Publicidade

Havia propaganda desde o Antigo Egito, onde produziam cartazes e até flyers. Também havia pinturas em muros na Grécia e na Roma Antigas. Nos séculos 15 e 16, havia pinturas que auxiliavam a divulgação de volantes na época. Tipo um post pago hoje em dia.

Mas as propagandas como conhecemos hoje começaram a aparecer no século 17 em jornais na Inglaterra. Normalmente eram propagandas para vender livros, jornais e medicamentos. Foi na mesma época em que surgiram as primeiras regulamentações, já que muita gente começava a divulgar propagandas enganosas.

Os classificados se popularizaram nos Estados Unidos no século 19. Isso levou ao surgimento da mala-direta. Para os mais novinhos, isso é um tipo de spam mandado pelo correio.

A primeira agência de publicidade surgiu em 1841 em Boston, que também foi a primeira a cobrar comissão dos jornais. 25%. Ao contrário da maioria das empresas na época, as agências de publicidade davam vagas de trabalho às mulheres, afinal, praticamente todas as compras eram feitas por elas. Ainda hoje, na verdade.

Quando os programas de rádio começaram, não tinham propaganda, já que eles eram patrocinados pelas empresas que vendiam os aparelhos e existiam para isso. Só depois de algum tempo, com outras empresas, organizações e pessoas produzindo esses programas, a publicidade passou a surgir. Antes, com patrocinadores de cada programa e, depois, com propaganda o tempo todo, já que isso dava mais lucro. A TV seguiu esse padrão.

Hoje, as propagandas cada vez estão mais fortes na vida de todos nós, com os publicitários criando formas de vender geladeira pra esquimó, pente pra careca e iPod pra surdo e convencendo todo mundo que bêbados inveterados pegam mulheres gostosas em qualquer bar, que uma simples pasta de dente vai deixar seu sorriso tão branco que mulheres gostosas vão querer te beijar e que passar um desodorante vai fazer um bando de mulher gostosa querer te agarrar.

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Momento cultural originalmente apresentado no Papo de Gordo 37 (Gordos vs. publicitários)