Que presente eu dou?

Camila Dias
@diascamila

Publicado em 07 de outubro de 2011

Até a próxima quarta-feira, a grande incógnita para as crianças é saber o que, da lista de pedidos para o Dia das Crianças, os pais vão comprar para elas. E, para os pais, o grande ponto de interrogação acaba sendo: comprar todos? Comprar o mais educativo? Comprar aquele que eu gosto também? (gostou dessa opção, não foi?) Como você classifica e escolhe as opções da listinha do seu filho? Qual o efeito que você quer que seu presente faça?

Em geral, os presentes são brinquedos. Ótimos companheiros, eles auxiliam a estimular coisas do tipo: criatividade, psicomotricidade, socialização entre outros. Acima de tudo, os brinquedos divertem! Um detalhe importante na hora de escolher o presente para o seu filho, sobrinho, afilhado, primo, é saber qual tipo é mais adequado à idade da criança!

Lá em casa, os guris ainda não tem noção de datas comemorativas, sequer que há uma “obrigação de se ganhar presente”. Isso facilita bastante, por enquanto. Este ano, compramos uma pilha de DVDs de animações, que é diversão garantida para toda a família e serão utilizados por vários anos. Ocupam pouco espaço, são divertidos e as crianças não enjoam do presente da manhã para a tarde. Claro que também comprei um brinquedinho para cada um, custou R$20,00 ao todo e tenho certeza que vão amar: piões. Sim, piões daqueles que giram!

O presente também pode ser algo diferente de brinquedo. Que tal supreender as crianças ao acordar com um piquenique de café da manhã no chão da sala? Toalha xadrez e tudo o mais? Sente com seus filhos no chão e façam bagunça juntos! Vai ser demais!

O único Dia das Crianças que eu me lembro da minha infância foi jantar especial que meus pais prepararam para gente: cachorro quente, refrigerante e picolé ChicaBom de sobremesa! Em casa só se comprava refrigerante em ocasiões especiais, sobremesa também era algo raro. Esse dia foi o melhor: uma refeição de junkfood. Isso é Papo de Gordo!? É, sim senhor!

E você? Qual presente de dia das crianças mais te marcou?

Fonte da tabela ilustrativa: Adorável selva de brinquedos

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

30 respostas para “Que presente eu dou?”

  1. Acho bacana pais que compram pros filhos brinquedos que eles possam se divertir juntos, brinquedos que necessitem da participação de mais uma pessoa, e não apenas dar video-games. Dar piões é fantástico, além de ser brinquedos que brincava-mos quando crianças, desenvolve a coordenação motora.

    Parabéns

    Alencar

  2. Renata disse:

    Adorava ir patinar no parque! Adorava quando a família se juntava no carro e era aquele alvoroço!

  3. Wesley Pereira disse:

    Cada dia gosto mais das postagens da Camila. Quanta singeleza, quanta doçura, sem dúvida é um texto de mãe (lembre-se de sua infancia e de sua mãe cuidando de você e comprove).

    Para quem já foi abençoado com um(a) molequinho(a) aproveite as dicas e divirtam-se.

    Parabéns

  4. Bruno Luup disse:

    :D Se dependesse apenas de querer acho que comprávamos todos os brinquedos! O ruim é o preço! Lá em casa ainda não decidimos e nem compramos ainda o presente mas vale lembrar q segundo pesquisas (bandnewsFM) o preço de um mesmo brinquedo pode variar entre 20 e poucos e 50 e poucos reais! Aff! Quanto à minha infância me lembro apenas de um presente que ganhei no dia das crianças que foi uma ratoeira das tartarugas ninjas :P Acho q esse foi o único q marcou pq foio único q não gostei! Hehehe :D

  5. Leo Luz disse:

    * . * eu também quero um montão de presente, Mi!!!!!

    Mas no meu caso, eles são caros porque são Action Figures. Hahahahaha

    Das vezes que levamos presentes para os seus guris, lembro exatamente de conversar com a Kell sobre o que eles iriam aproveitar mais. Carimbos do Batman, Tapa-Certo do Toy Story, trenzinho com barulho, e pra os pais almoços especiais!

