Publicado em 15 de abril de 2010
Tem gente que não gosta. Rezam as lendas que guerrras civis começaram por menos que isso. Mas é fato que misturar doce e salgado num mesmo prato é uma experiência gastronômica única e indescritível. A combinação certa de sabores e texturas estimula todos os receptores da língua e podem tornar o simples ato de comer em um momento quase orgásmico.
É essa busca pelo prazer no comer que leva os grandes chefs a procurarem cada vez mais novas combinações que harmonizem doce, salgado, ácido e crocante. Os grandes pratos da cozinha internacional buscam o perfeito equilíbrio entre essas sensações.
A receita de hoje não é um prato tradicional da cozinha internacional, mas uma adaptação menos calórica de uma receita muito comum no Oriente Médio que busca harmonizar o doce e o salgado utilizando-se (no nosso caso) de um ingrediente pouco comum: o suco de soja (no caso dessa receita, trabalhamos com o Ades Zero pra manter um valor calórico baixo).
Faremos um arroz 7 cereais com alho-poró e damasco, que combina perfeitamente com um kafta feito no capricho e do qual falaremos na próxima semana.
Então, chega de enrolação! Pegue sua burca e vamos esquentar a barriga no fogão!
ARROZ 7 CEREAIS COM ALHO-PORÓ E DAMASCOS (6 porções)
Ingredientes: 5 colheres (sopa) de margarina (aqui, podemos usar a Becel, que possui uma série de propriedades benéficas ao coração), 1 alho-poró cortado em rodelas finas, 1 xícara (chá) de arroz integral 7 cereais (que pode ser encontrado nas grandes redes de supermercados ou nos empórios de comida vegetariana – o fabricante Tio João disponibiliza um produto com preço bem atrativo), 1 colher (chá) de sal, 3 xícaras (chá) de Ades Zero sabor maçã, 3 damascos secos picados.
Preparo:
1- Em uma panela, aqueça 3 colheres (sopa) de margarina em fogo
médio e refogue o alho-poró.
2- Junte o arroz e o sal e refogue por mais 2 minutos.
3- Acrescente o Ades Zero. Tampe a panela, abaixe o fogo e
cozinhe por 1 hora ou até secar o líquido.
4- Adicione o creme vegetal BECEL restante e os damascos e misture
delicadamente. Sirva em seguida.
Minha religião não permite que os doces e os salgados se misturem #PORRAFLAVIO
:P
Então vc nao come nada por que se vc coloca sal no arroz ou no feijão e macarrão estará misturando doce com salgado
Eu amo misturar doce e salgado, quente e frio etc. Aposto que vou adorar isso aí.
Caro amigo Flávio, esse arroz harmoniza melhor com feijão fradinho, mulatinho ou preto?
Ilustríssimo doutor Tapioca eu recomendaria, para a melhor harmonização, um cozido de feijão fradinho com carne e legumes, reduzindo bem o caldo até chegar próximo do ponto de creme.
Nada de tentar harmonizar com buchada de bode, viu?
Adorei suas receitas e dicas! Parabéns e boa sorte!
Att.Ana Maria
Ótimas receitas! Todas deram muito certo, obrigada.
[…] o prometido na coluna da semana passada (clique aqui), hoje faremos uma receita bem simples de kafta no […]
[…] passeio pela culinária do Oriente Médio (ou inspirado nela) que começou com a bela receita de arroz com damascos, há duas semanas, complementada na última quinta-feira pela receita muito descomplicada do kafta […]