Faustão fez cirurgia não regulamentada

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 07 de agosto de 2009

Fausto Silva, o FaustãoNo início da semana, anunciamos que Faustão havia realizado uma cirurgia bariátrica. O apresentador voltou a ser notícia em toda a mídia pelo mesmo assunto, mas dessa vez de uma maneira não muito positiva: o procedimento cirúrgico utilizado não é regulamentado.

Faustão vem mantendo um comportamento exemplar ao optar por não dar detalhes sobre a cirurgia enquanto não observar seus resultados reais, já que sabe a força de sua opinião perante o público. Contudo, a técnica utilizada (gastrectomia vertical com interposição de íleo) não é reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e pela SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica).

A cirurgia experimental foi desenvolvida há cerca de seis anos pelo cirurgião goiano Áureo Ludovico de Paula com o principal objetivo de curar o diabetes tipo 2. O procedimento já foi aplicado em 450 pacientes.

Sua principal diferença para a cirurgia convencional é a recolocação do íleo (fim do intestino delgado) entre o duodeno e o jejuno. Com isso, o íleo passa a produzir mais GLP1 (hormônio que estimula a produção de insulina), exatamente o problema dos diabéticos tipo 2, no qual o íleo não consegue produzir o hormônio em quantidade suficiente.

Há especialistas a favor e contra a técnica, mas o fato dela ainda ser experimental e, principalmente, não ser voltada primordialmente para a redução da obesidade, faz com que seja necessário observar melhor os resultados dos pacientes que já passaram por ela. Além disso, para o problema específico do diabetes tipo 2, o próprio CFM sugere outros tipos de intervenção cirúrgica.

Por fim, um dado importante levantado pelos especialistas: Uma cirurgia experimental só pode ser realizada com autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Contudo, ainda não havia registro na Conep dessa técnica. A instituição já pediu explicações para o hospital e o médico responsáveis pelo tratamento, que terão sete dias para responder.

O Hospital Albert Einstein, onde Faustão foi operado, afirma que o precedimento cirúrgico é, sim, reconhecidamente experimental e que segue todos os critérios de segurança da instituição.

—–

Fonte: Folha de S. Paulo

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

10 respostas para “Faustão fez cirurgia não regulamentada”

  1. Antonia disse:

    a unica coisa que digo, emagrecer ´=e bommmmm, por tanto quero saber o preço da cirurgia, pois vou fazer tambem.

  2. kissyla lorena disse:

    voce antonia eu nao te acomselho voce faser uma cirugia mas se voce queser fazer fassa mas voce pode morrer eu nao vou fazer isso nao vou malhar vou corre mas nunca fazer uma cirugia

    • carlos disse:

      Kissyla querida, antes de correr e malhar, faça um curso de português!

    • Viviane disse:

      Se tiver que fazer faça. Pois é horrivel ser gordo(a) além de você viver a vida inteira de chacotas, a pessoa não consegue trabalhar normal e fora o constrangimento de comprar roupa, ir a um restaurante, ir a um teatro é tudo muito horrível. As vezes as pessoas q são magras empre tem algum tipo de diabetes, P.A. alterada, mas qual o fato comparado qdo vc vai a um médico? Vai emagrecer então sou a favor da cirurgia, porque ANFEPRAMONA, FENPRAPOREX, SIBUTRAMINA só funcionam na hora e quando vc para o seu peso é pior do que antes. Então acorda Brasil.

  3. Flavia disse:

    Tenho lutado a uns 20 anos contra obesidade já fiz de tudo tomei remédios entre outras coisas mais tipo, malhar,reeducação alimentar mas nada deu certo cada caso é diferente então não critiquem quem vai fazer esse tipo de cirurgia pois é a nossa última esperança e não falem mau das pessoas obesas pois a língua é o chicote da vida!

  4. ELENICE SILVARES disse:

    FIZ ESTA CIRURGIA HA 5 ANOS (METODO CAPELA) PERDI 50KG ,FIQUEI BOA DE HIPERTNSÃO, DIABETES E AS GORDURAS DO SANGUE ESTÃO TODAS CONTROLADAS; SE FOSSE PRECISO FARIA TUDO DE NOVO, ESTA CIRURGIA MUDOU RADICALMENTE MINHA VIDA; HOJE MAGRA E COM SAÚDE ME SINTO FELIZ.

  5. Dayanne Moreira disse:

    qual é o custo da cirurgia feita pelo faustão CIRURGIA BARIÁTRICA????

  6. mark disse:

    Ser gordo é falta de Jesus.
    Quem tem Deus no coração, quem tem fé não precisa disso.
    O meu padre disse que os gordos fritarão no inferno como o bacon que eles comeram.
    Quem crê em Deus (e não em outros deuses) e Jesus ( e não em outros profetas) e tem fé (crença cega, independente dos fatos) será salvo.
    Os obesos não serão pois não tem fé. Recorrem a métodos e técnicas.

    • mark disse:

      Apenas para esclarecer, eu estava sendo irônico e gostaria de ver pessoas falando coisas como:
      A fé não é uma virtude.
      Crença em si não é suficiente, etc..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *