São Paulo

O lema de São Paulo, presente em seu brasão, é a frase em latim “Non ducor, duco“, que significa “Não sou conduzido, conduzo”, o que faz sentido, já que São Paulo é a mais importante cidade brasileira e principal centro financeiro da América do Sul. Além disso, é a sexta maior cidade do planeta, e décima mais rica do mundo.

São Paulo recebe em média 11,3 milhões de visitantes por ano, sendo 9,7 milhões de brasileiros. O turismo de negócios é o que mais movimenta a economia paulistana, embora existam centenas de opções ligadas ao turismo cultural, como o Museu do Ipiranga, o Museu da Língua Portuguesa, o Parque do Ibirapuera, a Catedral Metropolitana, além de áreas onde encontramos cultura de outros países, como o bairro da Liberdade, o Bixiga, a Santa Ifigênia e a Galeria Pagé, com cultura e produtos muy buenos de otros locales, né?

Porém, a cidade que não dorme tem um fabuloso lado turístico que é o turismo gastronômico. É possível comer qualquer tipo de coisa a qualquer hora do dia ou da noite, seja pizza, comida japonesa ou churrasquinho de gato. E o gordo preguiçoso nem precisa sair de casa porque porde pedir tudo por telefone. Tudinho mesmo.

—–

Momento cultural originalmente apresentado no Papo de Gordo 46 (Turismo gastronômico: São Paulo)