Diminuir o consumo de bebidas doces pode ajudar a controlar a hipertensão

Bruna Antunes
@brunaantunes

Publicado em 15 de julho de 2010

Você não dispensa um copo de 700 ml de refrigerante no almoço? Uma garrafa de suco adoçado não dura nem um dia na sua casa? Então é melhor ler esse texto até o final.

Cientistas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade da Louisiana realizaram um estudo que relaciona um consumo moderado de bebidas açucaradas à diminuição da pressão arterial. A pesquisa foi publicada na revista Circulation e afirma que pessoas acima do peso e de alta estatura que consumiam menos de uma bebida ao dia reduziram sua pressão arterial em 18 meses.

Para Liwei Chen, lider da pesquisa, caso a pessoa passe a beber dois copos a menos de bebidas doces, provavelmente a pressão baixará mais ainda. A equipe avaliou dados de 810 adultos, entre 25 e 79 anos com hipertensão no limite (entre 120/80 e 139/89) e moderada a alta (entre 140/90 e 159/99). Durante 18 meses, os pacientes reduziram seu consumo em meia porção e tanto a pressão sistólica quanto a diastólica (niveis máximo e mínimo de batidas do coração, respectivamente) caíram significantemente. Para análise, foi considerado que adultos americanos bebem em média 2,3 porções de bebidas açucaradas diariamente.

A investigação tem confirmado argumentos contra o alto consumo de bebidas açucaradas, que é uma das medidas da campanha do governo americano para mudar os hábitos alimentares da população. A Associação Americana do Coração reforça que comer muito açúcar também é fator de risco para diabetes, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

Logicamente a Associação de Bebidas entrou em defesa de seu ganha-pão, argumentando que os refrescos não ameaçam a saúde e não são o único fator de risco para a obesidade e doenças cardíacas.

Alguns estados americanos estão considerando a possibilidade de cobrar um imposto dos fabricantes de tais bebidas para enfrentar o custo dos tratamentos das doenças relacionadas à obesidade. A hipertensão é a doença responsável por uma a cada seis mortes e causa gastos de R$73 milhões em saúde, segundo o Instituto de Medicina dos Estados Unidos.

Qualquer vó que se preze já disse aos seus netos: “açúcar é o veneno branco!”. O melhor a se fazer é beber água, todos já sabemos disso. O difícil é colocar em prática.

Fonte:
Diminuir o consumo de bebidas com açúcar, como refrescos, sucos e refrigerantes, ajuda a controlar a hipertensão

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

5 respostas para “Diminuir o consumo de bebidas doces pode ajudar a controlar a hipertensão”

  1. @jojonerd disse:

    Como nutricionista eu não concordo com a frase final de que o melhor a se beber é agua!
    Suco de laranja (que alias é o que colocaram na foto), sem açúcar, tem muito mais nutrientes necessários para uma boa saúde do que água!
    Eu tomo suco de laranja natural sem açúcar quase todos os dias.

  2. Lucio Luiz disse:

    @jojonerd, sim, suco de laranja é mais saudável, como até comentamos no seguinte post: http://www.papodegordo.com.br/index.php/2010/07/1

    Mas eu acho que a Bruna estava falando apenas de uma maneira genérica sobre a água :)

  3. Bruna Antunes disse:

    @jojonerd, de fato não fui clara na ultima frase. Concordo com você que qualquer suco natural de frutas (e/ou legumes) que não seja adoçado é muito mais nutritivo que água.

    O que eu quis dizer com essa frase é que é muito melhor criar o hábito de beber água do que refrigerante, ou café, ou sucos que não sejam naturais (tang e similares).

    Agradeço pela sua correção =)

  4. Eu nunca tive o hábito de tomar suco de fruta, raramente eu bebo.

  5. @jojonerd disse:

    Oi Bruna.

    Realmente deu a impressão de que você queria dizer que agua é melhor que suco de frutas.
    Mas que água é melhor que refrigerante e sucos adoçados não tenho como negar mesmo.
    Sempre curti muito os posts e o podcast do papo de gordo e o Dudu sabe disso.
    É o único site de saúde que esta nas minhas paginas mais visitadas do google chrome. Entro todos os dias. Excelente trabalho. =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *