tinto
Lanche da tarde: Leite com Nescau
Jantar: Vinho tinto
Esta é a "vida saudável" que me serve…
Aderei o cardápio, Laureano! Muito bem pensado!
Ih, Fábio! O meu paladar também não amadureceu. Mas não gosto de Toddynho. Prefiro Nescau e Ovo Maltine. E viva o chocolate!!!!!