    Hahahahahaha

    Bjo no coração Mi.

    Sempre ótimos textos!

  6. Everaldo disse:

    Não me lembro de um dia ou presente em específico da minha infância. Na verdade, raras foram as vezes em que meus pais me deram um presente em datas como natal, aniversário ou dia das crianças. A grande verdade é que eles foram presentes na minha infância todos os dias da minha vida, e por conta dessa influência, eu também penso que o mais importante, seja qual for a data, é ser presente na vida dos filhos.

  7. Claudinei disse:

    Eu sempre defendo que as crianças devem ganhar brinquedos, porque depois que crescemos teremos menos tempo para brincar. Dou preferência para brinquedos à moda antiga, porque crianças precisam fazer alguma atividade física. Depois vêm os educativos e, só depois, os eletrônicos. Não me lembro de nenhum dia das crianças que tenha ficado marcado em minha memória.

    O que eu guardo sempre é que nem sempre o que faz a alegria das crianças é ganhar O PRESENTE, mas GANHAR algum presente.

    Uma história recente é da alegria da minha sobrinha que pela primeira vez recebeu uma caixa pelo CORREIO com o nome dela escrito no lugar do destinatário. Pode parecer uma bobagem, mas aposto que ela ficou mais contente com o pacote do que com o conteúdo (apesar deste não ser tão ruim, rs).

    Trago ainda na lembrança uma menina de dois ou três anos de idade, trazida pela irmã que queria uma caixa de presente da árvore de Natal de casa. Há anos não ganhamos nada, mas eu sempre enfeitava caixas velhas com papéis de presente (muitos deles reaproveitados) para decorar a casa nessa época. A menina quis, por que quis, levar uma caixa de fósforos com duas pilhas pequenas dentro embalada em um papel brilhante com uma fita. Embrulho minúsculo. Havia muitos pacotes maiores, mas ela quis este. "Lelê, não tem nada nessa caixinha… você quer mesmo assim? Eu vou te mostrar, ó…" e, dizendo isso, desembrulhei a caixinha, abri a gaveta da caixa de fósforos e mostrei as pilhas. "É isso mesmo que você quer?" e recebi dela um aceno afirmativo com a cabeça. "Então tá…" eu disse. Coloquei as pilhas de volta na caixa, refiz o embrulho e entreguei para ela. "Feliz Natal, Letícia!". Nesse dia ela não quis ficar mais tempo na casa de minha mãe. Quis voltar logo para casa dela para mostrar o que ganhou aos pais.

  8. Laila_Flower disse:

    Amei as idéias!

    Acho que o presente deve se adaptar aos gostos e faixas etárias. Aqui em casa, quem ganha presente são as sobrinhas e afilhada, de 14 e 11 anos.

    Provavelmente será um kit de cupcakes, um mimo fofo, bonitinho e delicioso!

    Mas sempre acho bom um presente básico, não muito caro que tenha seus efeitos de diversão. Assim como este jantar especial!

    Beijos!

  9. Talita disse:

    Eu quase nunca ganhava presente no dia das crianças, e quando ganhava era algo bem simples…

    Sempre fico pensando se compro ou não presente pro meu sobrinho, sempre tento fugir disso. Ele faz aniversário perto do Natal, então a quantidade de brinquedos que ele ganha é enorme.

    Minha mãe comprou uma assinatura das revistas Turma da Mônica pra ele, achei um presente bem mais bacana.

    Ótimo texto, Ca! E na minha casa refrigerante também era artigo de luxo e a gente tinha que levar as garrafas na sacola de feira até o bar para comprar… rs

    Beijos!

    Talita

  10. Fábio Uliana disse:

    Se eu tivesse um filho, priorizaria brinquedos que pudessem estimular a criatividade, em vez de limitá-la. Hoje em dia vejo crianças com brinquedos que fazem de um tudo, menos despertar nas crianças a imaginação.

    Lembro de ganhar dinheiro das avós no natal e gastá-lo comprando meus poucos bonecos dos Comandos em Ação. Tinha os bonecos, mas nunca pude ganhar a base dos G.I. Joes, então eu me virava com palitos de dente, grampos de cabelo (que surrupiava das coisas da minha mãe), barbante e as peças de isopor que garimpava quando algum vizinho no prédio comprava algum eletrodoméstico novo. Passava horas montando a base, e muitas outras horas brincando, até enjoar ou minha base acabar no lixo por engano!

    O que pode fazer até um pedaço de cartolina virar o melhor brinquedo é ter alguém pra brincar junto. Acho que melhor que qualquer produto de loja de brinquedos é a idéia de passar horas junto com os seus maiores heróis fazendo algazarra e brincando de fantoche de meia velha, ou de aviãozinho de papel, ou o que quer que o momento permita!

  11. Carol disse:

    Camila,

    Na faixa etária dos teus, eu acho muito legal quando dá pra passar um dia inteiro curtindo juntos, tipo um passeio bem legal, algo assim. É mais importante pra eles do que qualquer coisa material.

    Eu fiz um aniversário do meu filho aqui: http://www.ciadosbichos.com.br/ e foi muito legal, recomendo. Tem passeios de um dia também, não precisa ser evento. Tem também o Bichomania, que ele conheceu com a escola e depois voltou várias vezes, dá uma olhada: http://www.bichomanianet.com.br/
    Beijo grande!

    <3

  12. Gostei das ideias, quando tiver meus pimpolhos será assim tbm! Pois então, um dia das crianças que me marcou foi um dia que meus pais armaram uma piscina de plástico no jardim, eu sou uma alucinada por piscina, adoro até hj, e criança então nem se fala. Tomei banho a valer com meus pais e irmãos, todo mundo apertadinho, bom demais.

    Nesse mesmo dia, ganhei uma barbie, mas nem dei muito cabimento a ela, só queria saber da piscina.

    Ahhh e outro dia das crianças tbm mega marcante, foi um super nitendo… aff, marcou minha infância e adolescência demais esse videogame. Maior saudades

    Valeu o post Camila

  13. Bom, o herdeiro do império Arake ainda não nasceu. Mesmo assim, gostei bastante do post. Lembrei-me de quando meu pai escondia os presentes para uma espécie de caça ao tesouro hehehehe Infância boa!

  14. Rebecca Agra disse:

    Cachorro quente, refri e sorvete, refeição perfeita para o dia das crianças!

    Adorei o texto principalmente por me lembrar que esta data não é só presente, o piquenique foi uma ideia que os pequenos podem curtir muito. Acrescento até uma sessão de pintura, comprar uns quadrinhos e umas tintas e fazer obras de arte para marcar a data. rsrsrsrsrsrsrsrrs!

    Esse ano vou passar longe da minha sobrinha, mas com certeza tchitchia vai lembrar dela!

    Um xeru!

  15. Infelizmente (ou felizmente, depende do ponto de vista) o único presente que darei ao meu filho neste Dia das Crianças é um dia inteiro de diversões comigo: vamos passear no parque público, jogar videogames, ver DVDs comendo pipoca e outras coisas assim.

    Não é nenhum brinquedo de última geração mas acho que será muito importante pra ele, devido ao fato da vida corrida que levo me reservar poucas horas com ele…

    Vida Longa e Próspera

  16. Arethusa disse:

    Bah, não lembro desse dia das crianças aí, mas lembro que a mãe e o pai se viravam como podiam pra tornar essas datas especiais, sinto um carinho enorme ao lembrar da minha infância :)

    Queria poder dividir esses momentos com meus sobrinhos lindos e brincar de pião tb – hehehe! A ideia dos DVDs é sempre uma boa também. Saudades!

    Um grande beijo!

  17. Acho que minha infância, como se usa bem esse termo, foi até os sete anos, tudo normal, brinquedos, carinho e afeto dos pais e irmãs, depois as coisas mudaram muito, a começar da casa, trabalho do meu pai, e o pior, ele me por para trabalhar, isso mesmo, trabalhar, sei que em casa mas tomava muito meu tempo! Eu era o braço direito dele, praticamente a sombra, sobra até no nome, o mesmo dele com a adição de Filho! Ele me ensinou muitas coisas como respeito e honestidade, apesar de algumas falhas que tinha, mas o assunto é presentes, então me lembrei que meu pai tb soltava pião e engraçado que ele jogava o pião de cabeça pra baixo e dava certo! Tinha as manhas dele!

    Tenho certos traumas de presentes, eu sou do tipo de pessoa que não gosta de receber e nem dá presentes! Tenho um gosto muito diferente e prefiro eu mesmo comprar meus presentes! No caso das minhas filhas, a minha mulher escolhe e eu pago! Já tem a vó e as tias, tb que enchem de bonecas, umas eu ate reclamo que são caras e as meninas nem dão o devido cuidado, mas é isso mesmo, são crianças!

    Valeu as dicas!

    Bené

  18. Fred Aguiares disse:

    Nossa que legal, um post ajudando a escolher o presente!

    Sem bem que como sou velho e entro numa loja de brinquedo eu fico fascinado, tantos brinquedos legais, tão bonitos e bem acabados.

    Eu sempre me sinto uma criança quando entro numa loja destas…

    Na minha epoca os brinquedos eram tão feinhos não faziam nada e muitas vezes nem eram pintados, eram um plastico que foi fundido numa forma de carrinho e pronto!!

    Tenho um pouco de inveja destas crianças de hoje com esta infinidade de opções, o ápice do meu sonho de consumo foi um Pense Bem! Que o "design" chegava a IMITAR a entrada de um disquete e eu ganhei, num aniversário, foi um presente bem caro minha mãe economizou quase um ano!!

    Foi um presente legal, tenho boas lembranças, mas não sei dizer se foi realmente o presente que mais me marcou, e nem foi num dia das crianças…no dia das crianças eu devia ganhar nada demais, alguma boberinha e um pirocoptero! rsrs

    O que mais me marcou sem dúvida foram os momentos que passamos juntos!

    Um grande presente é diversão o dia todo!!! Pic Nic, passeio, museu e tudo mais…

    Não tive muitos brinquedos na infancia, mas não posso dizer que não me diverti muito!

    Não me recordo nenhum dia das crianças em especial, mas me lembro de quase todos os finais de semana que não tinham nada de especial mas a minha mãe surpreendia eu e meus primos montando muuuitos sandwiches (para não gastarmos noi local) e iamos visitar algum lugar…

    Acho que dos 7 aos 12 eu visitei todos os museus, parques, aquarios, zoologicos, safaris e tudo que cabia no modesto orçamento, e são minhas melhores lembranças da infancia! Não tinhamos camera fotográfica, não tenho fotos física… mas todas foram impressa na alma, na lembrança de uma criança que quando adulto nunca esqueci!

    E nem vou..

    Acredito que um dia de diversnao com o seu filho possa relamente ser o melhor presente, seu e dele!!

    Sou bem mais simples, adepto do Pic Nic na sala!!! =)

    Um grande beijo meu e da Iza p/ cada um de vcs, *inclusive nas criança e Mignola.

    Fred

  19. Debora disse:

    Hmmmm, em casa nunca fomos muito ligados as datas…mas sem duvida os momentos em que todo mundo tava junto rindo e brincando foram os melhores da infância!

    Acho que presente de dia das crianças tem que ser algo para divertir, brinquedo, filme, livro depende da idade da criança, algo que estimule a ser criança.Bjuuu Camila!!!!

  20. Gaby Lando disse:

    Oi Camiiiiiii!

    Bom, o presente que ganhei e mais me marcou foi um Pense Bem. Nunca tinha tido nada eletrônico, nunca tive video game, mas o Pense Bem supriu isso! Aprendi mtoooo com os livrinhos educativos que vinham junto, e nos outros que tinha que comprar depois. Aprendi sobre geografia, história, matemática, biologia…. Muito legal!

    Criança merece brinquedo sim, mas eu acredito que apenas crianças que saibam dar valor e apreciem o que ganham! Se num ano ganhou e estragou em 1 dia, no outro ano não ganha!

