Publicado em 18 de março de 2010
Um leitor e ouvinte do Papo de Gordo me enviou a seguinte questão pelo Twitter: “Você não tem alguma receita de tofu? Fui comer igual a queijo e, meu Deus, como é ruim; mas preciso comer porque não engorda… já joguei fora dois que eu havia comprado”.
O leitor mais desatento vai dizer que o médico quer mais é que o gordinho se ferre comendo um treco complicado de se preparar, mas a verdade é que o tofu é um alimento extremamente versátil e uma poderosa fonte de proteínas (pergunte a um vegetariano).
(Momento cultural do tio Lucio mode on) De acordo com a Wikipédia, o tofu é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca cremosa e apresenta-se sob a forma de um cubo branco. É originário da China, mas muito comum também na alimentação japonesa e coreana. O processo de fabricação a partir do leite de soja é muito similar ao do queijo fabricado a partir de leite, tendo também a mesma consistência. É por isso também conhecido por queijo de soja. Tem um sabor suave e, por isso, é geralmente usado em receitas relativamente simples. Na culinária asiática o tofu é usado em todo o tipo de receitas, tanto doces como salgadas. Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes, ou fermentado como picles, etc. Nutricionalmente tem um conteúdo protéico muito rico e por isso é usado no Ocidente como substituto da carne por vegetarianos. (momento cultural do tio Lucio mode off)
Nosso leitor classificou o tofu como “ruim” porque tentou comê-lo como se fosse um queijo. Mas tofu não é queijo (da mesma forma que “leite” de soja não é leite) e desfazer essa confusão é parte fundamental do processo de “aprender a comer tofu”.
Em um preparo mais básico, ele pode ser cortado em cubos e temperado com shoyu e cebolinha e servido como um tiragosto ou como complemento a alguma salada.
O japoneses também gostam muito de consumi-lo com missô (já falamos nisso quando demos a receita aqui).
Colocá-lo em saladas em substituição ao queijo também é uma opção viável.
Mas, se você busca algo mais além das opções mais evidentes, hoje faremos um espetinho vegetariano que pode ser o sucesso do seu churrasco (principalmente com o público feminino que, em sua grande maioria, prefere opções mais leves e saudáveis).
Espetinhos de Legumes com Tofu (6 porções)
Ingredientes: 1 pimentão vermelho, 1/4 xícara de chá de shoyo, 2 abobrinhas italianas, 6 cogumelos (sugestão: shytake), 6 palitos de madeira para churrasco, 12 cebolinhas (ou cibouletes), 300 g de tofu (cortado em cubos)
Preparo: coloque o tofu por cerca de 1 minuto no micro-ondas para retirar o excesso de água. Em seguida, descasque as cebolinhas e reserve.
Corte os cogumelos ao meio e as abobrinhas em 6 rodelas grossas. Corte o pimentão em cubos e comece a montar os espetinhos alternando o tofu, o pimentão, a abobrinha, a cebolinha e o cogumelo.
Distribua por cima o shoyo e deixe marinando por 30 minutos.
Leve à grelha (ou churrasqueira) e deixe dourar por igual. Pode servir puro como um petisco ou, se for a sua refeição principal, com arroz integral.
Na próxima semana mostraremos mais uma receita com tofu. Até lá.
Valeu Flávio, vou fazer este espetinho e também usa-lo em saladas como vc sugeriu. Qdo fui comer o tofú foi muito ruim mesmo, mas como nem conhecia e não tinha informação de como prepara-lo foi traumático :-P .
Adorei o seu "Momento Cultural" já temos um concorrente para o Tio Lúcio.
Vou ficar no aguardo de mais receitas.
Um grande abraço.
Obrigado pela dica Flávio. Uma forma gostosa de comer tofu, é cozido com carne e legumes.
Boa receita… mas o problema é o cogumelo, pq não faz parte do tipo de alimento presente nas cozinahs da minha família…
Tem que ser fresco?? Cogumelo fresco precisa de algum tipo de cuidado especial ou é só comprar, tirar da embalagem e ir colocando no espeto?
AMEIE AS DICAS DE CHURRASQUINHO, ESTOU QUERENDO ENTRAR NESTE RAMO
E ACHEI AS RECEITAS BEM DIFERENTE DAS QUE TEM AQUI NA MINHA REGIÃO
VOU FAZER TODAS