EDUCAR para o mundo ou Educar o MUNDO?

Camila Dias
@diascamila

Publicado em 14 de outubro de 2011

Outubro é o mês do Dia das Crianças e para comemorar em grande estilo, estamos publicando alguns textos para incentivar nossos queridos leitores a refletirem sobre assuntos do tipo: nossas ações como pais, que tipo de presente comprar para os pequenos, quehoras coloca-los para dormir e outros que ainda estão por vir…

Vamos conversar sobre educar? A vida se tornou uma constante gincana de que tem mais, quem ganha mais, quem compra mais disso ou daquilo. Ao mesmo tempo que algumas empresas sofrem pelo despreparo de seus profissionais, ocupantes de cadeiras públicas desviam verbas para seus próprios bolsos. Já os professores, os ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO, são tirados para bobos em público todos os dias. Seja qual for a vocação do seu filho, faça-o sempre respeitar a todos, independentemente do que sejam, do que fazem e de onde moram.

Respeitar o professor é primordial. Se o salário dele não é bom, que pelo menos a vivência com seu filho traga coisas boas para essa pessoa que passa horas do seu dia e do seu final de semana preparando as aulas.

Onde estão os valores morais e éticos? Onde estão as virtudes? Onde está a educação? Como você quer que seu filho cresça? Como você quer que ele seja descrito? Você gostaria que seu filho se tornasse um ministro federal e desviasse verbas que ajudariam na saúde, na educação, na pavimentação da sua rua em prol de si mesmo? Se você julga que sentar na frente da TV com seu filho é tudo o que ele precisa, por favor, repense. Converse, troque ideias, mostre como agir em situações cotidianas! Dê valor ao seu pequenininho e faça com que ele se torne uma pessoa E D U C A D A de verdade.

Amanhã, dia 15 de outubro, é DIA DO PROFESSOR! Dedique um minutinho do seu tempo para lembrar de seus mestres e, onde quer que estejam, imagine-se dando um abração neles!

Dedicatórias: aos meus pais, meus irmãos, meus mestres de escola e aos colegas do curso de magistério e da licenciatura de Letras. Dedico também aos professores do meu filho e do meu enteado, tanto os atuais como os futuros! Também ao nosso amigo Conrad, que por ser um professor super dedicado, não consegue mais acompanhar as gravações do Papo de Gordo, nem escrever sua linda coluna aqui. Agora, para não dizer que não falei em flores, dedico esse post ao mimizento Dudu Sales que é professor universitário e ao tio Lucio que é dono da escolinha Petraskis!

Conte-me, que tipo de adulto você quer que seu filho seja?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

14 respostas para “EDUCAR para o mundo ou Educar o MUNDO?”

  1. Fábio Uliana disse:

    Camila, essa é a melhor homenagem que podemos receber!

    Obrigado!

    O que aconteceu de pior para os professores foi que a grande maioria dos pais passou a acreditar que a OBRIGAÇÃO E A RESPONSABILIDADE de educar é única e exclusiva do Professor, afinal, pagando ou não, "pra que eles estão colocando os filhos na escola?".

    É importante frisar que a educação acontece a todo momento da formação de um indivíduo, nos menores detalhes. Portanto, os Professores devem ser (e uma grande maioria é) parceiros dos pais nesse processo!

    Educar para a vida para educar o mundo!

    Parabéns mais uma vez pelo post! Para o alto e avante!

  2. Leo Luz disse:

    Uma dedicatória aos meus professores em forma das suas palavras!

    Profª Rosalinda de Português. Profª Ivete de Matemática. Joel, de Ed. Física.

    Formadores da minha opinião e dignos de um grande abraço amanhã.

    E Mi, huge hug 4U teacher!

  3. Mariza Sales disse:

    Parabéns Camila pela sua homenagem ao Professor . Também sou professora (agora aposentada) e sempre gostei de dá aula . Ja tive muitos alunos ,pois sempre ensinei em Escola Pública.

  4. Edmilson disse:

    Se não fosse os meus professores eu não estaria aqui, claro que existem professores ruins e matérias chatas mas todos são necessários, tive ótimos professores que se mantem na minha memória e coração e sem os quais eu não teria me formado em administração este ano. Obrigado a todos

    • Camila Dias disse:

      Eu detestava exatas, apesar de gostar dos professores. Acredito que cada pessoa tem facilidade e tendência de gostar de matérias distintas e os professores devem levar isso em consideração. Graças a Deus, meus professores de exatas sempre viram que eu ia muito bem em português, inglês, história e não me reprovavam, kkk.
      Parabéns pela formatura!

  5. izaprado disse:

    Na sexta-feira à noite, eu e o Fred estávamos indo ao show do Tears for Fears, quando paramos num posto para olhar o freio da moto que, aparentemente, estava com problemas.
    Ali, presenciei uma cena terível:
    Um garoto de +/- 10 anos estava andando de skate em volta das bombas do posto quando um dos frentista falou para ele não andar ali!
    O menino, todo cheio de si, xingou pesadamente o frentista, que indagou o que o menino tunha dito.
    O menino voltou a xingá-lo e, quando o frentista se aproximou, o menino apenas disse: "Bate em mim, euq eu meto um processo em você".
    Simples assim!
    Acho que fiquei tão atordoada com a cena que o frentista olhou para mim e disse: "Aí, depois, ele cai por aqui e a mãe vem brigar comigo".
    OMG! Quando foi que as coisas ficaram assim? O.o

    EDUCAÇÃO é tudo e, sim, os professores têm que ser muito bem remunerados.
    Só assim eles poderão lidar com as crianças e, juntos aos pais, educá-los perfeitamente.
    Educar não é só missão da escola. Pelo contrário,começa em casa e é fortalecida em casa, no convívio com os pais, irmãos, avós, tios, primos, etc. A escola apenas reforça isso!
    Meu pai sempre disse: quem ama, educa! É importante estabelecer limites, dizer não, etc.
    Só assim, a criança poderá se tornar um adulto sério e capaz de conviver saudavelmente em sociedade.
    A escola contribui muito para este processo. Mas ela sozinha não vai fazer a grande diferença!!!

    Minha homenagem aos mestres de minha vida:
    – Papai (além de pai, um professor muito querido por seus alunos!)
    – Prof. Débora da terceira série
    – Prof. Angêlo de Química do terceiro colegial
    – Prof. LM (orientador de TCC e mestre da Faculdade)
    – Prof. Amálio (orientador do Mestrado)
    OBRIGADA!

    =)

    • Camila Dias disse:

      Nossa, fiquei toda arrepiada com a história do menino no posto de gasolina, é muito triste ele pensar que é dono da verdade enquanto corria bastante perigo.

      • Fred Aguiares disse:

        Eu só vi este tópico agora…e tb nem vi o menino fazendo isto ao frentista, ela me contou depois, mas que eu faria questão de ajudar o frentista segurando o menino p/ colocar uma pimentinha indiana que eu tenho em casa eu gostaria! Sério eu ainda me qustiono sobre o fim das palmadas…

        Um bj meninas!

  6. ana silvestri disse:

    Muito lindo filha, bigada… (SA 3x)

  7. Camila Téo disse:

    E agora, quase dois anos depois, faço questão de resgatar esse texto, para aqui deixar minha singela homenagem não somente aos meus professores, mas também aos meus alunos que tanto gosto… Aos que ainda estão por aqui e também aos que já se foram.
    Em abril “perdi” um aluno, que tinha tudo, mas fez as escolhas que quis. Ele tinha apenas 22 anos. Doeu muito, me senti impotente diante de tamanha crueldade com a qual ele foi morto (facadas durante uma madrugada).
    Educar é uma missão que assumimos, não para esse mundo, mas para outro muito, que é possível construir ainda aqui (agradeço aos professores Paulo Freire e Moacir Gadotti por esse ensinamento).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *