Publicado em 15 de outubro de 2012
Depois de fazer um passeio pelas delícias gastronômicas de São Paulo e do Rio de Janeiro, chegou a vez de Eduardo Sales Filho, Maira Moraes, Lucio Luiz, Flavio Soares, Dr. Tapioca e Ernesto Belote (Belote Engenharia) se juntarem para dar dicas de onde comer bem na Bahia em mais um episódio da nossa série Turismo Gastronômico.
No programa de hoje, conheça o mito do “acarajé quente”, entenda qual a diferença entre comida baiana e comida nordestina, descubra o que realmente tem no tabuleiro da baiana, aprenda como fazer uma “punhetinha”, saiba o que é um acarajé ungido em Cristo e surpreenda-se com alimentos de nomes estranhos como abará, sururu e lambreta.
Prepare-se para rir e sentir forme, pois o Podcast Papo de Gordo está começando!
Conheça outros episódios da série Turismo Gastronômico.
Duração: 79 minutos
CONCURSO CULTURAL – PAPO DE GORDO EPISÓDIO 100
Crie um “Momento Cultural do Tio Lucio” sobre o Papo de Gordo e mande como um arquivo MP3 até o dia 26/10. O melhor, de acordo com nossos critérios altamente subjetivos, vai ganhar um livro e uma camiseta do PdG além de ter a sua mensagem publicada no episódio 100 do podcast mais pesado do Brasil! Solte a sua criatividade e viaje pesado na maionese!
IMPORTANTE: o áudio não deve conter trilha sonora.
COMENTADO NA LEITURA DE E-MAILS
Vote na revista Meninos & Dragões, criação de Lucio e Flavio
Curta a fanpage de Meninos & Dragões
Debate no YouPix Rio – vote na palestra “Podcast além da internet”
Petraskis em Copacabana
Aplicativo Papo de Gordo – crie capas personalizadas para seu Facebook
—
Curta a fanpage do Papo de Gordo no Facebook
Siga o Papo de Gordo no Twitter
Papo de Gordo no Google Plus
Riceguy:
*Flavio no Piratacast
*Camila no Sushi com Lasanha
LINKS RELACIONADOS AO EPISÓDIO
Gordices em Salvador
Dendezeiro
Cocada puxa
Picolé Capelinha
Pititinga
Lambreta
Belote e o Feijão do Lindú
Aprenda Como Fazer “Punhetinha”
Gostou do podcast? Você curte uma “punhetinha”? Acha acarajé um troço nojento? É apaixonado por camarão? Não consegue viver sem dendê? Sofre com a síndrome de abstinência de comida baiana? Então mande um e-mail pra gente contando tudo: papodegordo@papodegordo.com.br
RSS e iTunes
Assine o feed do Papo de Gordo no seu agregador de RSS ou clique aqui para assinar diretamente no iTunes.
iPhone ou iPad
Ouça o Papo de Gordo em seu iPhone ou iPad clicando aqui e selecionando a opção “assinar”. Caso ainda não tenha o aplicativo “Podcasts” em seu aparelho, baixe-o gratuitamente clicando aqui.
MANUAL DE INSTRUÇÕES
Aperte o PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD com o botão direito do mouse e escolha a opção “Salvar Destino Como” para baixar o arquivo no formato MP3. Ou clique aqui para a versão zipada.
Quero um abraços Especial !!!!!!!
vai ser especial pois vai ter que dividir o abraço olha só as horas das postagens
Putz… o Paulo perdeu por segundos!
Pra começar a semana numa boa.
Primero????????
aaaah garoto o/ quero abraço no proximo cast
Meu Deus!!!! Milagre!!!!!
Obrigado Dudú! rsrsrs
Bené
e dessa vez sem mimimi.
Tema interessante. Comidas baianas são deliciosas =)
Aliás queria aproveitar esse espaço para divulgar um novo podcast que comecei a fazer junto a um amigo sobre games. Chama-se Player Select ( http://www.playerselect.com.br )
Sei que é chato ficar fazendo jabá assim, mas estamos no início, então precisamos da ajuda de toda a comunidade podcastal, vlw!!! …E já estou baixando o episódio.
Parabéns pelo ótimo trabalho!
PQP! Por 10 minutos eu não consigo ser o primeiro. Tá bom pra primeira vez que comento. Sou um grande(1,90m 110kg) Fan. Abs
Baixando…
Até deu fome
Baixando 99 ouvindo pela 2ª vez todos os episodios anteriores e ancioso pelo episodio 100 aeeeee
Maaaassa mô pai.
Esse cast ficou muito pala, o melhor sobre a Bahia sem sombra de dúvida.
Tenho que confessar, eu não gosto de peixes e abará não, mas depois desse cast vou provar pra vê se mudo de opinião. Concordo com o Dudu, acarajé é muito mais gostoso.
Belote lembrou bem, sururu também é muito gostoso.
Vou ouvir novamente, dessa vez comendo algo porque bateu aquela fome…
Um salve aos bons baianos Dudu, Maíra, Tapioca e Belote.
Lúcio e Flávio valeu também ‘-‘
Parabéns por mais um excelente episódio. Confesso que não gosto muito da culinária Bahiana, como vocês mesmos disseram, acho os temperos muito fortes. Assim como o “tio Lúcio” Prefiro o bom e velho “bife com batata”.
E fico no aguardo de um episódio sobre a culinária mineira, essa sim a melhor do país (o mineiro aqui não é nem um pouco tendencioso).
Finalizando, sou obrigado a dizer dizer: Este foi o podcast com a pior trilha sonora de toda a história do Papo de Gordo hahaha. Entendam como quiserem.
Abraços
quie isso patrick, a culinaria bahiana e muito boa sim, cheia de sabores distintos e uma cor maravilhosa, e o aroma então uma festa para o olfato e um verdadeiro bacanal em nossas papilas gustativas. mas concordo sobre a trilha sonora o dudu já fez melhores.
Eu ainda preciso conhecer Minas Gerais antes de fazer um podcast sobre a culinária mineira, afinal tenho de falar com propriedade sobre o assunto! :-)
E quanto à trilha sonora, juro que doeu em mim fazer algo assim, mas não tive escolha, a culpa foi do tema.
Azeite de dendê é a versão artesanal do óleo de palma, segundo óleo mais consumido no mundo, perdendo apenas para o óleo de soja.
A Bahia não é o maior produtor brasileiro de óleo de palma… é o Pará.
O Brasil não é o maior produtor mundial de óleo de palma… é a Malásia.
Mas ainda assim, tem dendê é comida baiana…
Saudades da minha Bahia… e sua culinária gordurosa… hahahaha.
Faltou o Tourinho nesse cast. ele ia com certeza incrementar esse papo. Ah e PH também fez falta pra misturar tudo e ficar típico.
Sobre o Tourinho eu até concordo, mas PH nunca foi na Bahia e nem gosta de comida típica. :-P
Quando o Dudu comentou sobre Coxinhas, lembrei de um lugar excelente em São Paulo (até ganhou um prêmio como a melhor Coxinha da cidade). E no Bar Veloso, lá na Vila Mariana. É meio carinha, mas nunca comi uma coxinha igual. Recomendo muito!
Falando sobre o cast….acho que engordei uns 3 quilos só de ouvir vocês falando sobre todas essas delícias. Ouvido Gordo é foda!
Depois de um dia atrasado, só agora estou ouvindo o papo de gordo 99 e certamente vou participar e concorrer ao momento cultural para o papo de gordo 100, abraços para todos.
Aqui em Fortaleza se usa o termo delicatesse sim…
Culinária bahiana não faz muito meus estilo.
Ainda não ouvi, mas o Flavio que nunca foi à Bahia, deve ter tanta propriedade nesse assunto. kkk
Será que ele zoou alguém no programa?
O Flavio participar de programas sem saber nada do tema é uma constantes no PdG! :-P
Normalmente não vou além da cozinha mineira. Gosto de algumas comidas regionais, como Baião de Dois, mas nem sei a origem.
.
Sobre a questão de quarta-feira ser dia de feijoada em São Paulo, também achei estranho quando me mudei para cá. Mas você se acostuma.
.
Vale lembrar que Sábado também é dia de feijoada! Assim, tanto na quarta como no sábado são os dias de feijoada em São Paulo.
.
No Rio Grande do Sul, pãozinho também é conhecido por cacetinho. Mas vocês já devem saber disso!
.
Abraços.
.
aLx
Tô com medo de ouvir o PdG 99 pois estou fazendo dieta. Só de ler que o podcast é sobre comida baiana, já estou salivando.
Mudando de assunto, me lembrei do PdG sobre lugares pra comer no Rio de Janeiro e venho anunciar o falecimento da lanchonete Chaika, citada por Lucio Luiz naquele podcast. Foi justamente o fechamento do Chaika que me motivou a fazer esta dieta. A tristeza foi tão grande que perdi o apetite no dia em que eu soube do fato. Aproveitei o gancho que comecei a dieta. Já perdi 15 kg!
Muito bom o podcast, gostei muito, mas tenho algo a dizer:
Como assim moqueca Capixaba é peixada???
A Única moqueca que existe é a CAPIXABA!!!
O resto é peixada!
Eu sou capixaba, e a MOQUECA CAPIXABA é patrimônio do ES!
A maior prova que Moqueca Capixaba não é moqueca é que ela se chama “moqueca capixaba”, se fosse moqueca de verdade se chamaria apenas “MOQUECA”! :-P
Como todo nordestino eu ainda prefiro os temperos da minha terra, Recife-PE.
Mais comida baiana pesa até no nome!
Abraço a todos.
Só vim aqui para expressar minha solidariedade ao Lucio pois sim, é a realidade, camarão é a PIOR coisa do mundo. Porém feijão não tem como defender.
Juro que não consigo entender como alguém não gosta de camarão…
Olá Galera do PDG! Gostei do CAST ,Confesso que nunca experimentei a culinária Bahiana,mas por falta de oportunidade mesmo, fiquei com uma vontade de comer Acarajé ,caramba,deu agua na boca!
Abraços e Grande Cast!
Eu juro que não acredito que o Baiano come pimenta tipo jalapeño (ela é verdinha e servida com comida mexicana) e não sente a boca em chamas…
Já comi pimentas mexicanas e elas são realmente muito fortes. Tapioca foi no México e disse que as pimentas de lá fazem as nossas pimentas parecerem coisa de criança.
Olá pessoal, tudo bom?
Muito legal o episódio, parabéns!
Faz anos que não vou pra Bahia. Minha avó e tias moram lá. Muito bom este episódio, pois assim já tenho dicas de quando for pra lá!
Lembro que não gostei muito de vatapá e faz anos que não como acarajé. Preciso tentar de novo qualquer hora. Uma comida muito boa que a minha avó faz e a minha mãe aprendeu muito bem (é até melhor que o da minha avó, mas não contem pra ela) é o cozido. Não sei se vocês conhecem, é um pirão feito com o caldo de carnes e legumes cozidos, é muito bom!
É isso, ótimo episódio pessoal, parabéns!
Abraços!
Na minha casa sempre foi tradição ter cozido aos sábados. Não sou muito fã, mas meu pai adora.
“Quando for a Bahia, não coma na Bahia” essa foi de matar, eu ri demais! A cada episódio me divirto mais e mais.
Ah não, se é pra ir na sorveteria e só tomar sorvete de fruta eu não vou à sorveteria.
Eu, portoalegrense, já fui na Bahia e resolvi comer todas as “coisas” diferentes. Mas aos poucos, não foi tudo no mesmo dia. Meu estômago não agüentaria =D
Acredite. Os sorvetes de frutas dessas sorveterias que a gente falou são sensacionais!
MOQUECA É CAPIXABA O RESTO É PEXADA! =P
Mais um ótimo cast do PdG fiquei surpreendido por entender todas as expressões baianas , mesmo sendo Cearense admito que a culinária baiana é uma das melhores do Brasil.
Qualquer dia desses apareçam aqui na terrinha pra comer um Sarrabulho no capricho, só não peçam um cassetinho na padaria daqui por que o negócio vai ficar feio kkkk.
Oi amigos, acho que só comi três acarajés na vida, é bom, só não é bom aquele creme de abacate, o primeiro que peguei tinha este negocio! rs Estive, de passagem, pelo interior da Bahia mas não tive oportunidade de comer estas comidinhas típicas, mas com certeza devem ser boas mesmo!
Aqui nunca comi o tal feijão verde, acho que por causa do queijo, já que não gosto, mas ele é muito falado, pensava que fosse comida típica do nordeste, agora o feijão de corda eu acho que é no nordeste, inteiro o feijão preferido ou não?
Valeu!
Bené
[…] de fazer um passeio pelas delícias gastronômicas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul, chegou a vez de Eduardo Sales Filho, Maira Moraes, Lucio Luiz, Dr. Tapioca e […]