    Beijo

  21. Daniele Gauer disse:

    Câmi, é verdade, DVDs são sempre uma boa diversão para toda a família, e eles conseguem assistir inúmeras vezes (inclusive no mesmo dia) sem cansar! Mas sem dúvida, o melhor presente não custa quase nada, que é nos dispormos a dar carinho, atenção e brincarmos com as crianças de uma maneira divertida e inusitada, como tão bem demonstraste da tua infância como maior lembrança desta data! Teus pais acertaram, "deram" o presente certo! Parabéns por mais este belo texto, são sempre "presentes", palavras verdadeiras da vida como ela é! beijos

  22. Thata_poa disse:

    Bah Camis,

    Tu sabe que eu nao tive nenhum dias das criancas especial, ate porque, meu aniversario eh dia 09/10, ou seja, ganhava o presente de aniversario e dia das criancas junto hehehe

    Era raro ganhar 2 presentes diferentes para as duas datas, mas quando acontecia era taaaaaaaooooo legal. hehehe

    beijokas

    Thata, a conterranea

  23. Otimo texto camila,

    lembro que quando era pequeno, dia das crianças eram só lembrançinhas, minha mão falava "presente mesmo só no aniversario e no natal" mas nesta data sempre tinha churrasco bolo que ela mesmo faziam que eram deliciosos.

    isso até por volta dos 11 e 12 anos que começou a ficar mais sinistra a parada pro meu lado.

    parabens pelo otimo texto camila

    omega abraços

  24. Lucio Luiz disse:

    O melhor presente para uma criança são os brinquedinhos do McLanche Feliz. O pai come o lanche e dá o brinquedo pra criança ;))

  25. Iza Prado disse:

    Meu pai nunca foi MUITO adepto de datas que ele considera totalmente comerciais: dia das mães, dia dos pais, dias das crianças, etc. Na verdade, meu pai sempre acreditou que presentes devem ser entregues quando há um bom motivo – mesmo que este motivo seja apenas uma vontade de presentear e não porque alguém estipulou! Por causa disso, deixei de ganhar presente de dia de crianças bem cedo – se não me engano, com 6 anos ou algo assim!

    Mas meu último presente de dia das crianças foi MUITO especial: o VHS de "Alice no País das Maravilhas", dublado. Meu pai sempre gostou de dar presente útil e, naquele ano, ele achou que um VHS (sim, não existia ainda DVD!) seria bem útil e nos animaria bastante. Minha irmã pediu "A Bela e a Fera". Eu, que estava em dúvida do que pedir, resolvi arriscar um filme que era MUITO comentado pelos meus colegas da escola: Alice no País das Maravilhas! E me surpreendi bastante. No início achei bem louco e confesso que demorei alguns bons anos para entender a história, mas hoje é um dos filmes Disney favorito atualmente! Então, é algo que marcou a minha vida.

    Então, adorei a ideia de vocês: uma pilha de DVDs infantis é, com certeza, um presente perfeito. Anima, entretém e traz boas recordações! =)

  26. Rodrigo_X disse:

    Olha, se eu disse que meu melhor presente de dia das crianças foi o que eu ganhei por último, em 2003, quando tinha 21 anos já: um carro!

    Na época meu primo mais novo já tinha um, e eu e minha irmã ficávamos na dependência de carro ou ônibus, aí meu pai e minha vó juntaram umas moedinhas e deram um carro para a gente. Tudo isso para evitar que eu comprasse uma moto e enfiasse a cara num poste por aí.

  27. Priscila M. dos Sant disse:

    Sempre sou a favor de presentes que promovam interação entre pais e filhos. Nada de escolher o presente que mais vai lhe dar uma "folga" do baixinho por algumas horas ou dias… Minhas melhores memórias da infância era quando minha mãe brincava JUNTO comigo, principalmente fazendo papel de minha filhinha e eu de mamãe (eu adorava esta brincadeira!!!). Das opções todas que a Camila sugeriu, a do piquenique foi a que mais me seduziu. Não é necessário gastar muito pra fazer uma criança feliz. E, ainda, ações como estas somadas a um brinquedo "simples" ajudam a construir valores importantes nas crianças, contribuindo para a educação dos pequenos. Dinheiro não é tudo, a sua presença na vida deles é que fará toda a diferença! Parabéns pelo post! ;)

  28. […] do podcast do Papo de Gordo « Que presente eu dou?Papo de Gordo 75 – Três anos de erros! […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *